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Exercícios sobre o Canal do Panamá

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre a importância do Canal do Panamá para o comércio e o transporte marítimo internacional.

Questão 1

(PASUSP-2009) O Canal do Panamá foi construído em 1914 pelos Estados Unidos, que controlaram sua administração por quase um século e só devolveram a soberania da área aos panamenhos em 1999. A atual ampliação do canal visa permitir o tráfego de navios de maior porte, atualmente utilizados com mais frequência, em decorrência do aumento do volume do comércio internacional nas últimas décadas. Mais de 100 rotas de transporte marítimo passam pelo Canal do Panamá, sendo uma das principais aquela que liga o Extremo Oriente à costa leste dos Estados Unidos. Com base em seus conhecimentos, no mapa e no texto, indique a alternativa correta:

a) O Canal do Panamá reduziu sensivelmente as distâncias a serem percorridas nas rotas marítimasentre as costas leste e oeste dos EUA.

b) As rotas mais beneficiadas com a construção do Canal do Panamá são as que ligam a Europa e a África Ocidental à costa leste dos EUA.

c) A ampliação do Canal do Panamá não deve apresentar um aumento significativo no tráfego do canal, já que os navios de maior porte não são utilizados intensamente nos dias de hoje.

d) O Canal do Panamá apresenta importância estratégica e militar para os EUA, apesar da pouca relevância econômica referente às rotas comerciais marítimas.

e) O Canal do Panamá não teve um papel significativo na circulação marítima internacional nem na estratégia de defesa militar dos EUA.

Questão 2

(PUC-Camp 2002) O Canal do Panamá, inaugurado em 1914, foi construído pelos Estados Unidos e esteve sob sua administração até dezembro de 1999, quando foi devolvido ao Estado panamenho. Considere as afirmações sobre o "Canal do Panamá".

I. Para a construção do canal, os Estados Unidos estimularam e garantiram a independência do Panamá, que se separou da Venezuela.

II. A zona do canal polariza a economia do país, pois o comércio, os transportes e os serviços representam grande parte da renda panamenha.

III. A utilização do canal representa uma economia de milhares de quilômetros de viagem para os navios.

IV. A perda do canal do Panamá pelos Estados Unidos pode significar o fim de sua hegemonia sobre os países da América Central.

Estão corretas SOMENTE:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

Questão 3

Os acidentes geográficos são modificações provocadas no relevo e podem ser naturais ou artificiais. O acidente geográfico que favoreceu a construção do Canal do Panamá é um(a):

a) Baía

b) Canal

c) Golfo

d) Istmo

e) Estreito

Questão 4

O processo de reversão da administração do Canal do Panamá foi bastante conflituoso e longo. As tensões acerca do controle do canal acirraram-se em 1964, com o conflito entre Panamá e Estados Unidos e o posterior rompimento diplomático. Em 1977, o General Omar Torrijos Herrera, um dos mais combativos na causa da administração do canal, conseguiu forçar um acordo com os Estados Unidos, acordo esse que ficou conhecido como Tratado Torrijos-Carter. O ponto mais importante desse tratado foi:

a) Garantir ao governo do Panamá uma maior participação nos lucros obtidos pela cobrança das taxas para travessia no Canal.

b) O estabelecimento de um período de transição para a transferência definitiva da administração do Canal para o Panamá.

c) A inclusão do Panamá na Zona de livre-comércio das Américas.

d) A redução das taxas de importação de produtos oriundos dos Estados Unidos por parte dos países da América Central.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra A

Entre os interesses na construção do Canal do Panamá, destacou-se a pretensão dos Estados Unidos de reduzir as distâncias, o tempo e o custo das viagens marítimas entre as costas Leste e Oeste de seu território.

Resposta Questão 2

Letra D

I. Até 1903, o Panamá pertencia à Colômbia, e não à Venezuela;

II. A maior parte da arrecadação do Panamá é oriunda das taxas cobradas sobre a travessia no canal e atividades correlatas. Atualmente, o setor bancário e financeiro também têm crescido;

III. Com a inauguração do Canal, as principais travessias foram sensivelmente reduzidas. Na viagem entre a costa leste e oeste dos Estados Unidos, por exemplo, a redução foi de 12.530 km;

IV. Ainda que represente uma perda importante para o exercício hegemônico dos EUA na América Central e a administração do Canal ter sido devolvida aos panamenhos mediante conflitos políticos e econômicos, a influência política e econômica dos EUA na região continua sendo muito elevada.

Resposta Questão 3

Letra D

Istmo – É uma estreita faixa de terras que liga duas áreas continentais maiores. Outros exemplos são de Corinto (liga a parte continental da Grécia à península de Peloponeso) e Istmo de Suez (liga os mares Mediterrâneo e Vermelho).

Resposta Questão 4

Letra B

O acordo Torrijos-Carter, assinado em 07 de Setembro de 1977, que entrou em vigor em 1º de Outubro de 1979, estabeleceu um período de 20 anos para a transferência definitiva ao Panamá da via interoceânica e das terras limítrofes. Esse processo foi concluído em 31 de Dezembro de 1999.


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