Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre migração

Exercícios sobre migração

Estes exercícios sobre migração avaliarão os seus conhecimentos sobre a migração, a diferença entre emigrar e imigrar e os fluxos migratórios brasileiros.

Questão 1

O processo de migração é resultante de vários fenômenos políticos, econômicos e sociais, os quais modificam as sociedades. No Brasil, um intenso processo de movimentação da população ao longo da segunda metade do século XX provocou várias mudanças no país. A principal consequência desse movimento da população nacional foi o aumento da população urbana brasileira. Esse movimento é chamado de:

A) refugiados ambientais.

B) diáspora brasileira.

C) migrações externas.

D) fuga de cérebros.

E) êxodo rural.

ver resposta


Questão 2

No Brasil, o processo de migração interna foi amplamente verificado ao longo do século XX. No país, predominam as migrações por motivações

A) econômicas.

B) climáticas.

C) religiosas.

D) militares.

E) linguísticas.

ver resposta


Questão 3

É um país localizado na América do Norte conhecido internacionalmente pelas rígidas leis migratórias. É muito procurado, em especial por imigrantes latino-americanos que buscam melhores condições de trabalho e renda.

O período acima remete a qual país americano?

A) Canadá.

B) Brasil.

C) Estados Unidos.

D) Reino Unido.

E) Emirados Árabes.

ver resposta


Questão 4

A migração de cerca de 370 mil muçulmanos rohingyas de Mianmar para Bangladesh nas últimas semanas é mais um capítulo de uma história marcada por décadas de perseguições. Cerca de um milhão de pessoas dessa minoria, a maior comunidade no mundo, vivem em Mianmar, país predominantemente budista. A maioria mora de forma precária no Estado de Rakhine, palco dos episódios recentes de violência.

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41257869>. Acesso em: 06 fev. 2021. Fragmento.

O texto acima apresenta uma movimentação populacional que tem como causa principal fatores

A) climáticos.

B) militares.

C) econômicos.

D) ambientais.

E) religiosos.

ver resposta


Questão 5

Qual o termo que designa corretamente a pessoa que faz um movimento de saída, ou seja, sai do seu lugar de origem, em busca de um outro lugar para moradia?

A) Forasteiro.

B) Imigrante.

C) Emigrante.

D) Nômades.

E) Turistas.

ver resposta


Questão 6

Qual o nome do tipo de migração realizado entre duas regiões diariamente, principalmente por motivos econômicos?

A) Nomadismo.

B) Refugiados.

C) Emigrantes.

D) Transposição.

E) Pendular.

ver resposta


Questão 7

O movimento de migração é realizado por diferentes fatores, com destaque para as motivações econômicas e políticas. Em razões dessas motivações, a movimentação de pessoas pode ocorrer em espaços temporais distintos. O tipo de migração caraterizada pela movimentação da população em datas específicas do ano, como nas épocas de colheita, é chamado de

A) política.

B) trabalhista.

C) pendular.

D) sazonal.

E) transumância.

ver resposta


Questão 8

Na atualidade, é recorrente a ocorrência de grandes pertubações geológicas e climáticas em todo o globo. Para muitos estudiosos, a recorrência desses eventos está relacionada ao impacto das ações humanas no ambiente natural. No que toca às movimentações populacionais, eventos ambientais e climáticos produzem um tipo de migração que tem como principal fator as causas

A) naturais.

B) bélicas.

C) econômicas.

D) religiosas.

E) políticas.

ver resposta


Questão 9

(Enem 2016) A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem.

SCARLATO, F. C. População e urbanização brasileira. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009.

O texto faz referência a um movimento migratório que reflete o(a):

A) processo de deslocamento de trabalhadores motivados pelo aumento da oferta de empregos no campo.

B) dinâmica experimentada por grande quantidade de pessoas, que resultou no inchaço das grandes cidades.

C) permuta de locais específicos, obedecendo a fatores cíclicos naturais.

D) circulação de pessoas diariamente em função do emprego.

E) cultura de localização itinerante no espaço.

ver resposta


Questão 10

(Enem 2017) O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.

OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptado).

A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de

A) descapitalização do setor primário.

B) ampliação da economia informal.

C) tributação da área residencial citadina.

D) desconcentração da atividade industrial.

E) saturação da empregabilidade no setor terciário.

ver resposta


Questão 11

(Enem 2015) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado:

A) sedentarismo.

B) transumância.

C) êxodo rural.

D) nomadismo.

E) pendularismo.

ver resposta


Questão 12

(Fuvest 2019) Com base no texto e nos fatos que envolveram a política imigratória dos EUA em junho de 2018, é correto afirmar:

A) O presidente Donald Trump, por pressão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), flexibilizou a punição aos imigrantes ilegais, passando a tratar os casos em cortes de imigração e não mais por meio de indiciamento criminal.

