Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre erosão

Exercícios sobre erosão

Esta lista de exercícios permitirá a aferição dos seus conhecimentos sobre o processo de erosão, um fenômeno natural que é intensificado por meio das atividades humanas.

Questão 1

A erosão é um fenômeno natural que envolve diversos elementos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma ação típica do processo de erosão:

A) a ocorrência de grandes alagamentos nos vales fluviais.

B) a modificação do relevo terrestre por meio da ação tectônica.

C) o aquecimento da superfície terrestre pelo efeito estufa.

D) o aumento do nível do mar registrado nos oceanos do globo.

E) o processo de transporte de pequenas partículas do solo.

ver resposta


Questão 2

Como é chamado o conjunto de processos químicos, físicos e biológicos que gera a desagregação de rochas e solos?

A) Laterização

B) Intemperismo

C) Erosão

D) Arenização

E) Tectonismo

ver resposta


Questão 3

Assinale a alternativa que apresenta somente agentes que provocam o processo erosivo:

A) chuvas, rios e ventos.

B) terremotos, chuvas e lagos.

C) florestas, rios e furacões.

D) nevascas, chuvas e desertos.

E) árvores, vulcões e rios.

ver resposta


Questão 4

O processo de erosão apresenta diferentes escalas de análise. A movimentação de material particulado intemperizado que gera configurações de relevo específicas está corretamente descrita em:

A) separação das partículas de solo por meio do tectonismo.

B) formação de sulcos nos horizontes superficiais do solo.

C) oxidação das camadas de rocha dos aquíferos subterrâneos.

D) composição de rochas magmáticas formadas pela erosão.

E) modificação dos aspectos vulcânicos da crosta terrestre.

ver resposta


Questão 5

Assinale a alternativa que apresenta uma informação falsa com relação ao processo de erosão pluvial:

A) A capacidade de transporte de sedimentos está relacionada à velocidade da água.

B) A vazão superficial é mais elevada em terrenos que não favorecem a infiltração da água.

C) A maior declividade do relevo influencia na velocidade do escoamento da água.

D) A impermeabilização do solo contribui para uma menor capacidade de infiltração da água.

E) A presença de vegetação nativa aumenta a velocidade de escoamento da água.

ver resposta


Questão 6

A erosão fluvial é provocada pelas águas do rio, que transformam o relevo fluvial por meio de processos como transporte e deposição. Uma consequência da erosão fluvial é o(a)

A) fenômeno do intemperismo biológico ao longo do vale fluvial.

B) desenvolvimento de formas de relevo como as falésias.

C) processo de assoreamento provocado pelo depósito de sedimentos.

D) expansão das matas ciliares localizadas nas bordas dos rios.

E) aumento dos índices de oxigênio dissolvido nos cursos de água.

ver resposta


Questão 7

A erosão é uma das grandes preocupações no meio agrícola, já que pode resultar em grandes perdas de solo. Uma prática que favorece o processo de erosão no meio rural é

A) a construção de curvas de nível para a diminuição da velocidade da água.

B) a preservação da cobertura vegetal nas áreas mais declivosas do relevo.

C) a adoção de técnicas tradicionais, como a rotação de culturas agrícolas.

D) o processo de compactação do solo, que prejudica a infiltração da água.

E) o uso de técnicas de produção agrícola, como a agricultura de jardinagem.

ver resposta


Questão 8

A erosão é um problema comum nos centros urbanos, em especial, nas cidades que sofreram com um processo de crescimento desordenado. Uma forma de evitar a ocorrência de processos erosivos nas zonas urbanas está atrelada à

A) implementação de conjuntos habitacionais nas margens dos rios.

B) impermeabilização das zonas de relevo mais acidentadas das cidades.

C) preservação da vegetação nativa nas áreas declivosas das encostas.

D) canalização dos cursos de água que cortam as planícies fluviais locais.

E) construção de loteamentos em zonas geologicamente instáveis.

ver resposta


Questão 9

(Enem 2019) Segundo o pensamento religioso de Padre Cícero Romão Batista (1844-1934), a ação humana do camponês sobre a natureza deveria seguir alguns princípios norteadores, os quais ficaram conhecidos na cultura popular brasileira como “os preceitos ecológicos do Padre Cícero”. Dentre esses preceitos, destaca-se: “Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé: deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza”.

FIGUEIREDO, J. B. A. Educação ambiental dialógica: as contribuições de Paulo Freire e a cultura popular nordestina. Fortaleza: UFC, 2007.

Comparando o pensamento do Padre Cícero com o atual conhecimento científico, pode-se encontrar elementos de convergência, já que a prática citada contribui primariamente para evitar (o)a

A) erosão.

B) salinização.

C) eutrofização.

D) assoreamento.

E) desertificação.

ver resposta


Questão 10

(Enem 2017) A destruição, o transporte e a deposição de pequenos fragmentos rochosos dependem da direção e intensidade com que este agente atua na superfície terrestre, sobretudo em regiões áridas e semiáridas, com pouca presença de vegetação. É nesse ambiente que se verifica o constante trabalho de formação, destruição e reconstrução de elevações de areia que recebem o nome de dunas.

LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia geral. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1995 (adaptado).

A modelagem do relevo apresentado relaciona-se ao processo de erosão decorrente da ação

A) glacial.

B) fluvial.

C) eólica.

D) pluvial.

E) marinha.

ver resposta


Questão 11

(Enem) Estima-se que cerca de 80% da área cultivada do estado de São Paulo estejam sofrendo processo erosivo, causando uma perda de mais de 200 milhões de toneladas de solo por ano. 70% desse solo chegam aos mananciais, causando assoreamento e poluição.

ZOCCAL, J. C. Adequação de erosões: causas, consequências e controle da erosão rural. Soluções cadernos de estudos em conservação do solo e água. Presidente Prudente: Codasp, v. 1, n. 1, maio 2007 (adaptado).

Como São Paulo, todo o Brasil sofre com o problema da deflagração e aceleração da erosão hídrica em áreas cultivadas, sendo que a perda de solos por esse tipo de erosão caracteriza-se por ser

A) mais intensa em solos onde se utiliza a técnica de associação de culturas, em comparação com cultivos que deixam a maior parte do solo exposto às intempéries.

B) menos intensa em solos que, revolvidos, ficam expostos às chuvas, em comparação àqueles onde são aplicadas técnicas de plantio direto.

C) mais intensa nos solos onde são realizados cultivos temporários, em comparação àqueles sobre os quais as coberturas de mata são preservadas.

D) mais intensa em solos expostos a chuvas bem distribuídas, em comparação àqueles sobre os quais a quantidade de chuvas é concentrada ao longo do ano.

E) menos intensa nos solos cujos alinhamentos dos cultivos seguem as linhas de maior inclinação, em comparação àqueles onde são aplicadas técnicas de terraceamento.

ver resposta


Questão 12

(Enem) Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é

A) a aração.

B) o terraceamento.

C) o pousio.

D) a drenagem.

E) o desmatamento.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa E. A erosão corresponde aos processos de desgaste, transporte e sedimentação do solo e das rochas em função da atuação dos agentes erosivos. Sendo assim, é a responsável pelo transporte de pequenas partículas de solo no meio.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa B. O intemperismo é o processo de transformação de rochas e solos em razão de fatores químicos, físicos e biológicos. A erosão atua, em especial, no transporte das partículas de sedimentos gerados por esse processo.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa A. As chuvas são responsáveis pela erosão pluvial. Já os rios são agentes da erosão fluvial. Por sua vez, o vento é o elemento de geração da erosão eólica.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa B. A formação de sulcos no relevo ocorre em pequena escala devido à movimentação de sedimentos por meio da atuação da erosão. Os sulcos são comuns em áreas de solo descobertas, nas quais a capacidade de transporte da erosão é maior.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa E. A presença da vegetação nativa diminui a velocidade do escoamento superficial da água, uma vez que a cobertura vegetal permite maior infiltração da água no solo. A vegetação é um elemento que contribui diretamente para a diminuição dos processos erosivos.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa C. A erosão fluvial consiste no transporte e na deposição de pequenas partículas de solo e rocha pelas águas dos rios. Esse tipo erosivo é responsável pelo processo de assoreamento dos rios, em razão do acúmulo de sedimentos depositados na calha de determinado curso de água.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa D. A compactação do solo é um impacto comumente gerado pela adoção de práticas inadequadas de manejo agropecuário. A principal consequência desse fenômeno é a diminuição da infiltração da água no solo. Portanto, é um fator que contribui diretamente para a intensificação dos processos erosivos.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa C. A preservação da vegetação nativa possibilita a diminuição da velocidade do escoamento superficial local e uma maior infiltração da água no solo. Dessa maneira, ela dificulta a atuação dos processos erosivos. A cobertura vegetal é ainda mais importante nas áreas de encosta, uma vez que a erosão nessas formações de relevo é comumente mais intensa.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa A. A preservação da vegetação nativa contribui para evitar o processo de erosão, uma vez que a cobertura vegetal auxilia na diminuição da velocidade do escoamento superficial e na acentuação da infiltração da água no solo.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa C. A erosão eólica é típica de zonas áridas e semiáridas, onde o vento tem um papel primordial na composição das formas de relevo. A formação das dunas, por exemplo, é resultado dos processos de erosão eólica.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa C. A remoção da vegetação nativa contribui para a acentuação dos processos erosivos, já que a cobertura vegetal funciona como uma proteção natural do solo. A utilização inadequada dos solos para o desenvolvimento de atividades agrícolas é um fator de intensificação da erosão.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa E. O desmatamento provoca a remoção da vegetação nativa, portanto, é uma prática humana que acentua a atuação dos processos erosivos no solo, já que contribui para a diminuição da infiltração e o aumento da velocidade de escoamento da água no terreno.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Elipse

    Resolva nossos exercícios sobre elipse para fixar seus conhecimentos!
  • Uso dos porquês

    Que tal exercitar seus conhecimentos sobre os porquês? Responda!
  • Verbos

    O quanto você conhece sobre verbos? Nossas questões te colocam à prova!