Questão 1
As alternativas abaixo apresentam exemplos de fontes de energia não renováveis. NÃO é um exemplo dessa fonte energética:
A) Nuclear.
B) Carvão mineral.
C) Petróleo.
D) Gás natural.
E) Biomassa.
Questão 2
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma vantagem das fontes de energia não renováveis:
A) A elevada variabilidade de uso.
B) A facilidade de transporte.
C) O grande rendimento energético.
D) O baixo impacto ambiental.
E) O pequeno custo de produção.
Questão 3
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma desvantagem das fontes de energia não renováveis:
A) A ocorrência de vários impactos no meio.
B) A pequena geração de energia elétrica.
C) A intensificação de fenômenos climáticos.
D) O registro de impactos na atmosfera.
E) O aumento dos problemas respiratórios.
Questão 4
Essa fonte de energia foi uma das mais utilizadas nos primórdios do processo de industrialização global. No Brasil, os maiores depósitos conhecidos desse recurso estão localizados no Sul do país, especialmente no estado de Santa Catarina.
O enunciado apresenta características da seguinte fonte de energia:
A) Petróleo.
B) Carvão mineral.
C) Eólica.
D) Gás natural.
E) Biomassa.
Questão 5
A fonte de energia nuclear é comumente empregada na matriz energética de vários países, inclusive no Brasil. Um dos principais pontos de desvantagem da utilização dessa fonte energética é o
A) amplo nível de poluição gerado na atmosfera.
B) acentuado impacto ambiental nas matas.
C) uso de materiais orgânicos na geração elétrica.
D) pequeno custo de implantação de usinas.
E) risco de acidentes com materiais radioativos.
Questão 6
O petróleo e o gás natural são combustíveis fósseis de grande importância econômica e geopolítica. Uma região global que se destaca pela produção dessas fontes de energia é o
A) Sudeste Asiático.
B) Leste do Japão.
C) Oriente Médio.
D) Leste da Europa.
E) Norte da Oceania.
Questão 7
Um exemplo de um possível impacto ambiental registrado por meio da exploração de combustíveis fósseis é a
A) extração de minerais raros, como o lítio.
B) contaminação da água por petróleo.
C) utilização de madeiras de áreas de matas.
D) acentuação da inversão térmica.
E) diminuição da biomassa presente no solo.
Questão 8
Uma medida que contribui, no contexto das fontes de energia, para a redução dos impactos ambientais gerados pelas fontes não renováveis é a
A) aceleração do emprego de carros movidos a gás natural.
B) implantação de grandes usinas térmicas de eletricidade.
C) acentuação do uso de recursos finitos de energia elétrica.
D) substituição por fontes menos poluentes, como a lenha.
E) diminuição de uso de automóveis com motor a combustão.
Questão 9
(UFMT) Sobre o panorama energético brasileiro, assinale a afirmativa que aborda corretamente os seguintes aspectos: fonte, produção, impactos ambientais.
A) A energia hidráulica é a principal fonte primária da matriz energética brasileira tendo em vista a existência de rede hidrográfica que facilita a construção de usinas hidrelétricas a custos reduzidos. É uma fonte energética limpa e sem impactos no meio ambiente.
B) A origem do petróleo está associada à existência de rochas sedimentares e detritos orgânicos marinhos, depositados em mares rasos, e, no Brasil, as maiores jazidas encontram-se na plataforma continental. Os riscos ambientais referem-se à contaminação de águas e animais em caso de vazamentos.
C) O rádio encontrado no Maciço de Urucum é o elemento radioativo mais importante para a produção da energia nuclear, cuja fissão atômica ocorre nas usinas de Angra dos Reis e de Goiânia. O principal impacto ambiental está relacionado à contaminação das águas no processo de resfriamento dos reatores.
D) A lenha, extraída da vegetação nativa, é a fonte energética primária mais importante do Brasil. Como é recurso não renovável, é a matriz energética que causa menor impacto socioambiental.
E) O carvão mineral é encontrado em todo litoral brasileiro, em áreas em que predominam rochas cristalinas. É usado como combustível no aquecimento doméstico e hotelaria, e seu impacto ambiental está relacionado à poluição atmosférica gerada pela liberação do dióxido de carbono no processo de extração.
Questão 10
(UEPB)
Todas as atividades humanas, desde o surgimento da humanidade na Terra, implicam no chamado “consumo” de energia. Isso porque para produzir bens necessários à vida, produzir alimentos, prazer e bem-estar, não há como não consumir energia, ou melhor, não converter energia. Vida humana e conversão de energia são sinônimos e não existe qualquer possibilidade de separar um do outro.
WALDMAN, Maurício. Para onde vamos? S.d., p. 10. Disponível em: http://www.mw.pro.br/mw/eco_para_onde_vamos.pdf>.
Apesar de toda a importância do consumo de energia para a vida moderna, podemos afirmar que sua forma de utilização no mundo contemporâneo continua a ser insustentável, porque
A) o consumo de energia é desigual entre ricos e pobres, sendo que os pobres continuam a utilizar fontes arcaicas que são muito mais danosas ao meio.
