Questão 1
(Uneal – reformulada) A Caxemira é um dos focos de conflito na atualidade. Ela é o pivô de uma disputa entre os seguintes países, que já se envolveram em três guerras:
a) China e Índia.
b) Paquistão e China.
c) Paquistão e Índia.
d) Índia, Paquistão e Afeganistão.
e) China, Índia e Paquistão.
Questão 2
(UENP) Analise as assertivas abaixo referentes à Caxemira.
I. A Caxemira é uma região disputada tanto pela Índia quanto pelo Paquistão, em virtude de localizarem-se, nessa área, as nascentes dos rios Indo e Ganges, além de outras razões.
II. Índia e Paquistão travaram três guerras desde a independência da Inglaterra, em 1947. Duas delas foram por disputas pela Caxemira.
III. A Índia controla 40% da Caxemira; o Paquistão, um terço; a China, o resto.
IV. Os muçulmanos são maioria na região e há 12 anos eles começaram a lutar pelo separatismo, em um conflito que já matou mais de 33 mil pessoas. O Paquistão propõe um plebiscito para definir o futuro da área. A Índia prefere a mediação internacional.
Estão corretas:
a) Todas as assertivas
b) Apenas I e I
c) Apenas II e III
d) Apenas III e IV
e) Apenas I e IV.
Questão 3
A Irlanda do Norte sofreu ao longo de três décadas grande violência entre os católicos e protestantes. A respeito desse conflito, assinale a alternativa correta:
a) A maioria protestante defendia a permanência da Irlanda como Parte do Reino Unido, enquanto a católica defendia a reunificação com a República da Irlanda.
b) A Irlanda do Norte era dominada pelos católicos, e a minoria protestante tinha pouco poder.
c) Na tentativa de lutar contra o domínio britânico, o Exército Republicano Irlandês (IRA), grupo terrorista protestante, iniciou ataques terroristas contra católicos.
d) O Acordo de Belfast tinha como objetivo reforçar os ataques promovidos pelo grupo IRA.
Questão 4
A respeito da Guerra Civil Colombiana, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
I. ( ) Na década de 1960, ex-combatentes liberais criaram as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) a fim de lutar pela criação de um Estado marxista.
II. ( ) Em 1968, criou-se uma lei para criação de um exército de direita para combater os faccionistas. Esse exército saiu do controle nacional e tornou-se uma organização terrorista.
III. ( ) O conflito na Colômbia foi motivado por questões religiosas entre católicos e protestantes.
a) VFV
b) VVF
c) FVV
d) FFV
Resposta Questão 1
LETRA C
A região da Caxemira é disputada pela Índia e pelo Paquistão. A primeira guerra ocorreu em 1947; a segunda guerra, em 1965; e a terceira guerra, em 1971.
Resposta Questão 2
LETRA A
Todas as assertivas são corretas. A Índia e o Paquistão vivenciaram conflitos por causam da Caxemira. Ambos os países formavam um só bloco e faziam parte do domínio Inglês até 1947. Com a independência, formaram-se os dois Estados. Porém, diferenças religiosas passaram a gerar conflitos entre os dois países e tanto um quanto o outro desejam dominar a região. A China também se apoderou do território em 1962. A maioria da população da Caxemira é paquistanesa e de religião muçulmana.
Resposta Questão 3
LETRA A
A – Correta.
B – A Irlanda do Norte era dominada pelos protestantes, e a minoria católica no país tinha pouco poder.
C – Para lutar contra o domínio britânico, o IRA iniciou ataques contra britânicos e protestantes.
D – O Acordo de Belfast foi assinado pelo governo britânico e irlandês e pretendia pôr fim ao conflito entre católicos e protestantes.
Resposta Questão 4
LETRA C
I. Verdadeira. As FARC surgiram em 1964 por meio de ex-combatentes liberais sob a liderança de Manuel Marulanda. Eles lutavam pela criação de um Estado marxista.
II. Verdadeira. Em 1968, quatro anos após a criação das FARC, criou-se uma lei para a criação de um exército de direita para combater faccionistas. Esse exército seria controlado pelo Estado, porém este perdeu o controle, e o exército passou a ser uma organização terrorista de extrema-direita.
III. Falsa. O conflito na Colômbia ocorreu pela existência de dois grupos terroristas muito violentos: marxistas e conservadoristas. A guerra colombiana também estava associada ao tráfico de drogas internacional.