Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre desenvolvimento sustentável

Exercícios sobre desenvolvimento sustentável

Esta lista de exercícios avaliará os seus conhecimentos sobre o conceito de desenvolvimento susten-tável, assim como as suas implicações e os seus reflexos na sociedade atual.

Questão 1

Nas últimas décadas, houve um aumento da preocupação da sociedade com as questões ambientais. No mundo atual, é cada vez mais recorrente a ocorrência de eventos climáticos extremos, assim como a diminuição da disponibilidade de recursos ambientais que são empregados nas diferentes atividades produtivas. São exemplos de fenômenos que têm gerado o aumento do debate sobre as questões relacionadas ao meio ambiente:

A) o congelamento do Ártico e a poluição das ilhas oceânicas.

B) o aumento do número de plásticos e das reservas de petróleo.

C) o nivelamento dos níveis dos oceanos e a preservação do Pantanal.

D) o enfraquecimento do El Niño e o aumento da pesca marítima.

E) o aquecimento da temperatura terrestre e as mudanças climáticas.

ver resposta


Questão 2

A emergência da questão ambiental atual remete às intensas discussões sobre o meio ambiente, do nível local ao global. Porém, esse debate tem sua origem no século passado, a partir das discussões sobre o aumento dos impactos ambientais, realizadas por organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Qual o nome do primeiro encontro das Nações Unidas que discutiu abertamente a questão ambiental?

a) Encontro das Nações Unidas para o Meio Ambiente Próspero.

b) Encontro das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Sustentabilidade.

c) Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

d) Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

e) Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano.

ver resposta


Questão 3

O conceito de desenvolvimento sustentável foi forjado por meio de intensas discussões globais. Qual alternativa melhor descreve as intenções do desenvolvimento sustentável?

A) Atender as necessidades atuais e possibilitar a preservação dos recursos para as gerações futuras.

B) Promover a utilização indiscriminada dos recursos ambientais pela população global.

C) Fomentar a desigualdade social nas regiões mais desmatadas do planeta.

D) Auxiliar na preservação somente das reservas indígenas presentes no norte brasileiro.

E) Incentivar o crescimento industrial por meio da utilização de combustíveis fósseis.

ver resposta


Questão 4

Atualmente, em virtude do comprometimento da vida no planeta, cresceu o debate, a nível internacional, sobre as questões ambientais mundias. É cada vez mais comum o estudo sobre os impactos ambientais para que haja conscientização da população e de governantes sobre a necessidade de se praticar um ________________________, que promova o desenvolvimento econômico sem comprometer o meio ambiente e a oferta de recursos naturais para o futuro.

SILVA, Thamires Olimpia. "O que é impacto ambiental?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-impacto-ambiental.htm. Acesso em 18 de fevereiro de 2021.

O termo que completa corretamente o texto acima é:

A) estudo de impacto ambiental.

B) desenvolvimento econômico.

C) crescimento demográfico.

D) aumentos das florestas.

E) desenvolvimento sustentável.

ver resposta


Questão 5

Qual o nome do documento elaborado com o apoio das Nações Unidas que empregou pela primeira vez o termo “desenvolvimento sustentável”?

A) “Luta pelo meio ambiente”.

B) “O Futuro que Queremos”.

C) “Nosso Futuro Comum”.

D) “Agenda 21”.

E) “Nosso planeta”.

ver resposta


Questão 6

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram elencados no documento “O Futuro que Queremos”, produzido na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Qual dos objetivos abaixo NÃO está presente nesse documento?

A) Redução das desigualdades.

B) Água poluída e saneamento.

C) Educação de qualidade.

D) Erradicar a pobreza.

E) Energias renováveis e acessíveis.

ver resposta


Questão 7

A partir dos seus conhecimentos sobre sustentabilidade e meio ambiente, assinale qual alternativa apresenta corretamente uma ação sustentável.

A) Separar os resíduos domésticos para a coleta seletiva.

B) Utilizar sacolas plásticas nas compras do supermercado.

C) Despejar resíduos de esgotamento doméstico nos rios.

D) Limpar os passeios públicos com água corrente.

E) Comprar produtos excessivamente embalados.

ver resposta


Questão 8

O desenvolvimento sustentável é um desafio para os diferentes países do globo. No caso do Brasil, o país enfrenta vários problemas ambientais que são obstáculos para o alcance de uma sociedade mais sustentável. Na atualidade, um grave problema ambiental do Brasil é o

A) emprego de técnicas agroecológicas de cultivo.

