Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre crescimento populacional

Esta lista de exercícios sobre crescimento populacional avaliará seus conhecimentos sobre o crescimento da população em nível nacional e em nível mundial.

Questão 1

Quais são as duas grandes formas de crescimento de uma população?

A) Crescimento absoluto e taxa de mortalidade.

B) Crescimento vegetativo e crescimento migratório.

C) Crescimento relativo e taxa de longevidade.

D) Crescimento migratório e crescimento negativo.

E) Crescimento vegetativo e taxa de mortalidade.

Questão 2

Assinale a alternativa que aponta corretamente o conceito de crescimento natural ou vegetativo:

A) É a subtração da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade infantil.

B) É o resultado da média das taxas demográficas de nascimentos e mortes.

C) É a adição da taxa de longevidade à taxa de mortalidade nacional.

D) É o cálculo da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

E) É a soma de todas as taxas demográficas de fecundidade de uma nação.

Questão 3

Em determinado território, houve um saldo migratório positivo. Esse termo demográfico indica que

A) a taxa de emigração de anos anteriores foi classificada como negativa.

B) a taxa de migração é considerada acima da média em termos mundiais.

C) o número de imigrantes foi maior do que o registrado nos últimos anos.

D) o número de entrada de migrantes é superior ao de saída de migrantes.

E) o aumento da população ocorreu somente pela chegada de emigrantes.

Questão 4

A taxa que indica a quantidade de anos que se espera que uma pessoa possa viver, em consideração aos fatores políticos, econômicos e sociais, é chamada de

A) taxa de natalidade.

B) taxa de longevidade.

C) taxa de mortalidade.

D) índice de Gini.

E) índice de renda.

Questão 5

Assinale a alternativa que aponta um motivo da estabilização do crescimento populacional brasileiro:

A) a diminuição do número de filhos por mulher.

B) a queda da renda das famílias brasileiras.

C) a retração do êxodo rural da população local.

D) o crescimento da mortalidade infantil.

E) o aumento do número de refugiados no país.

Questão 6

No Brasil, um elemento importante para o crescimento da população do país foi a

A) elevação das taxas de mortalidade da população infantil.

B) saída da população do campo em direção às cidades.

C) precarização das infraestruturas de saneamento básico.

D) diminuição da industrialização dos centros urbanos.

E) retração da renda mensal da população do tipo urbana.

Questão 7

A movimentação de migrantes é um fator importante para o crescimento de uma população. São polos atrativos de migrantes os países

A) comunistas.

B) desenvolvidos.

C) periféricos.

D) subdesenvolvidos.

E) socialistas.

Questão 8

Qual o continente que registra as maiores taxas locais de crescimento natural da população da atualidade?

A) Ásia

B) África

C) América

D) Europa

E) Oceania

Questão 9

(Ufac) Sobre o crescimento da população brasileira, é correto afirmar que:

A) A variação nas taxas de natalidade e de mortalidade não refletiu no crescimento da população.

B) Não houve uma redução gradual nas taxas de fecundidade, ou seja, da redução do número de filhos por mulher.

C) A inserção da mulher no mercado de trabalho permitiu que as famílias aumentassem o número de filhos em razão das facilidades em educar.

D) Todas as Unidades da Federação entre 1980 e 2000 tiveram um aumento de população, em alguns casos chegando a triplicar como aconteceu com o Acre.

E) Entre o primeiro recenseamento oficial do Brasil, realizado em 1872, até o Censo de 2000, verificou-se o aumento constante da população brasileira, que chegou a crescer dez vezes no século XX (1901-2000).

Questão 10

(Unicentro) Há urbanização quando a população no meio urbano cresce a taxas maiores que o crescimento da população total, ou quando a população urbana cresce mais velozmente que a população rural. No Brasil, o processo acelerado de urbanização correspondeu ao período de intensa industrialização do pós-guerra. Sobre a urbanização brasileira, assinale a alternativa correta.

A) A formação de uma economia de mercado de âmbito nacional, polarizada pelas indústrias implantadas no Sudeste, foi o pano de fundo desse movimento de urbanização.

B) É considerada urbana toda a população residente nas sedes de município, excluindo-se aquelas localizadas em distritos, patrimônios, bairros ou vilas.

C) Desde 1970, quando chegou a 41 milhões, a população rural brasileira vem crescendo, equiparando-se à população urbana.

D) A migração rural-urbana tem como condição prévia a formação de uma superpopulação relativa na área urbana.

E) O processo de urbanização que ocorreu no Brasil não tem relação com o êxodo rural, ou seja, com a saída da população da área rural para as cidades.

