Questão 1
A imagem ilustra uma floresta presente nas regiões de altas latitudes, marcada pela homogeneidade de espécies vegetais em formato de cone:
Marque a alternativa com a denominação desse modelo florestal:
A) Taiga ou floresta boreal.
B) Floresta temperada.
C) Floresta tropical.
D) Floresta semiárida.
E) Floresta equatorial.
Questão 2
A importância das florestas pode ser associada a diversos elementos naturais e sociais. São importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental e para a sociedade como um todo. São fatores que indicam a importância das florestas no mundo, exceto:
A) fornecimento de recursos à indústria moveleira.
B) fornecimento de recursos à indústria farmacêutica.
C) fornecimento de recursos alimentícios.
D) fornecimento de gás carbônico para a atmosfera.
E) fornecimento de habitat para espécies da fauna.
Questão 3
Observe a imagem de uma floresta brasileira:
A floresta em questão é uma vegetação típica da sub-região nordestina do meio-norte, nos estados do Piauí e Maranhão. Ela é formada por espécies de palmáceas, com destaque para o babaçu e a carnaúba, amplamente explorados pelo extrativismo. Qual é a vegetação descrita?
A) Floresta tropical atlântica.
B) Floresta equatorial amazônica.
C) Floresta ou mata dos cocais.
D) Floresta de araucárias.
E) Floresta boreal.
Questão 4
A figura retrata uma importante floresta brasileira, a mata de araucárias:
A mata de araucárias já foi bastante devastada desde o processo de colonização do Brasil. O processo de desmatamento foi facilitado por uma característica natural da vegetação: árvores esparsas, o que facilitou a intervenção humana. A atividade econômica inicial desse processo de desmatamento foi:
A) cultivos de cana-de-açúcar.
B) mineração.
C) plantio de uvas.
D) extração de látex.
E) exploração da madeira.
Questão 5
As plantas das florestas formam um complexo sistema de relações ambientais, marcado pela existência de um dossel que apresenta as diversidades de espécies locais. A grande característica das florestas é o porte de suas espécies. Marque a alternativa que indica corretamente o símbolo vegetacional das florestas:
A) Vegetação de pequeno porte, constituída por herbáceas.
B) Vegetação de porte médio, caracterizada por ser esparsa.
C) Vegetação de grande porte, constituída por árvores.
D) Vegetação de grande porte, constituída por gramíneas.
E) Vegetação de médio porte, constituída por arbustos de troncos retorcidos.
Questão 6
O processo de formação das florestas é uma sequência evolutiva que se dá por meio da própria vegetação. Considerando tal processo biológico, aponte o primeiro estágio evolutivo de uma floresta:
A) Formação de um bosque com espécies de médio porte que geram condições de fertilidade no solo para a elevação do porte das espécies.
B) Formação de arbustos de pequeno porte que geram condições climáticas adequadas para a presença das florestas.
C) Formação de espécies pioneiras, como gramíneas e arbustos, que fertilizam o solo por meio da matéria orgânica.
D) Formação de uma floresta original, que se caracteriza pelo espaçamento entre suas espécies.
E) Formação de mata fechada, que servirá de base para novas espécies de grande porte por meio da adaptação climática.
Questão 7
As florestas tropicais são encontradas em áreas de baixas latitudes, onde predominam os climas quentes e úmidos. São densas e contam com grande biodiversidade. Indique a alternativa que estabelece os climas associados às florestas tropicais:
A) Tropical de altitude e tropical semiárido.
B) Tropical e equatorial.
C) Tropical semiúmido e tropical litorâneo.
D) Equatorial e tropical semiárido.
E) Tropical e subtropical.
Questão 8
As florestas são vegetações que se adaptam em vários tipos climáticos ao longo da superfície terrestre. Um tipo específico caracteriza-se pelo maior nível de uniformidade vegetal e por perder suas folhas durante o período mais frio do ano. O clima que gera a floresta em questão é marcado pela existência de quatro estações bem definidas. Qual floresta e qual tipo climático são descritos no enunciado?
A) Floresta equatorial – clima equatorial.
B) Floresta tropical – clima tropical.
C) Floresta boreal – clima polar.
