Questão 1
A diferença de horas registrada ao redor do mundo está diretamente relacionada ao
A) fenômeno do eclipse planetário.
B) eixo de inclinação do planeta.
C) movimento de rotação terrestre.
D) processo de nutação mundial.
E) deslocamento dos polos terrestres.
Questão 2
Qual linha imaginária é o marco inicial dos fusos horários no globo?
A) Trópico de Câncer.
B) Trópico de Capricórnio.
C) Círculo Polar Ártico.
D) Meridiano de Greenwich.
E) Círculo Polar Antártico.
Questão 3
Qual é a quantidade de fusos horários estabelecidos na superfície terrestre na atualidade?
A) Dez fusos horários.
B) 12 fusos horários.
C) 24 fusos horários.
D) 25 fusos horários.
E) 36 fusos horários.
Questão 4
Considerando o tamanho total da circunferência terrestre, indique a distância correta em graus de cada fuso horário do planeta:
A) 10°
B) 12°
C) 15°
D) 24°
E) 36°
Questão 5
O território brasileiro é extenso em termos longitudinais. O Brasil conta com quantos fusos horários?
A) 2 fusos horários.
B) 3 fusos horários.
C) 4 fusos horários.
D) 5 fusos horários.
E) 6 fusos horários.
Questão 6
Indique corretamente o estado que está localizado na última faixa de fusos horários presentes no território brasileiro:
A) Pernambuco.
B) Roraima.
C) Acre.
D) Rondônia.
E) Mato Grosso.
Questão 7
Considerando que a cidade de Tóquio está localizada 12 fusos horários à frente de São Paulo, qual a hora oficial em Tóquio quando em São Paulo forem 6 horas?
A) 8 horas.
B) 9 horas.
C) 10 horas.
D) 12 horas.
E) 18 horas.
Questão 8
Um relógio de rua presente no litoral do Ceará marca 13 horas. Logo, quantas horas são em uma cidade localizada no extremo oeste do Amazonas?
A) 9 horas
B) 10 horas.
C) 11 horas.
D) 12 horas.
E) 13 horas.
Questão 9
(Enem 2014) Um executivo sempre viaja entre as cidades A e B, que estão localizadas em fusos horários distintos. O tempo de duração da viagem de avião entre as duas cidades é de 6 horas. Ele sempre pega um voo que sai de A às 15h e chega à cidade B às 18h (respectivos horários locais). Certo dia, ao chegar à cidade B, soube que precisava estar de volta à cidade A, no máximo, até as 13h do dia seguinte (horário local de A). Para que o executivo chegue à cidade A no horário correto e admitindo que não haja atrasos, ele deve pegar um voo saindo da cidade B, em horário local de B, no máximo à(s)
A) 16h.
B) 10h.
C) 7h.
D) 4h.
E) 1h.
Questão 10
(Unemat 2010) A respeito dos fusos horários, assinale a alternativa correta.
A) O Meridiano de Greenwich é a referência para o estabelecimento dos 24 fusos, sendo 12 para norte e 12 para sul.
B) Os fusos são resultados da multiplicação da circunferência terrestre pelas 24 horas.
C) Cada fuso envolve 15 meridianos e corresponde a uma hora, que aumenta na direção oeste.
D) Devido ao fato de o Brasil estar situado no hemisfério ocidental, todos os horários são atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich.
E) Devido à sua extensão territorial no sentido da latitude (leste-oeste), o Brasil apresenta três fusos diferentes.
Questão 11
(UCS 2015) Em 2016, o Brasil receberá visitantes de diversas partes do globo, pois será palco das Olimpíadas, um dos maiores eventos esportivos mundiais. Considere que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos ocorrerá no dia 5 de agosto, às 21 horas, na cidade do Rio de Janeiro, que está localizada três fusos a oeste de Greenwich. Que horário um turista deverá sair de Nairóbi, que está localizada três fusos a leste de Greenwich, para chegar ao aeroporto Internacional Santos Dumont uma hora antes do início da cerimônia? Desconsidere o horário de verão e lembre-se de que o tempo de voo é de 11 horas.