Questão 11

(IFBA) Sobre a dinâmica e o crescimento da população brasileira, é correto afirmar:

A) A população brasileira apresenta elevado número de pessoas em idade produtiva devido ao crescimento populacional ocorrer segundo uma progressão geométrica.

B) As melhorias de saneamento efetuadas nos territórios urbanos das regiões metropolitanas nos anos trinta, com o governo de Getúlio Vargas, contribuíram para reduzir as taxas de crescimento demográfico do Brasil.

C) A dinâmica atual da população brasileira reflete as condições do Brasil como país emergente, considerando seu potencial populacional e alteração no regime demográfico, com redução da base da pirâmide e aumento no número de adultos e idosos.

D) O crescimento vegetativo brasileiro caracteriza-se como explosão demográfica entre os jovens da periferia, uma vez que os índices de mortalidade da população masculina está relacionado ao uso de drogas e à violência.

E) Devido à globalização, alguns países, entre eles o Brasil, tem se caracterizado por apresentar uma dinâmica demográfica fortemente influenciada pela conjuntura econômica internacional, ora se colocando como país de emigração, ora se colocando como país de imigração.

Questão 12

(Univesp) De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos dias de hoje, a população brasileira está perto de atingir os 210 milhões de habitantes. Porém, apesar de seu crescimento contínuo, a população brasileira segue a tendência mundial de declínio da taxa de crescimento. O crescimento da população brasileira, nas duas últimas décadas, está ligado principalmente

A) ao grande fluxo migratório registrado nesse período, principalmente de refugiados armênios, africanos e centro-americanos.

B) ao aumento da taxa de mortalidade que, nesse período, superou a taxa de natalidade, aliado à redução da expectativa de vida.

C) à positividade da taxa de crescimento vegetativo, que é calculada pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, ocorrida nesse período.

D) ao aumento constante da taxa de fecundidade nesse período, que é a estimativa do número de filhos por mulher, em média, durante seu período reprodutivo.

E) à proibição, nesse período, do uso de métodos contraceptivos, aliada à repressão às clínicas clandestinas de aborto e ao incentivo ao aumento da taxa de natalidade.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa B

O crescimento de uma população dá-se de duas grandes formas: o crescimento vegetativo, que é a diferença entre a natalidade e a mortalidade; e o crescimento migratório, que é o saldo positivo de migrantes em uma população.

Resposta Questão 2

Alternativa D

O chamado crescimento natural ou vegetativo, uma das formas de crescimento da população, é fruto da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma população.

Resposta Questão 3

Alternativa D

O saldo migratório positivo é o termo que indica que, em determinada localidade, houve um número de entrada de migrantes maior do que o de saída de migrantes.

Resposta Questão 4

Alternativa B

A taxa de longevidade, também chamada de expectativa de vida média ao nascer, indica o número potencial de anos que um indivíduo pode viver em determinado território.

Resposta Questão 5

Alternativa A

A diminuição do número de filhos por mulher, em razão de variáveis socioeconômicas diversas, foi um dos principais fatores que contribuíram para a diminuição do crescimento populacional brasileiro.

Resposta Questão 6

Alternativa B

O êxodo rural da população brasileira, do campo para as cidades, melhorou as condições de vida da população local e, consequentemente, gerou a diminuição da mortalidade e o aumento da longevidade.

Resposta Questão 7

Alternativa B

Os países mais desenvolvidos, com melhores condições de emprego e renda, são polos importantes para a atração de migrantes em nível mundial. São exemplos: Estados Unidos e Alemanha.

Resposta Questão 8

Alternativa B

A África é o continente que registra na atualidade a maior taxa de número de filhos por mulher. Esse indicador influencia diretamente no crescimento da população local, já que resulta em uma elevada taxa de natalidade.

Resposta Questão 9

Alternativa E

O crescimento da população brasileira foi muito forte, especialmente no século XX, em razão de fatores como o aumento da urbanização e da industrialização.

Resposta Questão 10

Alternativa A

O crescimento da população brasileira teve como um dos seus motores principais a urbanização, fortemente vinculada à porção centro-sul do Brasil, onde se concentra a maior parte da população do país na atualidade.

Resposta Questão 11

Alternativa C

Atualmente, o Brasil passa por uma transição demográfica, comumente associada aos demais países emergentes. Esse cenário é fruto da diminuição da taxa de natalidade e da elevação da taxa de longevidade.

Resposta Questão 12

Alternativa C

A população brasileira cresceu, nos últimos anos, especialmente em razão da taxa de natalidade positiva, ou seja, do maior número de nascimentos em relação ao número de mortes da população local.


Leia o artigo