Questão 1
(UFPB-2010) A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, por emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, proveniente de diversos combustíveis fósseis e de veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.
Considerando essas informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é
a) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.
b) irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.
c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, em decorrência da utilização maciça de carvão mineral.
d) inexistente, pois o carvão mineral utilizado para geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.
e) intenso nos grandes centros urbanos, em decorrência do aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.
Questão 2
(PUC-RS) Especialistas observam que, nas últimas décadas, obras de arte expostas em praças públicas na Itália estão sofrendo um acentuado desgaste. É mais provável que essa situação esteja relacionada
a) à ação de visitantes despreparados para a contemplação das obras de arte.
b) ao fenômeno El Niño, que aumenta a concentração de chuvas no verão.
c) às ondas de frio que têm assolado o continente nos últimos invernos.
d) ao aquecimento global.
e) às chuvas ácidas.
Questão 3
A chuva ácida é um fenômeno provocado pela poluição atmosférica. Sobre esse fenômeno, assinale a alternativa INCORRETA:
a) As chuvas, normalmente, contêm um grau de acidez, porém não agridem o meio ambiente. Portanto, toda chuva é ácida e tem pH naturalmente abaixo de 5,6.
b) As maiores ocorrências de chuvas ácidas, até 1990, eram nos Estados Unidos.
c) É chamada de chuva ácida toda chuva que apresenta pH maior que 4,5.
d) As chuvas ácidas reagem com carbonatos como o mármore, provocando o desgaste de monumentos históricos e de obras de arte.
Questão 4
Assinale a alternativa que indica a causa das chuvas ácidas:
a) Massas de ar quentes e úmidas que se instalam em uma determinada região.
b) Queima de combustíveis fósseis por automóveis e indústrias, que lança gases poluentes à atmosfera.
c) Formação de ilhas de calor nos grandes centros urbanos.
d) Desflorestamento de áreas destinadas à agropecuária.
Respostas
Resposta Questão 1
LETRA C
As chuvas ácidas no Brasil são intensas em algumas áreas, como nos polos siderúrgicos, porque, nessas áreas, ocorre a queima de carvão mineral, que libera gases poluentes à atmosfera. Esses gases reagem com o vapor d'água e podem originar ácido sulfúrico, formando as chuvas ácidas.
Resposta Questão 2
LETRA E
A maioria dos monumentos históricos são feitos de mármore (carbonatos) e de pedra-sabão. As chuvas ácidas são formadas quando óxidos de nitrogênio, dióxido de carbono e dióxido de enxofre reagem com o vapor d'água formando ácido nítrico e ácido sulfúrico. A chuva e os monumentos contêm sais sulfatos e nitratos, que são solúveis em água. Sendo assim, a chuva ácida reage com os carbonatos e, literalmente, dissolve os monumentos históricos e as obras de arte.
Resposta Questão 3
LETRA C
As chuvas são consideradas ácidas quando apresentam PH menor que 4,5.
Resposta Questão 4
LETRA B
As chuvas ácidas são provocadas pela queima de combustíveis fósseis por indústrias e automóveis. Após a Revolução Industrial, a queima de combustíveis fósseis passou a ser mais frequente, aumentando a poluição atmosférica e provocando as chamadas chuvas ácidas.