Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre imigração

Exercícios sobre imigração

Esta lista de exercícios avaliará seus conhecimentos sobre imigração, um importante processo demográfico que interfere na dinâmica populacional de uma região.

Questão 1

O processo de entrada de um indivíduo em um determinado território é chamado corretamente de

a) transumância.

b) emigração.

c) imigração.

d) êxodo rural.

e) migração pendular.

ver resposta


Questão 2

A imigração econômica é o tipo mais comum de deslocamento de indivíduos no mundo. O fluxo de entrada dos imigrantes econômicos está concentrado nos países

a) desenvolvidos, que ofertam muitas facilidades à obtenção de vistos.

b) desenvolvidos, que oferecem melhores condições de emprego e renda.

c) desenvolvidos, que apresentam uma ótima acolhida para refugiados.

d) subdesenvolvidos, que detêm um mercado de trabalho bastante amplo.

e) subdesenvolvidos, que possuem melhores oportunidades de educação.

ver resposta


Questão 3

As imigrações políticas ainda são bastante comuns em todo o mundo. Uma causa para esse tipo de imigração é a

a) disputa por reservas de água e energia.

b) ocorrência de conflitos militares.

c) busca por melhores condições de renda.

d) presença de atitudes xenófobas.

e) existência de condições naturais adversas.

ver resposta


Questão 4

Os chamados refugiados ambientais são imigrantes que, em razão de condições ambientais, são obrigados a realizar deslocamentos diversos. Esse tipo de imigração é agravado pelo

a) impacto do aquecimento global no cotidiano das populações.

b) incentivo aos movimentos que pregam práticas sustentáveis.

c) lento processo de tombamento de patrimônios da humanidade.

d) aumento da criação de reservas indígenas em países pobres.

e) auxílio estatal na preservação de grupos tradicionais variados.

ver resposta


Questão 5

As imigrações mundiais aumentaram fortemente a partir do século XX, dentre outros fatores, pela

a) retração da economia dos países emergentes.

b) diminuição dos casos de racismo e xenofobia.

c) facilidade de translado para as classes baixas.

d) atenuação da desigualdade social nas cidades.

e) modernização dos equipamentos de transporte.

ver resposta


Questão 6

A imigração é um movimento bastante heterogêneo ao redor do mundo. Portanto, há uma grande diferença entre as regiões no que se refere ao recebimento de imigrantes. São duas regiões que concentram o fluxo de entrada de imigrantes no mundo:

a) Europa Ocidental e Oriente Médio.

b) Ásia Central e Europa Meridional.

c) África do Norte e América Central.

d) América Anglo-Saxônica e Europa.

e) América Latina e Sudeste Asiático.

ver resposta


Questão 7

Os conflitos bélicos são impulsionadores dos processos de imigração ao redor do mundo. Assinale a alternativa que elenca países que geram um grande número de imigrantes em razão desse cenário:

a) Iêmen, Paquistão e Brunei.

b) Grécia, Armênia e Turquia.

c) Síria, Iraque e Afeganistão.

d) México, Honduras e Chade.

e) Namíbia, Angola e Iêmen.

ver resposta


Questão 8

O Brasil tem registrado um grande volume de entrada de imigrantes das Américas Latina e Central nos últimos anos. Os dois grupos populacionais de imigrantes dessas regiões que mais têm chegado ao território brasileiro são os

a) bolivianos e hondurenhos.

b) paraguaianos e uruguaios.

c) argentinos e guatemaltecos.

d) venezuelanos e haitianos.

e) estadunidenses e peruanos.

ver resposta


Questão 9

(IF Farroupilha 2019) Na primeira República (1889–1930), no Brasil, o processo de crescimento industrial foi acompanhado pelo aumento do número de cidades. Essa associação entre industrialização e urbanização, no caso brasileiro, está estreitamente ligada ao aumento do(a)

a) escravidão.

b) mão de obra assalariada no campo.

c) imigração.

d) uso da mão de obra indígena no meio urbano.

e) emigração.

ver resposta


Questão 10

(FGV 2018) Terra do sonho é distante/ e seu nome é Brasil/ plantarei a minha vida/ debaixo de céu anil/ Minha Itália, Alemanha/ Minha Espanha, Portugal/ talvez nunca mais eu veja/ minha terra natal.

Milton Nascimento. Sonho imigrante.

Acerca do processo de imigração para o Brasil, registrado no século XIX, é correto afirmar:

a) O Brasil tornou-se o destino preferencial dos imigrantes europeus graças à possibilidade de se constituírem pequenos proprietários rurais devido à promulgação da Lei de Terras em 1850.

b) Desde a proclamação da independência do Brasil, a imigração europeia foi estimulada pelo governo central como uma maneira de atender às pressões inglesas pelo fim da escravidão no país.

c) O fluxo imigratório só deslanchou no Brasil após as alterações nas leis trabalhistas que garantiram condições de trabalho análogas àquelas oferecidas no continente europeu.

d) A partir da década de 1870, com as iniciativas do governo de São Paulo, intensificou-se o fluxo imigratório de europeus para a província paulista, destinadas, sobretudo, à produção cafeeira.

e) A modernização das atividades agrícolas brasileiras iniciaram-se a partir do declínio da produção canavieira e com o desenvolvimento do complexo cafeeiro na região do Recôncavo Baiano e do Sul da Bahia.

