Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre as camadas da Terra

Exercícios sobre as camadas da Terra

Esta lista de exercícios permitirá a aferição dos seus conhecimentos sobre as camadas terrestres, assim como a compreensão da relação das camadas com os eventos geográficos.

Questão 1

O planeta Terra é formado por um conjunto de camadas externas com características distintas. No caso das atividades humanas, assim como os principais eventos geográficos, a sua ocorrência se dá na camada mais externa da Terra, chamada de:

A) núcleo.

B) crosta subterrânea.

C) crosta terrestre.

D) astenosfera.

E) manto.

ver resposta


Questão 2

A camada mais interna da Terra, chamada de núcleo, é formada por uma composição de minerais. Quais são os principais minerais que estão presentes no núcleo terrestre?

A) Ouro e prata.

B) Ferro e níquel.

C) Ferro e cálcio.

D) Níquel e prata.

E) Níquel e ouro.

ver resposta


Questão 3

Como é chamada a parte mais externa do manto terrestre, conhecida pela sua característica plástica e por influenciar a movimentação das placas tectônicas?

A) Atmosfera.

B) Hidrosfera.

C) Litosfera.

D) Biosfera.

E) Astenosfera.

ver resposta


Questão 4

A transição entre duas camadas terrestres é marcada pelas chamadas descontinuidades. Como é chamada a descontinuidade localizada entre o manto e o núcleo?

A) Mohorovicic.

B) San Andreas.

C) Crohn.

D) Gutenberg.

E) Fuji.

ver resposta


Questão 5

Qual camada da Terra é apontada como ponto de origem do magnetismo terrestre?

A) Núcleo.

B) Manto externo.

C) Litosfera.

D) Hidrosfera.

E) Astenosfera.

ver resposta


Questão 6

Com relação à divisão das camadas da Terra, assinale a alternativa correta.

A) O núcleo é a camada mais externa da Terra e possui uma superfície sólida.

B) A lava dos vulcões lançada na crosta tem a sua origem no manto terrestre.

C) A crosta terrestre é a camada mais interna da Terra e é formada por ferro.

D) O núcleo terrestre pode ser dividido em três camadas de composição distintas.

E) A astenosfera está localizada acima da crosta do planeta Terra.

ver resposta


Questão 7

A movimentação das placas tectônicas, que tem como uma de suas origens as movimentações que ocorrem nas camadas terrestres, resulta na ocorrência de:

A) furacões.

B) terremotos.

C) ilhas de calor.

D) chuva ácida.

E) tempestades.

ver resposta


Questão 8

A crosta terrestre é constituída por duas porções distintas, sendo elas:

A) biosfera e atmosfera.

B) continental e oceânica.

C) astenosfera e litosfera.

D) superior e inferior.

E) exterior e interior.

ver resposta


Questão 9

(USP - 2021) O Sistema Aquífero Guarani abrange parte dos territórios da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Possui um volume acumulado de 37.000 km3 e área estimada de 1.087.000 km2. Na parte brasileira, estende-se por oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Disponível em https://www.mma.gov.br/.

Sobre os aquíferos e seus usos para atividades humanas, é correto afirmar que:

A) ocorrem em formações geológicas que contêm água em quantidades significativas, que se movimentam no seu interior em condições naturais, permitindo seu uso para abastecimento público e estâncias turísticas de águas minerais e termais.

B) consistem em reservatórios de águas superficiais formados a partir de processos de vulcanismo e tectonismo em áreas de intensa atividade sísmica; seus fluxos são passíveis de uso na produção de energia geotérmica, obtida por meio do calor proveniente do interior do planeta Terra.

C) os aquíferos apresentam volume de águas de grandes proporções, contudo os custos de bombeamento e tratamento inviabilizam sua utilização e seus usos para atividades humanas, limitando-se atualmente à dessedentação animal.

D) os aquíferos são formados pela ação dos ventos, que acumulam areia na superfície, facilitando a infiltração e acúmulo de água nas camadas mais profundas; seus usos para atividades humanas dependem da escavação de poços muito profundos com uso de tecnologia indisponível no país.

E) os aquíferos estão em profundidades que impossibilitam seu uso para atividades humanas, incluindo aqueles usos destinados a fins menos nobres, como lavagem de calçadas e praças.

ver resposta


Questão 10

(Unespar 2016) Geologia é uma das chamadas Ciência da Terra (…). Como ciência, a Geologia procura decifrar a história geral da Terra, desde o momento em que se formaram as rochas até o presente. Um conjunto de fenômenos físicos, químicos, físico-químicos e biológicos compõe o seu complexo histórico.

(LEINS, V. AMARAL, S. E. Geologia Geral. 12. Ed. São Paulo; Nacional, 1995. P.3)

Com relação à Geologia do Planeta Terra, analise as preposições e assinale a incorreta.

A) Para datar uma rocha, utiliza-se a geocronologia, processo de cálculo fundamentado no decaimento radioativo, também chamado de “meia-vida”, de elementos químicos, como o urânio-238, o potássio-40 e o rubídio-87. “Meia-vida” equivale ao tempo necessário para que a metade de um núcleo atômico deixe de emitir radiação, transformando-se, com isso, em outro elemento químico.

B) Nosso planeta está internamente estruturado em três camadas principais: a litosfera, o manto e o núcleo, que se diferenciam pela temperatura, pressão, espessura, composição química e estado físico.

