Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre chuva ácida

Exercícios sobre chuva ácida

Esta lista de exercícios medirá os seus conhecimentos sobre os principais elementos que caracterizam as causas e consequências da chuva ácida no Brasil e no mundo.

Questão 1

Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de chuva ácida:

a) É a ocorrência de precipitações em zonas polares do mundo.

b) É o evento chuvoso causado pela formação de frentes frias.

c) É a presença de chuvas fortes em áreas muito montanhosas.

d) É a precipitação que apresenta um elevado índice de acidez.

e) É a chuva fruto do baixo volume de poluentes atmosféricos.

ver resposta


Questão 2

As chuvas ácidas ocorrem prioritariamente em áreas

a) caracterizadas pela presença de mineradoras.

b) formadas por pequenas comunidades rurais.

c) densamente povoadas e muito industrializadas.

d) marcadas pelo setor primário da economia.

e) compostas por pequenas cidades e povoados.

ver resposta


Questão 3

Assinale um centro urbano brasileiro que ficou conhecido no final do século XX pela recorrência de chuvas ácidas no seu território:

a) Cuiabá (Mato Grosso).

b) Teresina (Piauí).

c) Cubatão (São Paulo).

d) Catalão (Goiás).

e) Manaus (Amazonas).

ver resposta


Questão 4

Uma consequência das chuvas ácidas no meio urbano é a

a) alteração do fluxo dos cursos de água urbanos.

b) supressão da vegetação nativa das encostas locais.

c) modificação das planícies dos rios das cidades.

d) acentuação da temperatura em partes das cidades.

e) corrosão de estruturas dos equipamentos urbanos.

ver resposta


Questão 5

No meio rural, os principais impactos relativos à chuva ácida estão atrelados à

a) destruição de boa parte das plantações.

b) elevação do nível freático no subsolo.

c) acentuação do processo de erosão.

d) remoção dos agrotóxicos das plantas.

e) compactação das estruturas geológicas.

ver resposta


Questão 6

A chuva ácida é considerada um problema ambiental. Uma ação humana que pode desencadear a ocorrência de chuvas ácidas é a

a) exploração de minerais.

b) remoção da vegetação.

c) predação de animais.

d) produção de alimentos.

e) ocorrência de queimadas.

ver resposta


Questão 7

Assinale a alternativa que apresenta zonas de ocorrência de chuva ácida tradicionais no mundo:

a) América do Norte e Europa.

b) América do Norte e África.

c) Oriente Médio e Europa.

d) Sudeste Asiático e Oceania.

e) Amazônia e América Central.

ver resposta


Questão 8

Em relação à saúde da população, a chuva ácida causa impactos como

a) proliferação de bactéricas e doenças virulentas.

b) contaminação da água e problemas respiratórios.

c) alteração da vegetação e insuficiências renais.

d) emissão de gases tóxicos e aumento de cânceres.

e) modificação dos alimentos e doenças cardíacas.

ver resposta


Questão 9

(Univap 2017) Em janeiro de 2016, um incêndio no Porto de Santos atingiu cerca de 80 contêineres com diferentes tipos de produtos químicos. Segundo especialistas, a fumaça carregada de resíduos químicos pode provocar um fenômeno típico das regiões com alta concentração industrial. O fenômeno descrito, no texto, é denominado

a) chuva ácida.

b) efeito estufa.

c) ilha de frescor.

d) ilha de calor.

e) inversão térmica.

ver resposta


Questão 10

(Sebrea SP 2019) A emissão de poluentes no ar causa uma série de efeitos nocivos ao homem e à natureza, dentre eles a chuva ácida, que, no Brasil, tem como principal área de ocorrência a(o):

a) Floresta Amazônica.

b) Caatinga.

c) Eixo Rio-São Paulo.

d) Pantanal.

e) Pampa gaúcho.

ver resposta


Questão 11

(Cesmac 2015) Um homem adulto inspira, por dia, cerca de 10 mil litros de ar e consome aproximadamente 400 litros de oxigênio. Assim, o ar atmosférico precisa ser puro, ou conter o mínimo de impurezas para que não provoque danos à saúde dos seres humanos. A luta contra a poluição atmosférica deve ser constante. As afirmativas a seguir referem-se a esse tema; contudo, uma delas não corresponde à realidade. Assinale-a.

