Questão 1
A crosta terrestre é suportada por imensas placas tectônicas situadas acima do manto da Terra. Elas se movimentam lentamente e em direções diferentes e, por isso, podem afastar-se ou colidir-se. Na costa Oeste dos Estados Unidos, observa-se a ocorrência do movimento transformante, ou seja, as placas deslocam-se em sentido horizontal, formando a Falha de San Andreas. Essa descrição refere-se ao movimento das placas:
a) Norte-americana e do Pacífico
b) Norte-americana e do Atlântico
c) Nazca e Norte-americana
d) Caribe e do Pacífico
Questão 2
A movimentação das placas tectônicas libera uma enorme quantidade de energia para a superfície, ocasionando os terremotos. Sua intensidade varia conforme a profundidade do epicentro (ponto de maior liberação de energia). A intensidade dos terremotos é medida por meio da:
a) Escala de Mols
b) Escala Richter
c) Escala Saffir-Simpson
d) Escala Fahrenheit
Questão 3
A falha de San Andreas, localizada na costa Oeste dos Estados Unidos, é um dos acidentes geográficos mais estudados pela Geologia, uma vez que uma possível movimentação das placas tectônicas e os efeitos consequentes desse movimento (terremotos e tsunamis) afetariam milhões de pessoas. O estado norte-americano que sofreria os maiores danos seria:
a) Washington
b) Califórnia
c) Carolina do Sul
d) Flórida
e) Arizona
Questão 4
Considerando a movimentação das placas tectônicas e seus principais eventos decorrentes, julgue os itens a seguir:
I – A movimentação da placa africana em relação à placa sul-americana é divergente, ocasionando uma falha geológica no oceano Atlântico;
II – A movimentação da placa indiana em relação à euro-asiática é convergente, causando rebaixamento do relevo decorrente das fortes pressões internas no solo;
III – A cordilheira dos Andes é resultado da movimentação convergente entre as placas de Nazca e Sul-americana;
IV – As bordas das placas Euro-asiática, do Pacífico e das Filipinas compõem o cinturão do fogo, uma zona bastante instável e com elevada frequência de terremotos.
São corretas as alternativas:
a) I, II e IV
b) II, III e IV
c) I, II e III
d) I, III e IV
Questão 5
(PUC-MG) - No contato entre placas litosféricas ocorre a maioria dos fenômenos relacionados ao tectonismo e vulcanismo do globo. Essas áreas de contato podem exibir as seguintes feições morfológicas, EXCETO:
a) Tsunamis
b) Cadeias de montanhas
c) Vulcões
d) Fossas tectônicas
Questão 6
(FGV) Observe a imagem da Falha de Santo André, na Califórnia (EUA).
(http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/04/falha-de-san-andreas.jpg)
A importante Falha de Santo André está relacionada
a) ao deslizamento horizontal entre as placas do Pacífico e Norte-Americana.
b) ao rebaixamento da placa de Nazca em relação à placa do Pacífico.
c) à meteorização da plataforma continental do litoral Pacífico.
d) à corrosão das rochas que formam o substrato cristalino californiano.
e) ao ravinamento das rochas resultante da semiaridez do oeste californiano
Resposta Questão 1
Letra A
O deslocamento tangencial ou transformante das placas norte-americana e do pacífico ocasionou a Falha de San Andreas, na costa oeste dos Estados Unidos.
Resposta Questão 2
Letra B
A escala Richter é utilizada para medir a intensidade dos terremotos. Sua gradação varia convencionalmente entre 1 e 10, em uma escala logarítmica para cada nível. Desse modo, um terremoto de intensidade 5 é dez vezes maior que o de intensidade 4 e cem vezes maior que um evento de intensidade 3.
Resposta Questão 3
Letra B
A falha de San Andreas estende-se por cerca de 1300 km e localiza-se no Estado da Califórnia.
Resposta Questão 4
Letra D
As alternativas são corretas, exceto o item II, pois a movimentação convergente das placas indiana e euro-asiática causa o soerguimento do solo, com a formação da cordilheira do Himalaia.
Resposta Questão 5
Letra D
As fossas tectônicas são acidentes geográficos decorrentes do afastamento de placas, como por exemplo, a fossa oceânica causada pelo afastamento entre as placas Sul-americana e Africana.
Resposta Questão 6
Letra A
A falha de San Andreas na Costa Oeste dos Estados Unidos é oriunda do deslizamento tangencial (transformante ou conservativo) das Placas do Pacífico e Norte americana.