Questão 1
(…) Estou ligado a cabo a tudo que acaba de acontecer
Propaganda é a arma do negócio
No nosso peito bate um alvo muito fácil
Mira à laser. Miragem de consumo
Latas e litros de paz teleguiada
Estou ligado a cabo a tudo que eles têm pra oferecer
O céu é só uma promessa
Eu tenho pressa, vamos nessa direção
Atrás de um sol que nos aqueça
Minha cabeça não aguenta mais.
Tu me encontrastes de mãos vazias
E eu te encontrei na contramão
Na hora exata, na encruzilhada, na highway da superinformação
Estamos tão ligados, já não temos o que temer.
GESSINGER, H; CASARIN, P. “A Promessa”. Simples de Coração, Engenheiros do Hawaii. Rio de Janeiro: BMG, 1995.
Sobre os versos apresentados na música acima e o contexto da sociedade no Capitalismo Informacional, assinale a alternativa correta:
a) A “highway da superinformação” destacada na letra da música é uma referência implícita ao sistema fordista de superprodução industrial do capitalismo informacional.
b) A frase “propaganda é a arma do negócio” pode ser entendida como o aumento da publicidade diante da melhoria da comunicação na era informacional.
c) “Estamos tão ligados, já não temos o que temer” pode-se relacionar com a feição atual da era informacional, que garante uma maior segurança às pessoas.
d) A frase “estou ligado a cabo a tudo que eles têm pra oferecer” representa a maior receptividade espontânea do público consumidor diante das inovações tecnológicas atuais.
e) O trecho “latas e litros de paz teleguiada” referenda o fato de os avanços técnicos permitirem uma maior estabilidade internacional e a promoção da paz entre os povos.
Questão 2
Com os avanços técnicos, o capitalismo reinventou-se e passou a viver naquilo que muitos autores consideram como a sua era informacional, marcada pela evolução tecnológica que se materializou, principalmente, nos meios de transporte e comunicação. Essa transformação gerou uma profunda modificação na forma como se produz o espaço geográfico.
O principal motor técnico e histórico que permitiu a formação do Capitalismo Informacional foi:
a) a globalização
b) o fim do mercado financeiro
c) a revolução na publicidade
d) a invenção da biotecnologia
e) a terceira revolução industrial
Questão 3
Diálogo entre Mafalda e Susanita sobre a evolução tecnológica
QUINO, J. L. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Apesar de as mudanças da era tecnológica e do capitalismo informacional não atenderem as expectativas de Mafalda ao final do diálogo da tirinha acima, podemos dizer que essa etapa de desenvolvimento provoca modificações:
a) nos padrões de consumo, reduzindo-os.
b) na produção têxtil, diversificando-a.
c) no mundo do trabalho, flexibilizando-o.
d) nos padrões da moda, massificando-os.
e) na lógica de mercado, restringindo-a.
Questão 4
(UNAMA)
Com o advento da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica ou Revolução Informacional, o capitalismo atinge sua fase informacional-global. Isso ocorre no pós-Segunda Guerra, sobretudo a partir dos anos 70 do século XX, com a expansão de empresas multinacionais e diversas tecnologias no espaço mundial.
(Adaptado de Moreira, J.C e Sene, E. Geografia do Ensino Médio, p. 174)
Sobre o assunto, é correto afirmar que
a) nessa fase do capitalismo, os países tornam-se cada vez mais vulneráveis aos interesses das grandes corporações internacionais, fato associado à crescente circulação de capitais, mercadorias, informações e pessoas, características importantes do processo de globalização.
b) a característica mais importante e fundamental dessa etapa do desenvolvimento capitalista é a crescente importância do conhecimento, fato que tem gerado maior interdependência entre os países e diminuído a desigualdade econômica e social entre as nações.
c) nessa fase do capitalismo, ocorre uma verdadeira “guerra” nas bolsas de valores e mercados futuros em diversos países do mundo como também em outros setores econômicos. Este período é também caracterizado pela igualdade competitiva entre empresas de países pobres e ricos.
d) no capitalismo globalizado, a intensificação dos fluxos comerciais no espaço mundial é intensa e harmônica. Os produtos são transportados por enormes navios, trens, caminhões e aviões, que circulam por modernas e intricadas redes que cobrem grandes extensões da superfície terrestre.
Resposta Questão 1
a) Incorreto – o sistema fordista não predominou no capitalismo informacional, dando lugar ao toyotismo, e, tampouco, caracterizou a era da informação.
b) Correto – a propaganda vista como “arma do negócio” representa o poderio dos meios publicitários durante o capitalismo informacional, onde a comunicação possui maior poder e representatividade.
c) Incorreto – a melhoria dos sistemas de informação não necessariamente promove mais segurança, que se relaciona a uma gama maior de fatores sociais.
d) Incorreto – a maior presença de propaganda não se deve a uma maior receptividade do consumidor ao consumo, mas para avisá-lo dessa suposta necessidade de consumir.
e) Incorreto – a promoção da paz não depende dos avanços técnicos, mas da coesão geopolítica internacional e de outros inúmeros fatores.
Resposta Questão 2
O capitalismo informacional, como diz o texto do enunciado, foi alavancado pela evolução tecnológica nos meios de transporte e comunicação, avanços esses creditados à Terceira Revolução Industrial, responsável pelos sistemas de informática e outros avanços.
Alternativa correta: letra E
Resposta Questão 3
Na tirinha, a expectativa da Mafalda é a emancipação da personagem Susanita, que utilizaria a evolução tecnológica para não ser apenas uma “mulher de corte e costura”. Ao final, Mafalda surpreende-se com a ideia de Susanita em comprar uma máquina de tricô.
No âmbito da era informacional do capitalismo, essa evolução tecnológica gera uma mudança na forma de produção, pois o trabalho (corte e costura, no caso) é flexibilizado pela inserção de procedimentos automáticos, como a cibernética e outros.
Alternativa correta: letra C
Resposta Questão 4
No contexto do capitalismo informacional, a expansão das empresas multinacionais ou globais tornou-se marcante, tornando o capital de diversos países – principalmente os subdesenvolvidos e emergentes – altamente dependente de sua atuação no mercado consumidor e na geração de empregos.
Alternativa correta: letra A