B) reflorestamento de áreas de nascentes de rios.

C) estudo da distribuição de espécies endêmicas.

D) incentivo à criação de reservas indígenas.

E) desmatamento provocado pela agropecuária.

ver resposta


Questão 9

(Fatec 2012) Em junho de 2012, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desse encontro foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, que apresenta como uma de suas propostas:

A) evitar o uso de recursos naturais e de matérias-primas nas indústrias para não comprometer o meio ambiente.

B) investir em pesquisas sobre alimentos geneticamente modificados com a finalidade de acabar com a fome no mundo.

C) desenvolver economicamente todas as nações para que estas possam ter o mesmo padrão de consumo dos Estados Unidos.

D) atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias necessidades.

E) incentivar os países desenvolvidos a ampliar o setor agroindustrial para garantir que não faltem alimentos para os países subdesenvolvidos.

ver resposta


Questão 10

(Ulbra 2011) Nossa sociedade desenvolveu-se econômica e socialmente a partir da criação contínua de novas necessidades, considerando nosso planeta uma fonte inesgotável de recursos. Uma das forças motrizes do crescimento insustentável está baseada na ideia de que as pessoas serão sempre mais felizes consumindo mais. Entretanto, essa concepção de desenvolvimento não poderá ser mantida por mais tempo. Se não forem tomadas decisões urgentes e implementadas medidas de alcance global visando à sustentabilidade, correremos o sério risco de perda de bem-estar e estaremos cada vez mais suscetíveis a catástrofes ecológicas (DALY, 2005).

O desenvolvimento sustentável da economia exige:

A) a satisfação contínua de demandas energéticas individuais e coletivas; a importação de espécies exóticas para a preservação da biodiversidade nativa; a utilização de áreas de proteção permanente para a silvicultura.

B) o desenvolvimento e a utilização de tecnologia sofisticada para extração de combustíveis fósseis em águas profundas; a ampliação da fronteira agrícola a fim de aumentar a produtividade de alimentos; a ampliação do mercado de consumo de bens tecnológicos.

C) a exploração de recursos renováveis de forma a não exceder a capacidade do ecossistema de regenerá-los; o uso limitado dos recursos naturais e a absorção de seus rejeitos pelo ecossistema; o consumo planejado de recursos não renováveis e sua substituição por renováveis.

D) a ampliação da fronteira agrícola para o aumento da produção de matrizes energéticas renováveis; um modelo de desenvolvimento baseado na satisfação de novas necessidades de cada cidadão; o manejo de áreas de alto grau de endemismo.

E) A manutenção dos níveis médios de consumo dos países desenvolvidos; a introdução e o manejo de populações de espécies exóticas a fim de preservar espécies nativas endêmicas; uma política do uso dos recursos naturais voltada aos interesses nacionais.

ver resposta


Questão 11

(UFTM 2013) Os últimos quarenta anos foram marcados pela intensificação das discussões sobre o modelo de desenvolvimento econômico, as formas de uso dos recursos naturais e a necessidade de preservação da natureza. São exemplos de reuniões internacionais que tiveram como principal propósito definir estratégias para a promoção de um “desenvolvimento sustentável” em escala mundial:

A) a Conferência de Estocolmo, a Eco 92 e a Rio+20.

B) a Eco 92, a Conferência de Estocolmo e o Fórum Econômico Mundial.

C) a Rio+20, o Fórum Social Mundial e o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.

D) o Fórum Econômico Mundial, a Eco 92 e o Fórum Social Mundial.

E) a Conferência de Kyoto, o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares e a Rio+20.

ver resposta


Questão 12

(IFSP 2013) Em junho de 2012, no Rio de Janeiro, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Durante o evento, mais de 45 mil pessoas, incluindo representantes de 188 países, se reuniram para discutir estratégias e atitudes que tem como objetivo proteger o futuro do planeta. Uma das principais conclusões apresentadas no “Relatório Rio+20: o modelo brasileiro”, documento oficial produzido no fim da conferência, é que “a mudança dos padrões de produção e consumo será determinante para se alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável nas próximas décadas”.

Um exemplo de mudança nos padrões de produção e consumo que contribuirá para o desenvolvimento sustentável é

A) a redução do uso de fontes alternativas de energia, como usinas eólicas, coletores solares e queima de biogás, pois estas são ineficazes na produção de energia elétrica.

