Questão 1
“O intemperismo é o processo geral pelo qual as rochas são destruídas na superfície da Terra. O intemperismo produz todas as argilas, todos os solos e as substâncias dissolvidas e carregadas pelos rios para os oceanos. (…) O intemperismo é um dos principais processos do ciclo das rochas. Ele modela a topografia da superfície terrestre e altera os materiais rochosos, convertendo todos os tipos de rochas em sedimentos e formando solos”.
GROTIZINGER, J. JORDAN, T. Para entender da Terra. Porto Alegre: Bookman, 2010. p.440 (adaptado).
O processo supracitado atua no ciclo das rochas por meio de:
a) fixação dos minerais, durante a renovação
b) geração de sedimentos, durante o desgaste
c) consolidação magmática, durante a composição
d) metamorfização rochosa, durante a transformação
e) agregação clástica, durante as intrusões
Questão 2
“É importante salientar que a intensidade do intemperismo depende do tipo de subtrato exposto aos diversos agentes intempéricos. Por exemplo, nas regiões tropicais, com substrato rochoso muito antigo, sujeitas a alternâncias de estações secas e úmidas, originam-se expressas camadas de lateritos. Na estação seca, a evaporação é intensa e na estação úmida ocorre por forte lixiviação do manto de intemperismo”.
DUARTE, L. M., THEODORO, S. H. Dilemas do Cerrado: entre o ecologicamente (in)correto e o socialmente (in)justo. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. p.161.
No trecho acima, podemos considerar o clima como uma variável importante do intemperismo por meio do controle sobre:
a) a temperatura e a umidade
b) a radiação solar e as massas de ar
c) os ventos e a pressão atmosférica
d) a definição das estações do ano
e) a precipitação e a temperatura
Questão 3
O intemperismo é um dos mais ativos processos de transformação do relevo terrestre. Sua atuação, associada à erosão, propicia uma série de impactos que culminam no remodelamento da paisagem. Entre os efeitos do intemperismo físico, os mais importantes são:
a) formação de regolito e composição do solo
b) subducção do relevo e desnivelamento do terreno
c) orogênese e rebaixamento superficial
d) a retirada da vegetação e a desertificação
e) formação de vales e depósitos minerais
Questão 4
(Unicamp)
Ao considerar a influência da infiltração da água no solo e o escoamento superficial em topos e encostas, é correto afirmar que
a) a maior infiltração e o menor escoamento superficial retardam o processo de intemperismo físico e aceleram a erosão.
b) a menor infiltração e o menor escoamento superficial inibem a erosão e favorecem o intemperismo químico.
c) a menor infiltração e o maior escoamento superficial aceleram o intemperismo físico e químico e retardam o processo de erosão.
d) a infiltração e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo químico e de erosão.
Respostas
Resposta Questão 1
O intemperismo, como o próprio texto da questão diz, é importante para o ciclo das rochas. Ela desgasta as rochas existentes para a geração de sedimentos, que se transformam posteriormente em rochas sedimentares.
Alternativa correta: letra B
Resposta Questão 2
O trecho da questão explica a relação entre um tipo climático e a atuação do intemperismo na formação do solo. No caso, os climas determinam esse processo por regularem a presença dos agentes intempéricos, dos quais se destacam a água e as variações térmicas, que se expressam por meio da precipitação e das temperaturas.
Alternativa correta: letra E
Resposta Questão 3
O intemperismo desgasta as rochas e forma os sedimentos, que dão origem ao regolito (material sedimentar que cobre a superfície e que pode ser transportado) e aos solos.
Alternativa correta: letra A
Resposta Questão 4
A infiltração da água no solo provoca uma série de reações químicas entre os minerais e os elementos existentes no subsolo, causando o intemperismo químico. Já quando a água escoa superficialmente, ela desgasta o solo externamente e causa erosões.
Alternativa correta: letra D