Questão 1
A fonte eólica utiliza o vento como recurso para geração de energia. Sendo assim, a principal vantagem da energia eólica está atrelada:
a) à independência das condições naturais.
b) à baixa capacidade de geração elétrica.
c) à elevada emissão de poluentes no ar.
d) à utilização de um elemento renovável.
e) ao insignificante investimento financeiro.
Questão 2
A instalação de usinas de energia eólica requer um conjunto de características geográficas, entre elas a
a) ocorrência de chuvas frequentes.
b) frequência constante de ventos.
c) incidência elevada de radiação.
d) abundância de chuvas no verão.
e) existência de relevos irregulares.
Questão 3
Assinale a alternativa que aponta corretamente uma desvantagem da utilização da energia eólica:
a) Redução da utilização de combustíveis fósseis.
b) Utilização de recursos naturais do ambiente.
c) Geração de empregos altamente qualificados.
d) Produção de ruídos constantes pelas hélices.
e) Ausência de emissão de poluentes na atmosfera.
Questão 4
A energia eólica, apesar de considerada renovável, produz efeitos adversos na fauna e na flora de uma região. Um exemplo é a
a) extinção de espécies de animais terrestres.
b) supressão de grandes áreas de vegetação.
c) alteração das rotas migratórias das aves.
d) poluição de regiões costeiras de restinga.
e) emissão de gases tóxicos para os animais.
Questão 5
A energia eólica, com a solar, é uma das fontes de energia que registraram um forte crescimento nesse século. Um dos motivos para esse cenário é a:
a) adoção de políticas públicas de investimento em fontes não renováveis de energia.
b) restrita capacidade de investimento dos agentes privados na instalação de usinas.
c) necessidade de promoção de medidas que visem ao desenvolvimento sustentável.
d) inutilização de grandes áreas de produção de energia em razão da poluição do ar.
e) capacidade de geração de energia sem dependência de fatores geográficos naturais.
Questão 6
A produção de energia eólica está concentrada em países:
a) desenvolvidos e emergentes que buscam diversificar a sua matriz energética.
b) desenvolvidos e subdesenvolvidos que possuem pouca constância de ventos.
c) subdesenvolvidos e industrializados que tenham profissionais pouco capacitados.
d) subdesenvolvidos que apresentam baixa capacidade de produção tecnológica.
e) subdesenvolvidos que apostam em fontes não renováveis de energia elétrica.
Questão 7
Assinale a alternativa que nomeia o país que apresenta a maior capacidade de produção de energia eólica do planeta:
a) Brasil
b) Itália
c) Havaí
d) China
e) México
Questão 8
O Brasil tem registrado um aumento do seu potencial eólico nos últimos anos. Qual região brasileira concentra a maior parte das usinas eólicas do país?
a) Sul
b) Norte
c) Sudeste
d) Nordeste
e) Centro-Oeste
Questão 9
(IF-BA 2019) A produção de energia eólica vem crescendo em todo o Brasil. Leia o trecho a seguir: “O potencial de energia eólica no Brasil é de cerca de 500 GW, muito mais do que o País consome atualmente”, afirma ElbiaGannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), que não tem dúvida do papel de destaque que o estado vai ocupar no setor nos próximos anos. Com os investimentos já contratados, a Bahia deve ganhar mais 2GW de energia eólica até 2022.
JORGE, Gilson. Bahia planeja liderar produção de energia eólica. 2018. Disponível em http://www.atarde.uol.com. br/empregos/noticias/1968109-bahia-planeja-liderarproducao-de-energia-eolica. Acesso em: 07/07/2018.
Sobre a energia eólica, assinale a alternativa correta:
a) É a energia gerada de gás Hélio, um elemento químico muito presente na atmosfera, que é armazenado e, com uma reação exotérmica, gera energia que é convertida em eletricidade.
b) É a energia gerada dos ventos, geralmente utilizando moinhos, que, mecanicamente, se movimentam gerando energia elétrica.
c) É a energia elétrica reaproveitada após utilização em reatores biodigestores, com a sua utilização nos domicílios urbanos.
d) É a energia elétrica gerada da força das ondas do mar, que movimentam turbinas com a subida das marés.
e) É a energia gerada de microalgas. A principal é a espécie Eolicus radiculares, e, por isso, o nome eólica.
Questão 10
(Unesp 2018) Examine o mapa.
O mapa apresenta o potencial de exploração da energia:
a) hidráulica
b) geotérmica
c) termoelétrica
d) eólica
e) solar
Questão 11
(Udesc 2018) Em 2016 a produção de energia eólica se destacou na região Nordeste do Brasil, representando cerca de 37% da matriz energética nordestina e a sua principal fonte de geração de energia. Há 10 anos, os ventos eram responsáveis por apenas 0,3% da produção de energia do Nordeste.
Disponível em: https://www.folhape.com.br/economia/economia/economia/2017/06/28/NWS,32593,10,550,ECONOMIA,2373-ENERGIA-EOLICA-SUPERA-HIDRELETRICA.aspx acessado em março, 2018.