ver resposta


Questão 11

(Unesp 2018) A imigração de muçulmanos para diferentes países tem gerado um fenômeno conhecido por islamofobia, ou seja, sentimento de aversão aos fiéis ao islamismo. Esse sentimento de aversão é legitimado

a) pelas resoluções da ONU, que oneram os países responsáveis pela ajuda humanitária.

b) pela velha ordem mundial, cuja origem se relaciona à Guerra Fria.

c) pela guerra ao terror, cuja origem remete à Doutrina Bush.

d) pelas leis trabalhistas arcaicas, que impedem o imigrante de trabalhar legalmente.

e) pelas cotas de imigração, cuja origem remonta ao Tratado de Roma.

ver resposta


Questão 12

(UFPR 2018) A seleção de futebol da França, campeã da Copa de 2018, possui mais da metade dos seus jogadores de origem africana e/ou árabe. Desde 1998, a seleção francesa é conhecida em seu país como equipe “black-blanc-beur” (negra, branca e árabe). Uma razão histórica do aumento da diversidade étnica, racial e religiosa na Europa, presente nos dias atuais é:

a) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em conflito étnico na África, de ex-colônias europeias na África e na Ásia e de nações desenvolvidas na Oceania e nas Américas a partir dos anos 1940.

b) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em guerra no Oriente Médio, de países em descolonização na África e na Ásia e de nações pobres na África, Ásia e Américas a partir dos anos 1970.

c) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em crise econômica na América do Norte, de países em guerra civil na América do Sul e de nações subdesenvolvidas na África a partir dos anos 1990.

d) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em crise humanitária no Oriente Médio, de países em conflito civil pertencentes à antiga União Soviética e de nações do Primeiro Mundo durante a crise financeira de 2008.

e) a crescente imigração de pessoas oriundas de países asiáticos em decorrência da Revolução Cultural Chinesa, de países subdesenvolvidos pós-coloniais da África e de nações latino-americanas em crise a partir dos anos 1930.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra C.

O conceito de imigração está atrelado à entrada de um indivíduo em um determinado território. Esse movimento ocorre por diversas razões, com destaque para motivos econômicos, políticos, culturais e naturais.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra B.

A imigração econômica é motivada pela busca por melhores condições de emprego e renda para os indivíduos. No geral, esses aspectos são oferecidos pelos países desenvolvidos, que possuem economias mais dinâmicas e diversificadas, além de legislações trabalhistas e médias salariais mais atrativas.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra B.

As imigrações políticas são desencadeadas, principalmente, por causa de conflitos militares entre povos e/ou nações. Esse tipo de imigração é bastante comum em regiões conflituosas do globo, como o Oriente Médio e o norte da África.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra A.

As mudanças climáticas, por meio do aquecimento global, tem mobilizado um conjunto de imigrantes ambientais, ou seja, indivíduos que são obrigados a sair dos seus territórios em razão de adversidades climáticas. O aumento do nível dos oceanos, por exemplo, é um desencadeador desse cenário.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Letra E.

A modernização dos equipamentos de transporte, assim como dos meios de telecomunicações, propiciaram uma melhoria das conexões entre as diversas regiões do globo. Sendo assim, houve uma maior facilidade de deslocamento de indivíduos no espaço mundial.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Letra D.

As regiões mais desenvolvidas são as mais atrativas em relação à entrada de imigrantes. Logo, a América Anglo-Saxônica e a Europa são os principais polos de entrada de indivíduos no mundo, uma vez que reúnem condições econômicas bastante atrativas para as pessoas.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Letra C.

A Síria, o Iraque e o Afeganistão são países do Oriente Médio que enfrentam um cenário político adverso, com muitos embates internos, além da invasão por forças estrangeiras. Sendo assim, são países expulsores de população, ou seja, polos de emissão de imigrantes, por causa da deterioração do cenário político local.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Letra D.

O Brasil é um dos principais polos de atração de imigrantes no hemisfério sul, em especial de países localizados na América Latina e na África. Em relação especificamente à América, os principais grupos de imigrantes que entraram no Brasil nos últimos anos são de venezuelanos e haitianos.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Letra C.

Os processos de industrialização e urbanização culminaram no aumento da imigração no território brasileiro. Esse cenário aconteceu sobretudo por meio da saída da população do campo para as cidades, ou seja, um processo de imigração interna.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Letra D.

A imigração para o Brasil foi marcada, no final do século XIX, pela entrada de muitos povos europeus no país. Esse cenário foi decorrente da atração de mão de obra estrangeira para o país, em geral voltada para o trabalho nas lavouras de café.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Letra C.

O movimento de islamofobia, muito comum em regiões que receberam um grande volume de imigrantes muçulmanos, é derivado da estigmatização dessas populações no contexto mundial. O principal disparador para esse cenário foi a política de guerra ao terror, instituída ao longo da primeira década do século XXI pelos estadunidenses e seus aliados.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Letra B.

A atual diversidade do continente europeu é fruto do intenso processo de imigração de populações das antigas colônias para a Europa. Desse modo, indivíduos de países sobretudo africanos e asiáticos imigraram para a Europa em busca de melhores condições de vida e, por consequência, promoveram a diversificação cultural desse continente.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!