Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre os movimentos da Terra

Exercícios sobre os movimentos da Terra

Esta lista de exercícios permitirá a medição dos seus conhecimentos sobre os principais movimentos realizados pela planeta Terra, assim como suas dinâmicas e consequências.

Questão 1

O movimento realizado pelo planeta Terra em torno de si mesmo e que dura aproximadamente 24 horas é chamado de:

a) rotação.

b) translação.

c) mutação.

d) transformação.

e) redução.

ver resposta


Questão 2

O movimento realizado pelo planeta Terra em torno do Sol, com duração aproximada de 365 dias e 5 horas, é chamado de:

a) rotação.

b) translação.

c) nutação.

d) periélio.

e) afélio.

ver resposta


Questão 3

Qual é a principal consequência do movimento de rotação da Terra?

a) Elevação das temperaturas.

b) Aumento do nível do mar.

c) Divisão climática da Terra.

d) Mudança das estações do ano.

e) Sucessão dos dias e das noites.

ver resposta


Questão 4

Quais são as duas principais consequências atreladas ao movimento de translação da Terra?

a) Aumento da temperatura e do nível dos oceanos.

b) Sucessão dos anos e ocorrência das estações do ano.

c) Ocorrência do tempo atmosférico e o movimento da Lua.

d) Divisão dos fusos horários e dos dias e das noites.

e) Redução da iluminação solar e dos dias terrestres.

ver resposta


Questão 5

O _______________________ é adotado pelos países do globo para definição da divisão das horas terrestres. A sua adoção está relacionada à esfericidade e ao movimento de rotação da Terra.

Qual o termo que completa corretamente a lacuna acima?

a) Horário de Verão.

b) Movimento de rotação.

c) Fuso horário.

d) Mapa político.

e) Periélio.

ver resposta


Questão 6

A dinâmica climática do planeta é influenciada pelos movimentos do planeta Terra. No caso do clima, destaca-se a interferência do movimento de ________________ na circulação atmosférica e na dinâmica marítima.

Qual o movimento terrestre que completa de maneira correta o espaço acima?

a) Nutação.

b) Precessão.

c) Transcorrência.

d) Rotação.

e) Translação.

ver resposta


Questão 7

Como é denominado o fenômeno astronômico derivado da translação, em que o Sol ilumina igualmente o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul?

a) Solstício.

b) Sol da Meia-Noite.

c) Aurora boreal.

d) Equinócio.

e) Monções.

ver resposta


Questão 8

É um movimento que altera o eixo de movimentação terrestre de maneira periódica. Ele ocorre em razão da influência da gravidade, mais precisamente da força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra.

Qual o nome do movimento apresentado no período acima?

a) Transformação.

b) Nutação.

c) Rotação

d) Precessão.

e) Mutação.

ver resposta


Questão 9

(UFJF-2016) Faça parte desta experiência:

Para essa experiência serão utilizados: mesa, lanterna, blusa preta e um espelho grande, a experiência deve ser realizada a noite.

Procedimento: Coloque a lanterna em cima da mesa. Não deve haver nenhuma outra fonte de luz no quarto. Com a blusa preta vestida, você deve se posicionar a cerca de 30 cm da lanterna. Agora você deve ir rodando lentamente para a esquerda até ficar de costas para a luz projetada pela lanterna, posteriormente deve segurar o espelho e incliná-lo de tal modo que ele reflita a luz projetada pela lanterna para a parte da frente da sua blusa. Rode de novo para a esquerda até ficar de frente para a luz e, enquanto roda, observe o que passa a acontecer com a parte da frente da blusa.

Resultado: quando você está virado para a lanterna, a projeção da luz na parte da frente da sua blusa é brilhante e desaparece quando completa a meia volta e fica de costas para a lanterna. Quando é utilizado o espelho para refletir a luz da lanterna, esta volta a incidir na parte da frente da blusa, mas não é tão brilhante quanto quando incidia diretamente.

Fonte: VANCLEAVE, Janice. Ciências da Terra para jovens: 101 experiências fáceis de realizar. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. p29.

Qual processo a experiência está representando?

a) Movimento de translação.

b) Precessão do equinócio.

c) Movimento de rotação.

d) Pôr do sol.

e) Estações do ano.

ver resposta


Questão 10

(Unemat 2017) Os dois principais movimentos executados pelo planeta Terra são Rotação e Translação. O entendimento sobre seus mecanismos de funcionamento é de extrema importância porque, na dinâmica de seus funcionamentos, estes provocam consequências que repercutem diretamente no modo como as sociedades se organizam e produzem o seu espaço.