B) as chamadas fontes alternativas que são não poluentes são de custos elevadíssimos e só podem ser produzidas em pequena escala para consumo muito reduzido.
C) a energia hidroelétrica, que assumiu a liderança no consumo mundial, necessita da construção de grandes represas que causam grandes impactos ambientais.
D) as principais matrizes energéticas do mundo continuam a ser o petróleo e o carvão, que são fontes não renováveis e muito poluentes.
E) a energia nuclear, que é a solução mais viável para a questão energética do mundo, depende do enriquecimento do urânio, cuja tecnologia é controlada por poucos países e inacessível para a maioria.
Questão 11
(IFRS) Em abril de 2014, foi anunciado o aumento da conta de luz de 118 municípios do Rio Grande do Sul, justificado, segundo a empresa fornecedora, pelo baixo nível dos reservatórios nas hidrelétricas. Por conta disso, foram acionadas as usinas térmicas. Sobre a produção de energia térmica, podemos afirmar que
A) seu custo é elevado porque, embora se tratando de uma energia renovável, é uma fonte escassa no planeta.
B) a utilização do gás natural para a produção de energia térmica apresenta a vantagem da combustão mais limpa se comparada ao uso do carvão mineral.
C) no Brasil, as principais fontes das usinas termoelétricas são fósseis (carvão, gás natural, biomassa), que provocam pouco impacto ambiental.
D) as termoelétricas utilizam fontes de energia consideradas sustentáveis e renováveis.
E) o Brasil possui reservas de carvão mineral na região coberta por rochas sedimentares da Bacia do Paraná, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Porém, o Rio Grande do Sul, que tem reservas de carvão mineral limitadas, não utiliza esse mineral em suas termoelétricas.
Questão 12
(Unicentro) O aquecimento global tem sido um problema enfrentado por todas as nações. O uso de fontes de energia não renováveis é o responsável por esse aquecimento. Assinale qual é a fonte de energia mais recomendável para que haja uma diminuição dos gases causadores do aquecimento global.
A) Óleo diesel.
B) Gasolina.
C) Vento.
D) Gás natural.
E) Petróleo.
Resposta Questão 1
Alternativa E.
A energia nuclear, o carvão mineral, o petróleo e o gás natural são exemplos de fontes de energia não renováveis. Já a biomassa é um exemplo de fonte renovável e limpa de energia.
Resposta Questão 2
Alternativa D.
As fontes de energia não renováveis são geradas com recursos finitos, que provocam graves impactos no meio ambiente, com destaque para a poluição do ar e para a geração de resíduos sólidos.
Resposta Questão 3
Alternativa B.
As fontes de energia não renováveis possuem grande versatilidade e ainda geram grande volume de energia elétrica, por meio da queima de combustíveis fósseis diversos e dos processos de fissão e fusão nuclear.
Resposta Questão 4
Alternativa B.
O carvão mineral é um dos exemplos mais típicos de fonte de energia não renovável. Esse recurso foi crucial para o fornecimento de matéria-prima para o início do processo de industrialização mundial.
Resposta Questão 5
Alternativa E.
A energia nuclear, apesar de certas vantagens em termos econômicos e ambientais, possui chances elevadas de acidentes, inclusive com materiais radioativos.
Resposta Questão 6
Alternativa C.
O Oriente Médio é a principal região global em termos de produção de combustíveis fósseis, concentrando diferentes países que estão entre os principais produtores mundiais desses recursos, como a Arábia Saudita e o Catar.
Resposta Questão 7
Alternativa B.
A extração de combustíveis fósseis tem o potencial de gerar graves problemas ambientais, como, por exemplo, a contaminação das águas oceânicas durante o processo de exploração petrolífera.
Resposta Questão 8
Alternativa E.
A redução dos impactos ambientais gerados pelas fontes de energia não renováveis perpassa a atenuação do uso, como, por exemplo, de veículos movidos com motores a combustão. Esses carros usam como recursos fontes fósseis de energia, como o petróleo e o gás natural.
Resposta Questão 9
Alternativa B.
O petróleo é um recurso originado em depósitos de matéria orgânica presentes em bacias sedimentares. No caso específico do Brasil, esses depósitos estão distribuídos especialmente ao longo do seu litoral, na sua plataforma continental. O petróleo tem o potencial de gerar graves impactos ambientais, como a contaminação das águas oceânicas.
Resposta Questão 10
Alternativa D.
As matrizes de energia mais utilizadas no mundo são oriundas de fontes não renováveis, que são fontes altamente poluentes e que provocam graves impactos ambientais, como, por exemplo, o petróleo e o gás natural.
Resposta Questão 11
Alternativa B.
O uso do gás natural, especialmente quando comparado ao carvão mineral, produz um tipo de energia mais limpa. Portanto, no âmbito do contexto dos combustíveis fósseis, o impacto ambiental gerado pelo gás natural é considerado menor que o provocado pelo carvão mineral.
Resposta Questão 12
Alternativa C.
O vento, ao contrário das demais fontes listadas nas alternativas, é uma fonte de energia renovável, logo gera menores impactos no meio ambiente.