Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre Divisão Internacional do Trabalho

Exercícios sobre Divisão Internacional do Trabalho

Este conjunto de exercícios permitirá a medição do seu conhecimento sobre os conceitos e as mudanças envolvidas na Divisão Internacional do Trabalho ao longo da História.

Questão 1

A chamada Divisão Internacional do Trabalho é dividida em duas fases distintas. A primeira delas, chamada de clássica, exprime uma relação entre

A) países capitalistas e países socialistas.

B) países desenvolvidos e países não desenvolvidos.

C) países exportadores de petróleo e países não desenvolvidos.

D) países socialistas e países com economia planificada.

E) países socialistas e países produtores de bens primários.

ver resposta


Questão 2

Na fase clássica da Divisão Internacional do Trabalho, as antigas colônias da América Latina, como o Brasil, estabeleceram uma relação de fornecimento de

A) tecnologia da informação para as nações capitalistas.

B) bens industrializados para os países desenvolvidos.

C) bens primários para os países desenvolvidos.

D) material bélico para os países pouco industrializados.

E) armamentos militares para as potências globais.

ver resposta


Questão 3

A nova Divisão Internacional do Trabalho surgiu no contexto geopolítico da Nova Ordem Mundial e marca a relação comercial entre os

A) países socialistas e países capitalistas.

B) países socialistas e países de economia planificada.

C) países desenvolvidos e países de economia planificada.

D) países desenvolvidos e países de economia de mercado

E) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos industrializados.

ver resposta


Questão 4

Na nova Divisão Internacional do Trabalho, os países desenvolvidos exercem uma função de superioridade na cadeia comercial. Essa característica é dada pelo

A) emprego de máquinas e equipamentos na agricultura.

B) domínio de tecnologias de produção e informação.

C) comércio concentrado na produção de bens primários.

D) investimentos na mineração de metais preciosos.

E) extrativismo vegetal para fabricação de bens secundários.

ver resposta


Questão 5

A Divisão Internacional do Trabalho marca as relações comerciais entre os diferentes países do globo. Nas últimas décadas, as trocas comerciais globais foram intensificadas, mediante o desenvolvimento de

A) redes de transportes e comunicações.

B) ligações ferroviárias de longa distância.

C) criação de legislações protecionistas.

D) mecanismos de produção sustentáveis.

E) grandes áreas de produção agrícola.

ver resposta


Questão 6

A nova Divisão Internacional do Trabalho provocou muitas mudanças socioespaciais no planeta. Dentre essas mudanças, destaca-se o

A) aumento da população rural.

B) emprego de barreiras tarifárias entre países.

C) incremento das redes de comércio.

D) desenvolvimento homogêneo das nações.

E) investimento na agricultura de subsistência.

ver resposta


Questão 7

A Divisão Internacional do Trabalho promoveu mudanças significativas nas formas de produção das indústrias. O emprego de tecnologias e a redução de custos promoveram a demissão de trabalhadores braçais, que foram substituídos por máquinas. Qual o nome desse tipo de desemprego?

A) Sazonal.

B) Conjuntural.

C) Espacial.

D) Estrutural

E) Comercial.

ver resposta


Questão 8

No que toca à Divisão Internacional do Trabalho atual, o Brasil está devidamente classificado como

A) país subdesenvolvido industrializado e produtor de matéria-prima.

B) país desenvolvido e produtor de novas tecnologias.

C) país subdesenvolvido e exportador de bens de alta tecnologia.

D) país desenvolvido e produtor de matéria-prima.

E) país subdesenvolvido e importador de bens primários.

ver resposta


Questão 9

(Uneb 2018) Sobre a nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), é correto afirmar:

A) Iniciou-se com a Segunda Revolução Industrial e perdura até os dias atuais.

B) Expandiu-se na mesma proporção que o capitalismo comercial.

C) Obedece à dinâmica econômica e política do capitalismo industrial.

D) Teve início com a primeira Revolução Industrial, durante a fase do neoimperialismo europeu na África e na Ásia.

E) Surgiu no século XX, com a Revolução Técnico-Científica-Informacional e com a consolidação do capitalismo financeiro.

ver resposta


Questão 10

(Uespi 2011) Com relação ao tema “Divisão Internacional do Trabalho”, são feitas as considerações a seguir. Uma delas, no entanto, não corresponde à realidade. Assinale-a.

A) O centro da economia mundial representa o local do poder de comando, sendo predominantes as atividades de controle do excedente das cadeias produtivas, assim como de produção e difusão de novas tecnologias.

B) Um pequeno bloco de economias de mercado, apesar de ser dependente de tecnologia, conseguiu alcançar uma posição socioeconômica intermediária, mas ainda permanece dominado pela estrutura de poder de comando decorrente do centro capitalista mundial.

C) A combinação entre o poder militar e as formas superiores de produção na Inglaterra possibilitou a esse país uma posição de hegemonia na economia mundial ao longo do século XIX.