Assinale a alternativa incorreta com relação à energia eólica.
a) A energia eólica é a fonte de produção energética mais importante, não apenas na região Nordeste, mas também nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
b) A produção de energia eólica é responsável pela geração de muitos empregos na região Nordeste.
c) Mesmo com a recessão na economia nos últimos anos, a energia eólica continuou crescendo e recebendo investimentos.
d) Nesse mesmo ano, 2016, o Brasil foi o 5º colocado entre os países do mundo em capacidade instalada de energia eólica.
e) O Rio Grande do Norte foi o maior produtor de energia eólica do país, com 1.227 MW médios, em 2017.
Questão 12
(Fatec 2016) Recentemente, diversas empresas especializadas na fabricação de equipamentos utilizados na captação de energia renovável se instalaram no estado da Bahia. Os investimentos nesse setor alcançam aproximadamente 16 bilhões de reais e a expectativa é que a Bahia supere a marca de um gigawatt distribuído até a metade de 2016. Tal processo ocorre, pois esse estado:
a) investe na expansão da produção de energia solar na região do Pantanal.
b) precisa ampliar as instalações da termelétrica de Candiota, que abastece Salvador.
c) tem urgência na finalização da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio São Francisco.
d) está em atraso com o cronograma de obras da usina nuclear de Caitité, no sertão baiano.
e) é o segundo maior captador, no Brasil, de energia eólica, cujo aproveitamento encontra-se em vias de ampliação.
Resposta Questão 1
Letra D
A energia eólica tem como principal vantagem a utilização do vento, ou seja, um recurso natural que possui capacidade de regeneração, logo, é um fonte de energia renovável.
Resposta Questão 2
Letra B
A instalação de usinas eólicas requer um conjunto de condicionantes geográficos necessários para o funcionamento adequado das turbinas. A constância da circulação atmosférica é o principal elemento para a eficiência dessas usinas, já que são os ventos que fornecem a energia mecânica para a movimentação das turbinas eólicas.
Resposta Questão 3
Letra D
A energia eólica é considerada uma fonte limpa e renovável, porém não está livre de apresentar impactos ambientais desvantajosos. O principal deles é a poluição sonora, fruto do barulho promovido pela movimentação das turbinas eólicas.
Resposta Questão 4
Letra C
As turbinas eólicas, em razão da sua movimentação, geram alguns impactos nas características naturais das espécies. As aves, no geral, são as espécies animais mais atingidas pelo funcionamento das usinas eólicas. As turbinas provocam a mudança do fluxo migratório, a mortandade e a alteração do habitat das aves.
Resposta Questão 5
Letra C
A energia eólica é considerada uma energia alternativa. A utilização de uma fonte renovável, o vento, gera um impacto diminuto no ambiente. Ademais, a fonte eólica surgiu como uma possibilidade de redução do emprego das fontes fósseis de energia, altamente poluentes. Dessa forma, a energia eólica enquadra-se como um tipo energético que promove ações sustentáveis.
Resposta Questão 6
Letra A
A produção de energia eólica ainda está concentrada nos países desenvolvidos e emergentes. Essas nações possuem maiores condições de arcar com a instalação dessas usinas, seus custos operacionais e suas inovações tecnológicas. Ademais, são países que, no geral, apresentam maior protagonismo frente às questões ambientais.
Resposta Questão 7
Letra D
A China é o país que apresenta a maior capacidade de geração de energia eólica no mundo. Os chineses, por meio do uso da energia eólica, buscam diversificar a sua matriz energética assim como investir em fontes renováveis de energia.
Resposta Questão 8
Letra D
A região Nordeste do Brasil apresenta condições geográficas propícias para a instalação da turbinas eólicas, com destaque para a constância dos ventos. Assim, é a região brasileira que apresenta a maior parte dos investimento em energia eólica do país.
Resposta Questão 9
Letra B
A energia eólica é gerada por meio da força dos ventos. Esse tipo de energia utiliza a força mecânica produzida pelo vento, por meio da movimentação das turbinas eólicas, para a produção de energia elétrica.
Resposta Questão 10
Letra D
O mapa apresenta regiões prioritariamente localizadas no litoral brasileiro, ou seja, zonas que possuem grande circulação atmosférica e, por consequência, uma constância de ventos. Desse modo, são zonas propícias à instalação de usinas eólicas.
Resposta Questão 11
Letra A
A energia eólica, apesar do seu constante crescimento brasileiro, não é a mais importante do país. A matriz energética do Brasil ainda é caracterizada pelo uso de fontes fósseis de energia. Já a matriz elétrica tem como principal fonte de energia a hidráulica.
Resposta Questão 12
Letra E
A Bahia, assim como grande parte dos estados nordestinos brasileiros, apresenta condições geográficas essenciais para a geração de energia eólica. Portanto, é um estado com grande volume de geração dessa fonte de energia e apresenta grandes investimentos nesse setor.