Questão 1
A ordem mundial atual pode ser destacada pela consolidação dos Estados Unidos como a grande potência militar e a presença desse país ao lado de outras lideranças (UE e China) que se apresentam como grandes potências econômicas. Se seguirmos essa linha de raciocínio, podemos dizer que vivemos em um mundo:
a) unipolar
b) unimultipolar
c) pluropolar
d) multipolar
e) bélico-econômico
Questão 2
“Cansados do domínio americano do sistema financeiro global, cinco potências emergentes vão lançar esta semana sua própria versão do Banco Mundial (Bird) e Fundo Monetário Internacional (FMI). Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — o chamado grupo do Brics — estão buscando 'alternativas à ordem mundial existente', segundo as palavras de Harold Trinkunas, diretor da Iniciativa Latino-Americana do Brookings Institute […]”.
(O Globo, 14/07/2014. Banco de fomento do Brics é alternativa à ordem mundial existente, dizem líderes e analistas. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia>. Acesso em: 19/09/2014).
A posição do Brics frente à Nova Ordem Mundial reflete, de certo modo, a polarização econômica que marcou o mundo após a Guerra Fria. Tal polarização reflete-se na oposição entre:
a) o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido
b) o leste socialista e o oeste capitalista
c) as economias planificadas e as economias de mercado.
d) as potências industriais e as sociedades agrícolas.
e) os países imperialistas e as nações neocoloniais.
Questão 3
“Alguma coisa
Está fora da ordem
Fora da nova ordem mundial”
(Caetano Veloso – Fora de Ordem)
Em termos gerais, uma ordem geopolítica mundial representa:
a) o contexto bélico do mundo.
b) a relação da diplomacia internacional.
c) a disposição de equilíbrio de forças entre países.
d) um conceito teórico sobre as soberanias ditatoriais.
e) a divisão do mundo entre desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Questão 4
(UERJ - 2009)
G-20 adota linha dura para combater crise
Grupo anuncia maior controle para o sistema financeiro
Cercada de expectativas, a reunião do G-20, grupo que congrega os países mais ricos e os principais emergentes do mundo, chegou ao fim, em Londres, com o consenso da necessidade de combate aos paraísos fiscais e da criação de novas regras de fiscalização para o sistema financeiro. Além disso, os líderes concordaram, dentre várias medidas, em injetar US$ 1,1 trilhão na economia para debelar a crise.
Adaptado de http://zerohora.clicrbs.com.br
A passagem da década de 1980 para a de 1990 ficou marcada como um momento histórico no qual se esgotou um arranjo geopolítico e teve início uma nova ordem política internacional, cuja configuração mais clara ainda está em andamento.
Conforme se observa na notícia, essa nova geopolítica possui a seguinte característica marcante:
a) diminuição dos fluxos internacionais de capital
b) aumento do número de polos de poder mundial
c) redução das desigualdades sociais entre o Norte e o Sul
d) crescimento da probabilidade de conflitos entre países centrais e periféricos
Respostas
Resposta Questão 1
O mundo, atualmente, é considerado como unimultipolar. Uni: potência militar (Estados Unidos). Multi: potências econômicas: Estados Unidos, China e União Europeia.
Alternativa correta: letra B
Resposta Questão 2
O BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) é um grupo de países emergentes de passado subdesenvolvido recente que lidera parte dos países periféricos do mundo e faz frente aos países desenvolvidos. Essa divisão veio em substituição à polarização leste/oeste do mundo durante a Guerra Fria, sendo conhecida como uma divisão entre o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido, embora alguns países do sul sejam ricos (como a Austrália) e alguns do norte do planeta sejam emergentes ou subdesenvolvidos (como a própria China).
Alternativa correta: letra A
Resposta Questão 3
Uma ordem mundial representa a realidade geopolítica de um determinado período histórico ou até contemporâneo. Ela é a representação do equilíbrio de força entre os diferentes países, sobretudo as principais potências econômicas ou bélicas mundiais.
Alternativa correta: letra C
Resposta Questão 4
A emergência de uma Nova Ordem Mundial após a Guerra Fria possibilitou o deslocamento da centralidade do poder armamentista das nações para o poder econômico. Tal configuração permitiu a participação de mais países nos panoramas principais do cenário internacional, embora a maior parte da renda ainda esteja concentrada nas mãos de algumas poucas potências internacionais.
Alternativa correta: letra B