B) a redução da produção de resíduos sólidos e químicos nas indústrias e residências, os quais deverão ser produzidos na menor quantidade possível, além de receber tratamento adequado.

C) o aumento da emissão de poluentes atmosféricos emitidos pelas indústrias e meios de transporte, uma consequência do aumento da produção industrial e do crescimento da frota de veículos.

D) o aumento do consumo de água tanto nas residências quanto na produção agropecuária e industrial, pois se trata de um recurso natural renovável.

E) o aumento do consumo impulsivo de produtos, especialmente os importados, pois o acúmulo de bens desnecessários contribui para melhorar a economia de outros países.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa E. Na atualidade, a sociedade tem refletido mais sobre as questões ambientais, em especial porque os reflexos das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura terrestre, estão cada vez mais presentes no cotidiano das populações. Desse modo, cresce o debate sobre as políticas ambientais e, claro, sobre o desenvolvimento sustentável.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa E. A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano foi realizada em 1972, na cidade de Estocolmo (Suécia). Ela foi a primeira conferência mundial realizada pela Organização das Nações Unidas que tratou de maneira direta sobre as questões ambientais de forma global. Na época, a grande preocupação era o impacto das atividades industriais promovidas pelos países desenvolvidos.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa A. O conceito de desenvolvimento sustentável está atrelado à ideia de crescimento econômico, com respeito aos preceitos ambientais e às questões sociais. Dessa forma, o seu entendimento está baseado no atendimento das necessidades da sociedade atual com relação aos recursos naturais, mas sem que esse consumo atrapalhe o futuro das próximas gerações.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa E. O conceito que se encaixa corretamente no enunciado da questão é o de desenvolvimento sustentável. Ele remete à promoção do desenvolvimento econômico em conjunto com as questões ambientais e sociais, sem que haja um volume exacerbado de predação da natureza.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa C. No ano de 1987, foi elaborado o documento “Nosso Futuro Comum”, um desdobramento da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, que foi realizada em 1972, na cidade de Estocolmo (Suécia). Esse documento representou, pela primeira vez, a mobilização global com relação às questões ambientais, sendo estabelecido o termo desenvolvimento sustentável.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa B. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) foi realizada no Rio de Janeiro (Brasil), em 2012. Nessa conferência foi elaborado um conjunto de objetivos para alcançar o desenvolvimento sustentável. No caso da alternativa incorreta, na verdade o documento indica como objetivo a garantia de água potável e de saneamento.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa A. A separação dos resíduos domésticos para a coleta seletiva é uma alternativa sustentável, uma vez que o lixo pode ser separado em rejeitos orgânicos e recicláveis, sendo utilizados para outros fins, como a compostagem e a reciclagem.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa E. Na atualidade, o desmatamento é um grave problema ambiental enfrentado pelo Brasil. O desmate ocorre por meio de queimadas e corte direto, resultando na perda da biodiversidade, na redução da infiltração e na perda de qualidade do solo. Ele é motivado, em especial, pelo avanço da fronteira agrícola em biomas como o Cerrado e Amazônia.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa D. A alternativa apresenta o conceito de desenvolvimento sustentável, que evoca a importância do crescimento econômico atrelado à capacidade ambiental do planeta e à emergência das questões sociais. Há nessa visão uma preocupação clara dos organismos internacionais com o futuro das próximas gerações do planeta.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa C. O desenvolvimento sustentável prevê a utilização racional dos recursos naturais, uma vez que há a necessidade de se estabelecer relações sustentáveis, na tentativa de garantir para as próximas gerações o acesso aos recursos da natureza conforme as suas necessidades, sem que isso comprometa os sistemas ambientais globais.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa A. Os três principais encontros mundiais que tiveram como pautas principais a promoção de um desenvolvimento sustentável são a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, na cidade de Estocolmo (Suécia); a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92), realizada no Rio de Janeiro (Brasil), em 1992; e a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada no Rio de Janeiro (Brasil), em 2012.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa B. O lixo é uma questão central nos debates atuais sobre meio ambiente global. Desse modo, há a necessidade de se promover políticas internacionais de redução da produção de resíduos, assim como de tratamento adequado, de preferência por meio de reciclagem, dos que são produzidos pela ação humana.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Elipse

    Resolva nossos exercícios sobre elipse para fixar seus conhecimentos!
  • Uso dos porquês

    Que tal exercitar seus conhecimentos sobre os porquês? Responda!
  • Verbos

    O quanto você conhece sobre verbos? Nossas questões te colocam à prova!