C) As rochas são agregados naturais de minerais que se formaram e se formam naturalmente na crosta terrestre e, de acordo com a origem, podem ser ígneas (magmáticas), sedimentares ou metamórficas.

D) Há milhões de ano havia um único bloco continental, “Pangeia”, e um único oceano, “Pantalassa”. Esse bloco continental se fragmentou e deu origem a dois continentes, Laurásia e Gondwana, que, por sua vez, deram origem aos atuais continentes e mares. A causa dessas separações tem como hipótese principal o impacto de um grande meteorito.

E) A crosta terrestre (camada sólida da Terra) não é constituída por um único bloco, e sim por diversos. Esses blocos são denominados de placas tectônicas. Como as placas flutuam sobre o manto, há movimentos verticais e horizontais, por isso uma placa pode ser “empurrada” sobre outra ou pode se afastar. O Brasil ocupa uma posição bem centralizada na Placa Sul-Americana e, por isso, não temos vulcanismos e nem abalos sísmicos de grande intensidade.

ver resposta


Questão 11

(IFBA 2013) O planeta Terra configura-se como um sistema formado pelas camadas terrestres, que estabelecem entre si uma relação permanente de troca de energia e matéria. Assim, para o entendimento da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza nos dias atuais, faz-se necessária a compreensão da dinâmica dos elementos naturais no Geossistema. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:

A) a modelagem da superfície terrestre é determinada pela ação natural e isolada da água, que define os processos de intemperismo, erosão e sedimentação hídrica.

B) a radiação solar é a principal fonte de energia do geossistema, propagando-se através de ondas longas de calor, que são diretamente absorvidas pelos gases-estufa na atmosfera.

C) o intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem na superfície terrestre, dando origem aos solos.

D) o campo magnético da Terra origina-se no núcleo terrestre, que é constituído pelos compostos físico-químicos do silício + alumínio (sial) e sílicio + magnésio (sima).

E) a plataforma continental é a zona de transição entre a crosta terrestre e a crosta oceânica, apresentando uma espessura pouco variável em decorrência do princípio da isostasia terrestre.

ver resposta


Questão 12

(IFMT 2017) No Brasil, têm sido registrados, mesmo que esporadicamente, tremores de terra, geralmente de pequena magnitude, especificamente nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Ceará.

A explicação para esses tremores deve-se:

A) à homogeneidade das rochas locais, que provoca liberação de energia do núcleo da Terra no processo de resfriamento.

B) ao acomodamento das camadas sedimentares, em razão do seu peso.

C) às explosões internas ou às acomodações de materiais nos bolsões ou vazios que surgem com a agitação do magma.

D) à localização dos estados, pois estão muito próximos das bordas da placa tectônica sul-americana.

E) aos desmoronamentos de camadas de rochas no interior da Terra.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa C. A camada mais externa da Terra é a crosta. Ela está localizada na superfície do planeta e envolve a parte continental e a parte oceânica. A crosta terrestre, também chamada de litosfera, é a camada onde ocorrem os principais eventos geográficos e humanos.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa B. O núcleo terrestre é formado por ferro e níquel. Essa é a camada mais interna do planeta, razão pela qual não há tantos estudos abrangentes sobre ela.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa E. A astenosfera é a parte superior do manto terrestre, localizada logo abaixo da crosta do planeta. É uma porção plástica formada por magma e que apresenta constante movimento, em razão das correntes de convecção. As placas tectônicas flutuam sobre a astenosfera.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa D. As descontinuidades são as demarcações de passagem de uma camada terrestre para outra. No caso do núcleo, ele está localizado logo abaixo do manto, sendo separado pela Descontinuidade de Gutenberg, também chamada de Wiechert-Gutenberg.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa A. O núcleo é apontado pelos cientistas como a camada terrestre responsável pelo magnetismo do planeta. Esse apontamento ocorre, uma vez que nessa camada há uma grande quantidade de ferro, que, em movimentação, pode gerar um campo magnético.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa B. A lava originada dos vulcões tem sua origem no magma, localizado no manto terrestre. O magma é expelido pelos vulcões durante o processo de erupção, sendo chamado de lava assim que toca a superfície terrestre.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa B. As movimentações das placas tectônicas, muitas vezes desencadeadas pela astenosfera, são uma das causas da ocorrência de terremotos no planeta.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa B. A crosta terrestre é formada por uma parte continental, onde estão situados os continentes, e uma parte oceânica, onde estão dispostos os oceanos e os mares.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa A. Os aquíferos estão situados na crosta terrestre, sendo formações subterrâneas, em especial oriundas da água das chuvas. A dinâmica da crosta permite a movimentação dessas águas e sua possibilidade de utilização.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa D. A crosta terrestre não é uma camada contínua e estática, mas sim uma camada fragmentada e dinâmica, formada por várias placas tectônicas. Os continentes e oceanos estão situados nessas placas e tem sua movimentação alterada pela dinâmica terrestre.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa C. O intemperismo é o processo de transformação das rochas da crosta terrestre. Ele desencadeia diversas transformações na crosta, em especial no relevo dessa camada, resultando em novas formas e estruturas geomorfológicas.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa E. A ocorrência de terremotos está atrelada às dinâmicas das camadas terrestres. No caso da crosta, a acomodação de rochas no seu interior pode resultar em pequenos tremores de terra.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!