D) A Divisão Internacional do Trabalho não tende a expressar diferentes fases da evolução histórica do sistema capitalista, e sim as diferentes etapas da especialização dos trabalhadores, sobretudo nas indústrias.

E) As dificuldades de acesso à Segunda Revolução Industrial e Tecnológica tornaram bem mais complexas as possibilidades de transição de nações periféricas para as nações do centro capitalista.

ver resposta


Questão 11

(UEA 2019) Os processos de desconcentração espacial e especialização produtiva das indústrias remetem

A) à Divisão Internacional do Trabalho, determinada por representantes empresariais em fóruns econômicos internacionais.

B) à Lei da oferta e da procura, que orienta estratégias comerciais para a elaboração de tendências de mercado.

C) ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio, regulado pelo controle estatal de tarifas alfandegárias nos países produtores.

D) à Lei da oferta e da procura, que aproxima as linhas de produção dos seus mais importantes mercados consumidores.

E) à Divisão Internacional do Trabalho, possibilitada pelo desenvolvimento dos sistemas de transporte e de comunicação.

ver resposta


Questão 12

(Uenp 2017) Sobre as transformações do espaço agrário brasileiro nas últimas décadas, assinale a alternativa correta.

A) A modernização excludente e parcial se concentrou nas regiões Norte e Nordeste, onde predominam as monoculturas de exportação.

B) A formação de complexos agroindustriais se deu com o processo de modernização, transnacionalização e inserção da agricultura na divisão internacional do trabalho.

C) A globalização da agricultura e o aparecimento do novo rural brasileiro levaram a uma melhor distribuição de renda e participação dos pequenos produtores na economia brasileira.

D) O aumento da produção, a modernização e a mecanização das grandes culturas resultaram na ampliação da oferta de trabalho no processo produtivo.

E) O processo contínuo de industrialização promoveu melhorias nas relações de produção e, consequentemente, fortaleceu a mão de obra familiar no campo.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa B. A Divisão Internacional do Trabalho clássica é dividida em países desenvolvidos (especializados na produção de tecnologia e bens de produção) e países não desenvolvidos (especializados na produção de matéria-prima).

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa C. Conforme a Divisão Internacional do Trabalho clássica, no período de colonização da América Latina, países como Brasil, Argentina e México forneciam para as metrópoles, apenas, produtos primários.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa E. A Nova Divisão Internacional do Trabalho é marcada pelo comércio entre os países do globo e pela recente industrialização de nações, especialmente ex-colônias da América e da Ásia. Desse modo, estabelece-se uma relação de produção e comércio entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos industrializados.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa B. Na nova Divisão Internacional do Trabalho, os países desenvolvidos são especializados na concepção, produção e comercialização de novas tecnologias. O domínio dessas ferramentas permite aos países mais ricos dominar a cadeia de produção.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa A. A globalização é uma das principais características da Divisão Internacional do Trabalho, já que ela permitiu a maior produção e comercialização entre os países. O desenvolvimento da globalização tem como base as redes de transportes e comunicações, que permitem trocas de fluxos entre as nações.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa C. A Divisão Internacional do Trabalho resultou no desenvolvimento de redes de comércio entre os países, por meio de ferramentas de transporte e comunicação. Essas redes permitiram a maior intensidade das trocas comerciais, modificando a paisagem do espaço planetário.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa D. A Divisão Internacional do Trabalho resultou no maior emprego de tecnologias de produção, com vistas à diminuição dos custos. Desse modo, gerou-se o chamado desemprego estrutural, no qual a mão de obra humana é substituída por uma máquina.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa A. Na atual Divisão Internacional do Trabalho, o Brasil é devidamente classificado como país subdesenvolvido industrializado que produz bens de consumo, além de produtor de matéria-prima, como soja, milho, ferro e petróleo.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa E. A nova Divisão Internacional do Trabalho surgiu com o aumento do emprego de tecnologias na produção, assim como pelo advento da globalização, período marcado pelo incremento das redes e fluxos planetários como base nas redes de transporte e comunicações.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa D. A alternativa incorre em erro, uma vez que a Divisão Internacional do Trabalho expressa as diferentes fases do sistema capitalista, já que ela marca a divisão comercial entre os países do globo. Além disso, essa divisão reforça a desigualdade característica do sistema capitalista, uma vez que remete às diferentes formas de produção entre os países mediante suas diferenças econômicas e estruturais.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa E. A globalização permitiu a expansão das redes de transporte e comunicação e possibilitou o desenvolvimento de divisões produtivas. Esse cenário influenciou a expansão das indústrias ao redor do globo, assim como a divisão da cadeia produtiva. Desse modo, um avião que é produzido em um determinado país contém peças produzidas em vários outros países.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa B. A inclusão da agricultura na Divisão Internacional do Trabalho permitiu que esse setor se beneficiasse das redes de transporte e comunicação presentes no globo. Desse modo, as transações agrícolas foram facilitadas, cenário que culminou no aumento da produtividade e do comércio agrícola.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!