A) 14h.
B) 13h.
C) 9h.
D) 15h.
E) 10h.
Questão 12
(UEG 2019) Nas semifinais da copa do mundo de futebol, realizadas no Brasil em 2014, a seleção brasileira jogou contra a Alemanha, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte - MG, em partida que teve início às 17 horas do dia 8 de julho de 2014. Considerando os fusos horários de Brasil (-3UTC) e Alemanha (+1UTC, desconsiderando o horário de verão), os brasileiros que estavam na Alemanha assistiram ao jogo a partir das
A) 21 horas.
B) 19 horas.
C) 13 horas.
D) 23 horas.
E) 15 horas.
Resposta Questão 1
Alternativa C
A definição de fusos horários decorre, dentre outros fatores, do movimento de rotação terrestre. Esse movimento é o responsável pela sucessão entre dias e noites, além de possuir uma duração de 24 horas. O movimento de rotação está diretamente relacionado ao movimento aparente do Sol e, por consequência, à definição de fusos horários terrestres.
Resposta Questão 2
Alternativa D
O Meridiano de Greenwich é chamado de meridiano inicial ou principal, uma vez que ele é o marco inicial da divisão de fusos horários do planeta.
Resposta Questão 3
Alternativa C
O planeta é dividido em 24 fusos horários, justamente para cada um indicar uma hora. Tal número é derivado da duração total de um dia, indicada pelo movimento de rotação, que dura aproximadamente 24 horas.
Resposta Questão 4
Alternativa C
A circunferência do planeta Terra possui 360°. Dividida levando em conta as horas totais de um dia, ou seja, 24 horas, obtém-se 15°. Logo, cada faixa de 15° de um fuso horário representa uma hora do dia.
Resposta Questão 5
Alternativa C
Em razão da sua grande extensão longitudinal, o território brasileiro possui 4 fusos horários, que cobrem todo o país.
Resposta Questão 6
Alternativa C
O estado do Acre, junto do extremo oeste do Amazonas, está situado na última faixa de fusos horários presentes no território brasileiro.
Resposta Questão 7
Alternativa E
A cidade de Tóquio está localizada 12 fusos horários à frente da cidade de São Paulo. Portanto, se na capital paulista são 6 horas da manhã, na capital japonesa são 18 horas.
Resposta Questão 8
Alternativa C
O extremo oeste do Amazonas tem dois fusos atrasados em relação ao estado do Ceará. Portanto, se são 13 horas no litoral cearense, são 11 horas da manhã no oeste amazonense.
Resposta Questão 9
Alternativa D
A duração da viagem entre A e B é de 6 horas. Portanto, se a pessoa saiu da cidade A às 15 horas, na cidade B era, pelo horário da cidade A, 12 horas. Logo, a diferença de fusos entre A e B é de três fusos horários. Com isso, pode-se inferir que se são 13 horas em A, são 10 horas em B. Sendo assim, considerando a duração da viagem de 6 horas, a pessoa teria que sair de B no máximo às 4 horas.
Resposta Questão 10
Alternativa D
O Brasil está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich. Portanto, todos os fusos horários do país estão atrasados em relação ao meridiano principal.
Resposta Questão 11
Alternativa D
A diferença de fusos horários entre Rio de Janeiro e Nairóbi é de seis fusos. Logo, considerando a duração da viagem, de 11 horas, e a necessidade de estar no Rio de Janeiro às 20 horas, o turista deve sair de Nairóbi quando no Rio de Janeiro forem 9 horas. Sendo assim, somando o horário atual do Rio de Janeiro (9 horas) mais a diferença de fusos entre as cidades (6 horas), o turista tem que sair de Nairóbi às 15 horas.
Resposta Questão 12
Alternativa A
A diferença de fusos horários entre Brasil e Alemanha é de quatro fusos. Logo, se no Brasil são 17 horas, na Alemanha, situada a leste, são 21 horas.