Respectivamente, estes movimentos provocam as seguintes consequências diretas no espaço geográfico do Planeta Terra:

a) os diferentes fusos horários no planeta Terra, a alternância de dias e noites e as diferentes estações do ano; consequentemente, influenciam na distribuição de luz solar na Terra e nos seus diferentes tipos climáticos.

b) o movimento das placas tectônicas, a alternância de diferentes latitudes e o controle da entrada e saída de energia solar no planeta Terra; consequentemente, atuam diretamente para o aumento do aquecimento global.

c) os diferentes fusos horários, a alternância de diferentes latitudes e o controle da emissão e propagação dos gases poluentes no planeta Terra; consequentemente, influenciam diretamente no chamado “efeito estufa”.

d) o movimento das placas tectônicas, as diferentes estações do ano e o controle das diferentes latitudes no planeta Terra; consequentemente, influenciam nos “abalos sísmicos” que ocorrem ao norte e ao sul do paralelo do Equador.

e) As diferentes estações do ano, a alternância de diferentes latitudes e o controle da emissão e dispersão de gases poluentes no planeta Terra; consequentemente, influenciam diretamente no aumento do “efeito estufa” nas terras localizadas próximas ao paralelo do Equador.

ver resposta


Questão 11

(UCPE) Em 1884, 25 países reunidos em Washington estabeleceram uma divisão do Globo em 24 fusos de uma hora, baseando-se no movimento de rotação da Terra. Com base nesse raciocínio, é possível deduzir que, se tivermos em uma cidade A às 19 horas e em uma cidade B às 9 horas do mesmo dia, a indicação correta da longitude da cidade B em relação à cidade A é de

a) 120º a Leste.

b) 150º a Oeste.

c) 180º a Oeste.

d) 180º a Leste.

e) 150º a Leste.

ver resposta


Questão 12

(Famerp 2019) Examine o esquema.

(Paulo A. Duarte. Fundamentos de cartografia, 2008. Adaptado.)

O esquema corresponde:

a) à inclinação dos raios solares, ângulo que orienta as quatro estações do ano.

b) aos fusos horários, fragmentação que estabelece as coordenadas geográficas na Terra.

c) à inclinação dos raios solares, condição que determina os períodos diurno e noturno.

d) aos fusos horários, sistema que responde ao movimento de rotação da Terra.

e) aos fusos horários, convenção que determina os paralelos que cortam a Terra.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa A.

O movimento de rotação é realizado pelo Planeta Terra em torno de si mesmo e dura aproximadamente 24 horas, sendo responsável, principalmente, pela sucessão dos dias e das noites.

 

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa B.

O movimento de translação é realizado pelo Planeta Terra em torno do Sol e dura aproximadamente 1 ano civil, sendo responsável, principalmente, pelas estações do ano.

 

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa E.

A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Ao longo da realização do movimento rotacional, que dura aproximadamente 24 horas, uma das faces do planeta recebe a luz solar, enquanto a outra não, dando origem aos dias e às noites.

 

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa B.

O movimento de translação dura 1 ano civil aproximadamente e está ligado a sucessão dos anos, mas também às estações do ano, uma vez que, por meio dele, a radiação solar recebida pelo planeta varia ao longo do ano.

 

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa C.

O fuso horário é um sistema de marcação das horas adotado pelos países do globo. Ele foi empregado em razão da variação do recebimento da luz solar ao longo do dia, uma vez que a Terra realiza o movimento de rotação, que origina os dias e as noites.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa D.

O movimento de rotação provoca uma interferência no regime de circulação dos ventos e das marés, alterando as suas direções e influenciando as características físicas e climáticas de várias regiões do planeta.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa D.

O equinócio é o momento em que os hemisférios Norte e Sul do planeta Terra recebem a mesma intensidade de radiação solar, já que a luz do Sol incide de maneira direta na Linha do Equador. Esse fenômeno marca o início do outono e da primavera.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa B.

O movimento de nutação está relacionado com a influência que a força gravitacional oriunda da Lua exerce na superfície do planeta Terra. Essa força possui a capacidade de alterar o eixo de movimentação da Terra, sendo, assim, mais um movimento realizado pelo nosso planeta.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa C.

A experiência descreve o movimento de rotação, uma vez que explicita a sua principal consequência, relacionada com a sucessão dos dias e das noites, em razão da mudança de insolação recebida pelo planeta ao longo de 1 dia.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa A.

A sucessão dos dias e das noites e o emprego dos fusos horários estão relacionados com o movimento de rotação. Já a ocorrência das estações do ano é resultado do movimento de translação. Sendo assim, essas são as principais consequências dos movimentos terrestres.

voltar a questão


Resposta Questão 11

LETRA B

O fuso horário foi uma métrica adotada em razão, dentre outros motivos, do movimento de rotação da Terra. A partir do raciocínio de que o planeta Terra possui 360º e que cada fuso (1 hora) é igual a 15º, infere-se que a distância entre a cidade A e a cidade B seja de 150º, uma vez que elas estão separadas por 10 fusos horários.

voltar a questão


Resposta Questão 12

LETRA D

O esquema representa a esfericidade do planeta Terra e a divisão da circunferência planetária em 24 fusos horários, cada um com 15º.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Elipse

    Resolva nossos exercícios sobre elipse para fixar seus conhecimentos!
  • Uso dos porquês

    Que tal exercitar seus conhecimentos sobre os porquês? Responda!
  • Verbos

    O quanto você conhece sobre verbos? Nossas questões te colocam à prova!