Questão 1
O extrativismo é uma atividade que está diretamente ligada ao processo de
A) fabricação de artigos tecnológicos.
B) exploração de matérias-primas.
C) produção de bens manufaturados.
D) extração de artigos artificiais.
E) industrialização de bens terciários.
Questão 2
A história do Brasil está fortemente vinculada à prática do extrativismo. A principal atividade extrativista no país pós-colonização foi por meio da exploração de
A) soja.
B) pau-brasil.
C) ouro.
D) mandioca.
E) milho.
Questão 3
O extrativismo vegetal, que trabalha com a exploração de vegetais, é um dos mais comuns. O principal impacto ambiental provocado por esse tipo de extrativismo é a
A) remoção da vegetação nativa local.
B) destruição do patrimônio histórico.
C) modificação da geologia terrestre.
D) poluição das fontes de água sólida.
E) diminuição da temperatura regional.
Questão 4
Assinale a atividade que é característica do extrativismo animal:
A) criação de gado
B) pesca de salmão
C) retirada de leite
D) extração de sal
E) produção de mel
Questão 5
Qual dos bens, entre os listados abaixo, é um exemplo de produto extraído do extrativismo mineral?
A) Própolis
B) Ferro
C) Mel
D) Couro
E) Lavanda
Questão 6
Indique a alternativa que apresenta um dos impactos mais notáveis da produção mineral:
A) modificação do relevo terrestre.
B) formação de ilhas de calor.
C) criação de florestas artificiais.
D) elevação do nível dos rios.
E) acentuação das chuvas ácidas.
Questão 7
Assinale a alternativa que apresenta dois produtos, frutos do extrativismo, que são de suma importância para a economia brasileira:
A) ferro e petróleo
B) soja e carne
C) milho e soja
D) soja e carvão
E) sal e beterraba
Questão 8
Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta um impacto ambiental fruto do extrativismo:
A) poluição das águas superficiais.
B) compactação do solo.
C) diminuição da biodiversidade.
D) remoção da vegetação.
E) elevação de chuvas congeladas.
Questão 9
(Unifesp) Os graves problemas ambientais da Amazônia resultam em consequências sociais também relevantes, como
A) a contaminação dos rios, que dizima a população quilombola.
B) a exploração mineral, que gera conflitos com povos indígenas.
C) a extração de petróleo, que expulsa trabalhadores do campo.
D) o extrativismo vegetal, que dispensa a agricultura familiar.
E) o desmatamento, que provoca a retirada de garimpeiros.
Questão 10
(UEPB) As reservas indígenas do Brasil ocupam quase 13% do território nacional e nelas vive uma população que equivale a menos de 1% da população brasileira. Observe esses dados e reflita sobre o modo de vida de grande parte dos indígenas, os quais ainda sobrevivem de atividades extrativistas e alguns até são seminômades. A partir dessa realidade, é correto afirmar que
A) diante dos recursos minerais presentes nesses imensos territórios, a nação brasileira sai prejudicada, pois como ao índio não interessa acumular riquezas, basta-lhe pequenas extensões de terra no entorno de suas aldeias.
B) diante dos gêneros de vida apresentados por essas comunidades, tais povos só conseguem se reproduzir cotidianamente e preservar suas culturas com essas grandes extensões de terra.
C) diante do rápido crescimento que as populações indígenas vêm apresentando, esses territórios tornaram-se pequenos e insustentáveis para preservar o bem-estar e a reprodução física e cultural desses povos.
D) como a Constituição de 1988 reconhece que o índio é o senhor natural da terra e que as terras habitadas por ele lhe pertencem, não havia, portanto, necessidade de a União transferir mais terras para esses povos, que já têm seus territórios reconhecidos e garantidos pelo Estado brasileiro.
E) com a assimilação do estilo de vida capitalista pelos indígenas, essas terras se transformaram em importante meio de produção para a exploração comercial de minerais e madeiras sob a coordenação dos líderes indígenas e o incentivo do Estado.
Questão 11
(Unesp) Discursos e opiniões e ajuda econômica se expressam em restrições às decisões sobre o uso do território. Os novos recortes territoriais significam proteção da natureza, da biodiversidade e das populações tradicionais, mas também implicam a retirada de extensas parcelas do território do circuito produtivo nacional e restrições à plena decisão do Estado brasileiro sobre o uso do território. As restrições territoriais associadas às ações ambientalistas orientam-se por um modelo endógeno, que visa à preservação ou ao uso dos recursos naturais locais pelas populações locais.
