Questão 1
(PUC-PR) A humanidade, após a Revolução Industrial, vem interferindo nos ecossistemas de maneira agressiva, provocando o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.
Como consequências dessas duas alterações, citam-se as seguintes:
I. Aumento da temperatura média do nosso planeta e da penetração de raios ultravioleta;
II. Degelo das regiões polares e aumento do número de câncer de pele;
III. Eutrofização das águas fluviais e aumento das micoses de pele.
Estão corretas:
a) somente I e II.
b) somente II.
c) somente I e III.
d) somente II e III.
e) todas.
Questão 2
A destruição da camada de ozônio provoca o aumento da entrada dos raios ultravioleta na superfície terrestre em virtude da diminuição da concentração de ozônio (O³). São vários os impactos causados por essa alteração. Entre as proposições a seguir, assinale a alternativa incorreta:
a) O aumento da quantidade de raios ultravioleta pode contribuir para o aumento do aquecimento global.
b) A exposição aos raios ultravioleta pode provocar a redução de espécies de animais, bem como alterar o DNA desses seres vivos.
c) O aumento dos raios ultravioleta que atingem a superfície pode provocar o envelhecimento precoce e câncer de pele.
d) A grande quantidade de raios ultravioleta não prejudica o desenvolvimento das plantas, visto que não está associada a alterações no processo de fotossíntese.
Questão 3
Qual é o gás considerado o grande responsável pela destruição da camada de ozônio?
a) CO2 – gás carbônico
b) HFC – hidrofluorcarboneto
c) CFC - clorofluorcarboneto
d) Metano
Questão 4
Sobre o processo de destruição da camada de ozônio, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
( ) Para solucionar o problema da destruição da camada de ozônio, foi assinado o Protocolo de Kyoto, que estabeleceu metas para a redução do uso do gás CFC (clorofluorcarboneto).
( ) De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), o buraco na camada de ozônio já chegou a 31 milhões de quilômetros quadrados na região da Antártida.
( ) O gás ozônio encontra-se na camada da atmosfera conhecida como troposfera e é capaz de absorver 95% dos raios ultravioleta.
Assinale a alternativa correta:
a) FVV
b) FVF
c) FFV
d) VFV
Resposta Questão 1
LETRA A
I – Correta
II – Correta
III – Eutrofização das águas fluviais significa modificação de características biológicas, físicas e químicas. Pode ter causas naturais ou ser provocada pelo homem, sendo assim, não é uma consequência do aumento do efeito estufa e da destruição da camada de ozônio. Além disso, micoses na pele também não são causadas por esses fatores.
Resposta Questão 2
LETRA D
O aumento da quantidade de raios ultravioleta e a diminuição da camada de ozônio afetam o meio ambiente, bem como o desenvolvimento das vegetações, prejudicando o processo de fotossíntese e impactando o sistema nutritivo das plantas. O aumento da incidência dos raios UV lesiona as estruturas biológicas dos vegetais, como o DNA, alterando então o sistema fotossintético deles.
Resposta Questão 3
LETRA C
CFC (clorofluorcarboneto) é considerado o gás responsável pela destruição da camada de ozônio. Quando atinge altitudes entre 10 km e 40 km, os átomos de cloro fixam-se às moléculas de ozônio, destruindo-as e afetando, portanto, essa camada.
Resposta Questão 4
LETRA B
Falsa – Para solucionar o problema da destruição da camada de ozônio, 46 países assinaram em 1987 o Protocolo de Montreal, estabelecendo o fim da produção de qualquer substância que fosse nociva às moléculas de ozônio.
Verdadeira.
Falsa – O gás ozônio concentra-se na estratosfera.