D) Floresta temperada – clima temperado/subtropical.
E) Floresta de transição – clima de transição.
Questão 9
As florestas são vegetações diversificadas e se espalham por diferentes regiões do mundo sob a influência dos mais diversos tipos climáticos. Os países que concentram a maior parte das florestas do mundo são:
A) Rússia, Canadá, Brasil, China e Estados Unidos.
B) Argentina, Brasil, Colômbia, Canadá e Rússia.
C) Estados Unidos, Rússia, Índia e Brasil.
D) Brasil, Peru, Colômbia, Canadá e Alemanha.
E) Brasil, Rússia, China, Japão e Venezuela.
Questão 10
(Unesp) Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir.
“Mais de 12% da área original dessa vegetação já foram destruídos devido a políticas governamentais inadequadas, modelos inapropriados de ocupação do solo e à pressão econômica, que levou à ocupação desorganizada e ao uso não sustentável dos recursos naturais. (…) As queimadas e o desmatamento tornaram-se constantes. Até o ano de 2000, mais de 415 mil km² tinham sido desmatados. O total da área queimada foi 2,5 vezes maior. Em algumas localidades, como Porto Velho (RO), os aeroportos chegaram a ser fechados algumas vezes por causa da fumaça das queimadas.”
Com base nas informações apresentadas, pode-se dizer que a devastação que ocorre no domínio vegetal, cujas características de ocupação são destacadas no texto, deve-se sobretudo a(o):
A) intensa exploração madeireira que se implantou em seus domínios, atraída por incentivos fiscais que foram ofertados às empresas que se instalassem no meio-norte.
B) ocorrência de queimadas naturais durante o longo período de seca que ocorre nesse domínio do Centro-Oeste.
C) modelo inapropriado de ocupação econômica que foi implantado, nas últimas décadas, na Amazônia.
D) excessiva ocupação de espécies xerófilas em seus domínios, que são utilizadas, em larga escala, como matéria-prima na indústria farmacêutica.
E) ausência nessa paisagem vegetal de espécies hidrófilas, o que favorece a ocorrência de queimadas em seus domínios.
Questão 11
(Unesp)
A Mata Atlântica desempenha uma extraordinária função social. Cobrindo parcela significativa do território brasileiro, a biodiversidade da Mata Atlântica fornece serviços ecológicos essenciais para cerca de 145 milhões de pessoas (70% da população brasileira) e constitui a base de recursos para uma parcela considerável do Produto Interno Bruto do país.
José M. C. Silva et al. “Conservação da Mata Atlântica brasileira”. In: Diogo C. Cabral e Ana G. Bustamante (orgs). Metamorfoses florestais, 2016. Adaptado.
Considerando a função social destacada no excerto, são exemplos de serviços ecológicos prestados pela Mata Atlântica preservada:
A) a produção de oxigênio e a purificação do ar.
B) a seleção de espécies com valor econômico e a polinização das culturas.
C) a proteção contra a erosão e a recuperação de áreas agricultáveis.
D) a decomposição de rejeitos urbanos e o fornecimento de madeira.
E) a regulação do clima e o tratamento da água.
Questão 12
(Fuvest) Considere as afirmativas abaixo para responder à questão:
I. A Amazônia é o pulmão do mundo, tendo em vista a intensa atividade biológica da floresta que recobre a região.
II. A Amazônia concentra grande quantidade de calor, contribuindo para ativar a circulação atmosférica.
III. A crescente poluição das águas fluviais da Amazônia, sobretudo nas áreas de garimpo de ouro, contribui para a diminuição de piscosidade dos rios.
Sobre a questão ambiental da Amazônia somente:
A) I está correta.
B) I e II estão corretas.
C) II está correta.
D) III está correta.
E) II e III estão corretas.
Resposta Questão 1
Resposta Questão 2
Alternativa D
As florestas são geradoras de riquezas para o meio ambiente e para a sociedade. São grandes produtoras de oxigênio para a atmosfera terrestre, uma vez que suas espécies são grandes consumidoras de gás carbônico para a fotossíntese e transformadoras desse gás carbônico em oxigênio para a atmosfera.