Bertha K. Becker. Por que não perderemos a soberania sobre a Amazônia? In: Edu Silvestre de Albuquerque (org). Que país é esse?, 2005. Adaptado.
Constituem-se em novos recortes territoriais, ou em novas formas de regulação do uso do território, que contribuem para a conservação dos recursos florestais:
A) unidades de conservação, terras indígenas e fronteiras agropecuárias.
B) polos de produção metal-mecânica, reservas particulares do patrimônio natural e estações ecológicas.
C) terras indígenas, reservas extrativistas e unidades de conservação.
D) parques industriais, polos de colonização agropecuários e terras indígenas.
E) áreas de proteção ambiental, projetos de exploração mineral e reservas biológicas.
Questão 12
(Famema)
O diagnóstico é do economista Víctor Álvarez, ex-ministro de Indústrias Básicas do governo Hugo Chávez: “A crise econômica, social e política que está sofrendo o país neste momento é uma nova expressão de esgotamento de um modelo que se impôs na Venezuela há mais de um século”.
www.cartacapital.com.br. Adaptado.
Considerando o cenário econômico e geopolítico da Venezuela, é correto afirmar que o modelo citado no excerto se baseia
A) no extrativismo mineral, com a intensa exploração de petróleo.
B) na industrialização nacional, com a total substituição das importações.
C) no extrativismo vegetal, com a valorização das especificidades genéticas da região.
D) na inovação industrial, com o financiamento de polos de pesquisa avançada.
E) na agricultura de exportação, com o compromisso de abastecer os países latinos.
Resposta Questão 1
Alternativa B
A exploração de matérias-primas, também chamadas de bens primários, extraídas da natureza, é a atividade que compreende o extrativismo. São exemplos: a exploração de madeira, a pesca de animais, a produção de minérios, entre outros.
Resposta Questão 2
Alternativa B
O pau-brasil foi o primeiro produto explorado em larga escala pelos colonizadores europeus no território brasileiro. Essa atividade marcou o primeiro ciclo de exploração dos bens naturais do Brasil.
Resposta Questão 3
Alternativa A
O desmatamento é um impacto ambiental comumente associado ao extrativismo vegetal, considerando que muitas árvores são coletadas para a produção de bens diversos.
Resposta Questão 4
Alternativa B
A pesca de salmão, assim como a pesca de outros animais, é uma atividade extrativista, pois é realizada em ambiente natural por meio da coleta de bens primários.
Resposta Questão 5
Alternativa B
O ferro é um importante minério, ou seja, um mineral de valor econômico. Ele é explorado por meio do extrativismo mineral, atrelado à produção de matérias-primas diversas.
Resposta Questão 6
Alternativa A
O extrativismo vegetal, por meio da exploração de recursos principalmente localizados no solo e no subsolo, promove a modificação do relevo terrestre, além do que, gera impactos importantes na água e na vegetação local.
Resposta Questão 7
Alternativa A
A economia brasileira possui dois bens, fruto do extrativismo mineral, que são muito importantes em termos de geração de divisas. São eles: ferro e petróleo.
Resposta Questão 8
Alternativa E
A elevação de chuvas em forma congelada, como neve e granizo, é resultante apenas de condicionantes ambientais, com destaque para os aspectos climáticos, não envolvendo questões ligadas aos diversos impactos ambientais promovidos pelas atividades extrativistas.
Resposta Questão 9
Alternativa B
A Amazônia é uma região que concentra diversas áreas de mineração, logo, esta é uma atividade que promove muitos impactos ambientais na região e, ainda, gera conflitos com os povos tradicionais.
Resposta Questão 10
Alternativa B
Os indígenas, que praticam diversas atividades extrativistas em pequena escala, necessitam de grandes extensões de terra como meio para promover a continuidade das suas práticas culturais e dos seus modos de vida.
Resposta Questão 11
Alternativa C
As reservas extrativistas, assim como terras indígenas e unidades de conservação, são unidades espaciais que buscam a preservação do ambiente natural. No caso específico das reservas indígenas, o extrativismo ocorre de forma controlada, sempre em respeito às questões ambientais.
Resposta Questão 12
Alternativa A
A Venezuela tem uma economia baseada no extrativismo mineral, especialmente na produção de petróleo, o principal produto de exportação venezuelano.