Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre classificação dos solos

Com estes exercícios sobre classificação dos solos, é possível testar seus conhecimentos sobre a importância do tipo de rocha, umidade e temperatura na gênese dos solos.

Questão 1

Em relação à origem dos solos, podemos classificá-los em dois grupos: aluviais e eluviais. Sobre essa categorização, avalie as proposições a seguir:

I) A classificação dos solos, com relação à sua origem, é determinada pelo local de procedência da rocha que, após o processo de intemperismo, constitui esse solo.

II) Os solos eluviais são formados a partir de rochas transportadas pela chuva e vento para os locais onde o solo será formado.

III) Quando a rocha que se decompôs e se alterou para a formação do solo encontra-se no mesmo local do solo, esse tipo de solo é chamado de eluvial.

Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

a) F, V, V

b) V, V, F

c) V, F, V

d) V, V, F

e) F, F, F

Questão 2

Os solos também podem ser categorizados de acordo com a influência externa em zonais, intrazonais e azonais.

Assinale a alternativa que contém apenas solo do tipo zonal:

a) latossolos, podzóis e desérticos.

b) desérticos, podzóis e salinos.

c) solos de pradaria, hidromórficos e halomórficos.

d) podzóis, solos de pradaria e salinos.

e) salinos, halomórficos e hidromórficos.

Questão 3

Esse tipo de solo é pouco desenvolvido e muito raso e divide-se em solos aluviais e litossolos. A que tipo nos referimos?

a) hidromórficos

b) azonais

c) intrazonais

d) zonais

e) eluviais

Questão 4

Os solos zonais são maduros, bem delineados e profundos. Sobre essa categoria de solos, avalie as proposições a seguir.

I. Característicos dos climas quentes e úmidos, os latossolos possuem profundidades superiores a dois metros, e sua fertilidade é comprometida pelo intemperismo químico intenso;

II. Os solos de pradarias são ricos em cálcio e matérias orgânicas, por isso, são extremamente férteis e muito aproveitados para o desenvolvimento de atividades agrícolas.

III. Típicos das regiões quentes, os podzóis são uma subdivisão dos solos zonais.

IV. Os solos desérticos são rasos e com fertilidade comprometida. Típicos das regiões de clima quente e com baixa umidade, são também classificados como zonais.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e III.

b) II e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) I, II e IV.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra C

Ao contrário do que propõe a afirmativa II, são os solos aluviais que são formados por rochas localizadas em outros lugares.

Resposta Questão 2

Letra A

Os solos do tipo zonal são os solos de pradarias, latossolos, podzóis e desérticos. São solos maduros, bem delineados e profundos.

Resposta Questão 3

Letra B

Os solos azonais estão em processo de formação. São rasos e “pedregosos”, não possuindo todos os horizontes ou camadas. A rocha de origem ainda está em processo de intemperização.

Resposta Questão 4

Letra E

Ao contrário do que afirma a alternativa III, os podzóis são de climas frios e temperados. As estações do ano bem definidas, com chuvas moderadas, permitem o acúmulo de minérios, húmus e matéria orgânica.


Leia o artigo