Questão 1
Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta um país emergente:
A) França.
B) Espanha.
C) Bélgica.
D) México.
E) Alemanha.
Questão 2
Em relação ao aspecto econômico, os países emergentes reúnem características importantes, como a
A) produção somente de commodities.
B) diversidade do seu parque industrial.
C) adoção de políticas ambientais rígidas.
D) preservação da economia planificada.
E) diminuição da produção secundária.
Questão 3
No âmbito populacional, uma característica marcante da maior parte dos países emergentes é a
A) elevada população absoluta.
B) diminuta geração de renda.
C) grande renda por pessoa.
D) baixa expectativa de vida.
E) pequena desigualdade social.
Questão 4
Marque a alternativa que apresenta um agrupamento de países formado apenas por nações emergentes:
A) Opep.
B) Otan.
C) Brics.
D) Nafta.
E) USMCA.
Questão 5
Os indicadores econômicos e sociais são fundamentais para avaliar o grau de desenvolvimento de um país. Atualmente, os países emergentes têm registrado um
A) elevado número absoluto de mortalidade infantil.
B) cenário de crescimento no número de analfabetos.
C) crescimento do índice de analfabetismo infantil.
D) processo de nacionalização de suas plantas fabris.
E) aumento do índice de desenvolvimento humano.
Questão 6
A classificação da industrialização dos países emergentes classifica-se, na maior parte dos casos, como
A) privatizada.
B) estatizada.
C) tardia.
D) clássica.
E) desenvolvida.
Questão 7
Em relação ao espaço geográfico dos países emergentes, é correto afirmar que essas nações passaram por um
A) aumento da conservação ambiental.
B) rápido processo de urbanização.
C) processo de igualdade habitacional.
D) cenário de distribuição de renda.
E) planejamento urbanístico moderno.
Questão 8
Um problema econômico ainda registrado em vários países emergentes é a
A) acentuada dependência tecnológica.
B) distribuição igualitária de renda.
C) geração de empregos qualificados.
D) retração do parque industrial.
E) promoção de medidas de estatização.
Questão 9
(IFBA)
Aonde os emergentes querem chegar?
“(...) Dois eventos centrais para os países emergentes serão realizados em Brasília em abril: a Cúpula Índia-Brasil-África do Sul (Ibas) e a Cúpula Brasil-Rússia-Índia-China (Bric). (...) Esperamos que esses encontros tenham grande ressonância para o futuro da cooperação Sul-Sul, assim como o novo papel dos países emergentes na política global.”
ROY, Tathin. Aonde os emergentes querem chegar? Folha de São Paulo. São Paulo, 11 de abril de 2010. Opinião. p. A3.
Esse novo papel que os países emergentes citados no texto representam na política global se refere
A) ao seu extensivo combate à fome, pobreza e exploração do trabalho infantil, por meio de ações e programas governamentais.
B) à posição de membros efetivos no Conselho de Segurança da ONU, inclusive liderando missões, como foi o caso do Brasil no Haiti.
C) à sua recente equiparação em termos bélicos a países como Estados Unidos e Japão, o que os eleva ao patamar de potências militares.
D) ao aumento da sua influência e poder na governança econômica global, devido aos bons índices de crescimento de suas economias
E) ao protagonismo nas questões ambientais e de desenvolvimento sustentável, visto que diminuíram significativamente suas emissões de gases estufa.
Questão 10
(Unespar) Um grupo de países tem despertado a atenção de governos, de analistas econômicos e da imprensa mundial pelo dinamismo de suas economias: os Brics. Apesar de apresentarem subdesenvolvimento, são denominados pela imprensa internacional como “emergentes”. Constituem este grupo:
A) China, Índia, África do Sul, Brasil e Rússia.
B) Japão, EUA, Alemanha, Reino Unido e França.
C) China, Angola, Itália, Brasil e Rússia.
D) Canadá, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Egito e Portugal.
