Questão 1
(UFF) A “Revolução Verde”, implementada em países latino-americanos e asiáticos nos anos 1960 e 1970, tinha como objetivo suprimir a fome e reduzir a pobreza de amplas parcelas da população. Entretanto, as promessas de modernização tecnológica da agricultura não foram cumpridas inteiramente, contribuindo para a geração de novos problemas e aprofundando velhas desigualdades.
Assinale a opção que faz referência aos efeitos da “Revolução Verde”.
a) Coletivização das terras, implemento da agroecologia e expansão do crédito para os agricultores.
b) Distribuição equitativa de terras, difusão da policultura e uso de defensivos biodegradáveis.
c) Expansão de monoculturas, uso de técnicas tradicionais de plantio e fertilização natural dos solos.
d) Reconcentração de terras, crescimento do uso de insumos industriais e agravamento da erosão dos solos.
Questão 2
A respeito dos efeitos da mecanização do campo, assinale a alternativa incorreta.
a) O processo de mecanização do campo possibilitou a inserção de novas e avançadas práticas agropecuárias.
b) Destacam-se dois processos de modernização do campo ao longo da história: a Revolução Agrícola e a Revolução Científica.
c) A modernização do campo substituiu a mão de obra e provocou o desemprego.
d) Houve intensificação do êxodo rural com a modernização do campo, visto que, por causa do desemprego, muitas pessoas migraram das zonas rurais para as zonas urbanas em busca de novas oportunidades de trabalho.
Questão 3
(Cefet-RIO) Não pode ser indicada como característica básica da agricultura moderna:
a) a intensa mecanização de suas atividades.
b) o uso cada vez maior de mão de obra.
c) o aperfeiçoamento genético e a introdução de melhores sementes.
d) a aplicação de fertilizantes químicos e a utilização cada vez maior de agrotóxicos.
Questão 4
Analise as proposições a seguir sobre os efeitos da modernização do campo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) A modernização do campo impacta o meio ambiente porque possibilita a expansão das atividades agrícolas e, consequentemente, há o aumento de áreas desmatadas.
II. ( ) A modernização do campo apresenta apenas pontos positivos, visto que amplia as atividades agropecuárias, aumentando a produtividade e a obtenção de lucros.
III. ( ) Com a modernização do campo e a produção mecanizada, os países conseguem ampliar sua balança comercial pelo aumento das exportações e diminuição da necessidade de importar matérias-primas.
IV. ( ) O crescimento das grandes cidades pelo êxodo rural não é consequência direta da mecanização do campo.
Assinale a alternativa correta:
a) VFVF
b) VVFF
c) VFVV
d) VFFV
Resposta Questão 1
LETRA C
Os objetivos da Revolução Verde não foram completamente alcançados por causa das questões políticas e econômicas que se sobressaíram aos projetos traçados pela revolução, como acabar com a fome. A escolha foi aumentar a produtividade e os lucros, priorizando, assim, os interesses econômicos e deixando de lado a questão da superação da fome no mundo.
Resposta Questão 2
LETRA B
b) Incorreta. Os dois processos relacionados com a modernização do campo são a Revolução Agrícola, por meio da Revolução Industrial, e a Revolução Verde, que transformou as práticas agrícolas por meio de iniciativas tecnológicas.
Resposta Questão 3
LETRA B
A modernização da agricultura significa a inserção de novas tecnologias no meio agrário, como equipamentos e máquinas que substituem a mão de obra humana, ampliando a produção e diminuindo o tempo.
Resposta Questão 4
I. Verdadeira.
II. Falsa. A modernização do campo não apresenta apenas pontos positivos, visto que o desemprego e o intenso desmatamento de áreas são efeitos da mecanização.
III. Verdadeira. Quanto mais úmido o ambiente, mais sentimos o efeito da temperatura. Se o local estiver quente, aumentará a sensação de abafamento provocada pela umidade do ar.
IV. Falsa. O crescimento das grandes cidades está atrelado diretamente à mecanização do campo, que possibilitou a substituição da mão de obra por máquinas, o que resultou na saída de muitas pessoas do campo em direção às cidades à procura de emprego.