Resposta Questão 3
Alternativa C
A mata dos cocais é uma floresta brasileira localizada no estado do Maranhão e no estado do Piauí, constituindo a vegetação da sub-região nordestina denominada meio-norte. Trata-se de uma vegetação formada pelas espécies da carnaúba e do babaçu. São palmáceas muito aproveitadas pelo extrativismo, a atividade econômica mais praticada na região.
As folhas são usadas para artesanato e para cobertura de casas, os troncos são utilizados como madeira para diversos fins e os frutos concedem substâncias que servem como matérias-primas para variados segmentos da atividade industrial, com destaque à cera da carnaúba, utilizada pela indústria de cosméticos, tintas e solventes.
Resposta Questão 4
Alternativa E
A exploração madeireira foi a atividade econômica pioneira desenvolvida na mata de araucária, floresta localizada na região Sul do Brasil, desde a colonização do país. O aproveitamento da madeira explorada abasteceu a indústria de papel e celulose.
Resposta Questão 5
Alternativa C
As espécies vegetais de grande porte constituem a grande marca das florestas no mundo. Podem ser densas (fechadas) ou esparsas (árvores espalhadas), mas sempre marcadas pela presença de árvores. As árvores são os grandes símbolos das florestas.
Resposta Questão 6
Alternativa C
As espécies pioneiras são formadas especialmente por gramíneas e arbustos, que contribuem para a fertilização do solo com o lançamento de matéria orgânica. Tal formação vegetal adquire maior estatura e densidade, gerando um bosque com arbustos de médio porte de forma esparsa. As espécies aumentam, e, com o passar do tempo, surgem as florestas.
Resposta Questão 7
Alternativa B
As regiões de baixa latitude, ou seja, próximas à linha do Equador, sofrem influência direta dos climas mais quentes e úmidos do mundo: o tropical e o equatorial. A elevada umidade associada aos altos índices pluviométricos geram as condições ideais para o desenvolvimento das florestas tropicais, que se caracterizam pela presença de espécies latifoliadas, vegetação fechada e heterogeneidade das espécies.
Resposta Questão 8
Alternativa D
O clima temperado ou subtropical é marcado pelas temperaturas mais amenas e a presença marcante das quatro estações do ano. Nesse ambiente, surgem as florestas temperadas, chamadas de caducifólias por perderem suas folhas nos períodos mais frios: outono e inverno.
Resposta Questão 9
Alternativa A
Os países com as maiores extensões territoriais são os que concentram a maior parte das florestas do mundo:
-
Rússia: floresta de taiga.
-
Canadá: floresta de taiga e floresta temperada.
-
Brasil: floresta equatorial amazônica, floresta tropical atlântica, mata de araucária e mata dos cocais.
-
China: floresta temperada.
-
Estados Unidos: floresta temperada.
Resposta Questão 10
Alternativa C
A floresta equatorial amazônica, a maior floresta equatorial do mundo, está sendo ocupada pela agropecuária de forma rápida. Trata-se da “expansão da fronteira agrícola” do Brasil. As atividades de agricultura e pecuária crescem na região, e a introdução dessas atividades econômicas é a grande razão das queimadas e desmatamento da vegetação.
Resposta Questão 11
Alternativa A
As florestas são vegetações de grande porte e possuem importante papel de produção de oxigênio. A Mata Atlântica, a floresta tropical do Brasil, possui importante papel de produção de oxigênio. Sua preservação é fundamental para o equilíbrio climático da região.
Resposta Questão 12
Alternativa E
I. Falso
Mesmo que isso tenha sido divulgado por muitos anos, a Floresta Amazônica não é o pulmão do mundo. Embora a maior floresta equatorial do mundo seja uma grande produtora de oxigênio, deve-se considerar que o consumo de oxigênio pela própria floresta é elevado. Os estudos atuais indicam que os maiores geradores de oxigênio do planeta são os fitoplânctons e as algas marinhas.
II. Verdadeiro
A Amazônia realmente concentra grande quantidade de calor, contribuindo para ativar a circulação atmosférica.
III. Verdadeiro
A crescente poluição das águas fluviais da Amazônia, sobretudo nas áreas de garimpo de ouro, realmente contribui para a diminuição de piscosidade dos rios.