E) Japão, Brasil, México, Canadá e Rússia.
Questão 11
(Unesp) Criado em resposta às crises econômicas do final da década de 1990, o G-20 reflete o contexto de
A) unilateralidade da antiga ordem mundial, marcada pela supremacia britânica no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
B) bipolaridade da antiga ordem mundial, caracterizada pela estabilidade financeira dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
C) multipolaridade da antiga ordem mundial, marcada pelo fortalecimento da cooperação entre blocos econômicos.
D) multipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pela diversidade de interesses das economias industrializadas e emergentes.
E) bipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pelo controle estadunidense e soviético das instituições financeiras internacionais.
Questão 12
(IFRR) O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. Esse processo promove a apresentação no país, da maioria das empresas da iniciativa privada, que têm como principal finalidade a busca incessante de lucros. Dessa forma, o conjunto de atividades econômicas influencia diretamente na configuração da economia nacional. Diante desse contexto, a posição do Brasil no cenário econômico mundial:
A) apresenta economia dependente, pois possui um baixo índice de industrialização, com economia proveniente somente das indústrias de base, voltado para o mercado interno.
B) se encontra com baixo grau de dependência tecnológica e econômica e com fragilidade comercial em relação às grandes potências.
C) possui uma baixa dívida externa, com pequenas quantidades de empresas multinacionais e com restrita elaboração de novas tecnologias e baixa reprodução de técnicas produtivas.
D) não se apresenta no centro do capitalismo mundial, pois se enquadra como uma economia dependente e periférica, podendo ser classificado também como um país emergente.
E) apresenta economia dependente, que, apesar de possuir um índice considerável de industrialização, ainda necessita de grande importação de inúmeros produtos do setor primário.
Resposta Questão 1
Alternativa D
O México, entre os países listados, é o que reúne características típicas de países emergentes, como relativo desenvolvimento econômico e social.
Resposta Questão 2
Alternativa B
Os países emergentes possuem economias mais dinâmicas, especialmente quando comparados com os países subdesenvolvidos, como, por exemplo, a presença de um parque industrial bem desenvolvido.
Resposta Questão 3
Alternativa A
Tradicionalmente, a maior parte dos países emergentes possui grandes mercados internos, formados por um número significativo de população absoluta, que contribui para a disponibilidade de mão de obra e para o consumo de bens locais.
Resposta Questão 4
Resposta Questão 5
Alternativa E
Os países emergentes têm registrado a melhoria dos seus indicadores econômicos e sociais, como o índice desenvolvimento humano (IDH), que mede elementos importantes como renda, educação e saúde.
Resposta Questão 6
Alternativa C
Os países emergentes são de industrialização tardia, ou seja, industrializam-se tardiamente, especialmente por meio de políticas de substituição de importações.
Resposta Questão 7
Alternativa B
Os países emergentes passaram por um processo de urbanização acelerado, marcado pela ausência de planejamento urbano, cenário que resultou em inúmeros problemas ambientais e sociais, especialmente nas cidades.
Resposta Questão 8
Alternativa A
Os países emergentes, mesmo com o desenvolvimento do seu parque industrial, ainda são, em sua maioria, dependentes de tecnologia estrangeira, especialmente dos países desenvolvidos.
Resposta Questão 9
Alternativa D
O crescimento das economias emergentes resultou em maior poder geopolítico dessas nações, que assumiram certo protagonismo internacional, em decisões diversas nos âmbitos econômico, social e ambiental.
Resposta Questão 10
Alternativa A
O grupo de países emergentes comumente chamado de BRICS é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Resposta Questão 11
Alternativa D
As economias emergentes são um aspecto relevante da multipolaridade global, ou seja, da divisão dos países do mundo em vários centros de poder.
Resposta Questão 12
Alternativa D
O Brasil é um país emergente, que apresenta certo desenvolvimento econômico, mas que ainda tem graves problemas em termos de desenvolvimento tecnológico, qualidade social e conservação ambiental.