a) A poluição atmosférica corresponde à introdução de qualquer matéria ou mesmo energia que venha alterar as propriedades dessa atmosfera, podendo afetar a saúde das espécies vivas que dependem ou têm contato com o ar atmosférico.

b) A poluição atmosférica sobre grandes áreas urbanas, como, por exemplo, as cidades do México, de Santiago do Chile e de São Paulo, aumenta, consideravelmente, quando se instala sobre elas uma situação atmosférica de forte instabilidade do ar.

c) A poluição do ar atmosférico não se limita exclusivamente aos locais onde é produzida, como, por exemplo, uma avenida ou um distrito industrial. Ela pode, muitas vezes, chegar a deslocar-se por longas distâncias, a partir da interferência da circulação atmosférica que desloca o ar de áreas de altas pressões para as áreas de baixas pressões.

d) Os poluentes do ar atmosférico podem ser divididos em quatro grupos, segundo a origem: os de origem natural, os originados pelo transporte humano, os originados pela combustão, decorrentes do aquecimento urbano, e os originados pelas atividades industriais.

e) A chuva ácida, que é um grave problema ambiental, resulta da dissolução, nas nuvens e gotas de chuva, de poluentes atmosféricos, derivados do dióxido de enxofre e do dióxido de nitrogênio. Tais gases reagem com a água, originando ácidos, como, por exemplo, o ácido sulfúrico.

ver resposta


Questão 12

(Enem 2011) Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.

Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência

a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação dos lagos.

b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.

c) a destruição da fauna e da flora, e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.

d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.

e) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra D

As chuvas ácidas são caracterizadas pelo elevado volume de acidez presente na água precipitada. Essa acidez é proveniente principalmente de ácido sulfúrico e de ácido nítrico dissolvidos na água.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra C

As chuvas ácidas são características de zonas muito povoadas e industrializadas. A poluição proveniente dessas zonas é o principal componente de formação das chuvas ácidas.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra C

A cidade de Cubatão, localizada no litoral do estado de São Paulo, era uma das principais localidades brasileiras atingidas pela chuva ácida. Tal fenômeno era justificado pelo grande número de indústrias altamente poluentes instaladas nessa cidade paulista.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra E

A acidez da água da chuva precipitada provoca vários impactos nos elementos naturais e humanos. A corrosão de estruturas urbanas, como edifícios e monumentos, é uma consequência desse fenômeno.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Letra A

A chuva ácida, no meio rural, provoca grandes impactos nas espécies vegetais e animais. Um exemplo desse cenário é a destruição de plantações em razão do alto teor de acidez presente na água precipitada.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Letra E

A ocorrência de queimadas, por meio da liberação de poluentes atmosféricos, contribui de forma ativa para a ocorrência de chuva ácida. Esse fenômeno é comum em regiões que registram alto volume de queimadas, como a Amazônia.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Letra A

A América do Norte e a Europa são zonas do planeta com grandes aglomerações populacionais e forte presença de indústrias altamente poluentes. Sendo assim, são regiões onde a ocorrência de chuvas ácidas é comum.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Letra B

A chuva ácida, assim como outros problemas ambientais, provoca efeitos danosos na saúde da população. São exemplos desses efeitos a contaminação de água potável disponível para a população e o agravamento de problemas respiratórios nas pessoas.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Letra A

A chuva ácida é o fenômeno descrito no enunciado da questão, uma vez que ele retrata o papel dos poluentes atmosféricos na formação de chuvas com elevado teor de acidez.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Letra C

O eixo Rio-São Paulo é a principal zona de ocorrência de chuva ácida no Brasil, uma vez que é onde está concentrada boa parte da população e da indústria do país. Essas duas características influenciam diretamente na formação de chuvas ácidas.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Letra B

A chuva ácida não está ligada às instabilidades atmosféricas, mas sim à influência das ações humanas no meio natural. Esse fenômeno é causado pela grande concentração de poluentes na atmosfera.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Letra A

As consequências da chuva ácida estão ligadas ao papel da acidez da água precipitada no meio. Sendo assim, é comum durante o evento de chuva ácida a deterioração de equipamentos urbanos diversos, bem como de ambientais naturais, como a vegetação e a hidrografia.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Elipse

    Resolva nossos exercícios sobre elipse para fixar seus conhecimentos!
  • Uso dos porquês

    Que tal exercitar seus conhecimentos sobre os porquês? Responda!
  • Verbos

    O quanto você conhece sobre verbos? Nossas questões te colocam à prova!