B) O presidente Donald Trump finalizou a construção do muro na fronteira México-EUA, desde a costa leste até a oeste, com o objetivo de conter a nova onda imigratória de venezuelanos e hondurenhos.

C) Imigrantes mexicanos que seguiram as regras oficiais para imigração nos EUA obtiveram concessão de asilo político em curto prazo, especialmente nas cortes da Califórnia, tradicional reduto conservador e base eleitoral do presidente Donald Trump.

D) A construção de uma barreira física entre México e EUA visa, segundo o presidente Donald Trump, consolidar um estado fronteiriço, no qual os imigrantes deverão permanecer algum tempo antes de ingressarem em outras partes do país.

E) As barreiras construídas entre México e EUA são, além de físicas, também psicológicas, como pôde ser visto no caso em que milhares de crianças imigrantes foram separadas de suas famílias.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa E. O processo de êxodo rural foi um movimento migratório que ocorreu de maneira acentuada no Brasil, na segunda metade do século XX. Esse movimento consiste na saída da população rural para a zona urbana em busca de melhores condições de vida. A partir dessa movimentação, a população brasileira se tornou majoritariamente urbana.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa A. A principal motivação da migração da população brasileira dentro do território nacional ao longo do século XX esteve ligada à questão econômica. Essa população, em sua maioria proveniente de regiões mais pobres, como o Nordeste brasileiro, buscava, por meio da migração, melhores condições de trabalho e renda, principalmente nas regiões mais desenvolvidas do país, como o Sul e o Sudeste.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa C. O enunciado faz menção aos Estados Unidos. O país norte-americano é muito buscado por imigrantes em razão do alto desenvolvimento econômico. Porém, os estadunidenses possuem uma das legislações migratórias mais restritivas do mundo. Sendo assim, muitas pessoas se arriscam a entrar no país de maneira ilegal, como por meio da travessia da fronteira estadunidense com o México.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa E. A principal motivação da migração dos rohingyas para Bangladesh é a questão religiosa. Os rohingyas são muçulmanos, enquanto a maior parte da população do Mianmar é budista. Desse modo, essa minoria busca refúgio em Bangladesh, país que possui maioria islâmica.

voltar a questão


Resposta Questão 5

O termo correto para designar uma pessoa que sai de um lugar para se fixar em outro é emigrante.

voltar a questão


Resposta Questão 6

O tipo de migração que ocorre diariamente entre dois lugares é chamado de pendular. Esse movimento é muito comum nos grandes centros urbanos, uma vez que, em áreas metropolitanas ou conurbadas, muitas pessoas residem em uma cidade e trabalham em outra. Desse modo, o deslocamento diário se faz necessário.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa D. O processo migratório apresentado no enunciado é chamado de sazonal. Ele é caracterizado pelo movimento sazonal da população, ou seja, em determinadas épocas do ano. No geral, é muito recorrente em áreas rurais, quando trabalhadores são mobilizados na época da colheita de alimentos, como o café.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa A. Os movimentos populacionais gerados por questões climáticas e ambientais são causados por fenômenos naturais. Esses fenômenos possuem causas naturais e são intensificados pela ação humana. Esse tipo de movimento está aumentando nos últimos anos, em razão do aquecimento global. Já existe um termo que designa as pessoas que são obrigadas a se deslocar por causas naturais: são os chamados refugiados climáticos.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa B. O movimento populacional apresentado no texto é o êxodo rural. Esse tipo de migração foi muito intenso no Brasil, na segunda metade do século XX, e resultou no aumento da população urbana e, como consequência, no crescimento desordenado das cidades.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa D. No Brasil, destacam-se os movimentos populacionais ligados às causas econômicas. Desse modo, o movimento citado no enunciado reflete o processo de desconcentração industrial vivenciado pelo país. No Brasil, cada vez mais indústrias instalam suas unidades no interior do país, cenário que influencia a migração da população das cidades maiores para cidades médias do interior em busca de emprego e renda.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa D. O nomadismo é o movimento migratório realizado pelos nossos ancestrais. Ele é caracterizado pela ausência de fixação do ser humano no território, em razão do deslocamento em busca de alimentação. Esse movimento foi cessado a partir do desenvolvimento das atividades agrícolas.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa E. Os Estados Unidos possuem uma das legislações migratórias mais restritivas do mundo. Além da instalação de barreiras físicas nas fronteiras, o país possui centros de detenção para imigrantes, que, muitas vezes, promovem o desrespeito aos Direitos Humanos.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!