Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre as fases da globalização

Esta lista de exercícios sobre as fases da globalização avaliará seus conhecimentos sobre as fases que ocorreram ao longo do processo de expansão mundial da globalização.

Questão 1

Qual foi o marco histórico para o processo de globalização mundial e, consequentemente, que deu início à primeira fase da globalização?

A) Grandes Navegações

B) Feudalismo

C) Revolução Francesa

D) Iluminismo

E) Revolução Industrial

Questão 2

Uma invenção, no setor de transportes e comunicações, que revolucionou a sociedade durante a primeira fase da globalização foi o

A) avião.

B) telégrafo.

C) computador.

D) automóvel.

E) radar.

Questão 3

A Primeira Revolução Industrial, assim como as ocorridas posteriormente, foi importante para a definição das fases da globalização. Esse processo foi iniciado na

A) Rússia.

B) Inglaterra.

C) Alemanha.

D) Espanha.

E) França.

Questão 4

Assinale a alternativa que apresenta uma característica da segunda fase da globalização:

A) aceleração do processo de uniformização da economia.

B) ascensão do anarquismo como forma de governo mundial.

C) diminuição da expansão marítima em busca de minérios.

D) expansão dos centros urbanos fomentada pelo êxodo rural.

E) crescimento das trocas financeiras por meio da internet.

Questão 5

A segunda fase da globalização foi marcada pela política imperialista das potências europeias, especialmente por meio da

A) construção de infraestruturas em países subdesenvolvidos.

B) explosão de dois grandes conflitos bélicos em nível local.

C) expansão das empresas transnacionais para outros países.

D) ampliação das reservas financeiras internacionais em dólar.

E) exploração de colônias nos territórios africanos e asiáticos.

Questão 6

A terceira fase da globalização está atrelada ao chamado capitalismo financeiro. NÃO é uma característica desse período a

A) evolução das tecnologias de informação.

B) exploração de territórios despovoados.

C) ascensão das empresas transnacionais.

D) modernização da produção industrial.

E) consolidação das instituições financeiras.

Questão 7

O fim da terceira fase da globalização marcou uma importante mudança da ordem geopolítica mundial em razão do término do chamado mundo

A) anarquista.

B) unipolar.

C) multipolar.

D) bipolar.

E) capitalista.

Questão 8

A atual fase da globalização, chamada de quarta fase, tem como sistema capitalista predominante o

A) transnacional.

B) industrial.

C) comercial.

D) financeiro.

E) informacional.

Questão 9

Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta uma vantagem da globalização:

A) a integração entre as diferentes economias do mundo.

B) a elevação da produção de riqueza em nível mundial.

C) a diminuição da poluição registrada no espaço global.

D) a ascensão de novos meios de produção tecnológicos.

E) a integração entre as diferentes economias do mundo.

Questão 10

(Ufac)

A globalização é o atual momento da expansão capitalista. Pode-se afirmar que ela está para o capitalismo informacional assim como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial ou o imperialismo para o final da fase industrial e início da financeira. Trata-se de uma expansão que visa aumentar os mercados e, portanto, o lucro, o que de fato move os capitais, tanto produtivos quanto especulativos, no mercado mundial […].

MOREIRA, João Carlos Moreira & SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2007. p. 175.

No Brasil, a expansão capitalista trouxe muitas mudanças, dentre elas:

A) A adoção de uma política cambial favorável ao setor de importação e desfavorável ao setor de exportação, provocando retração nas vendas de muitas empresas sediadas em território brasileiro, gerando queda na produção e aumento do desemprego.

B) O aumento das tarifas alfandegárias, incidentes sobre os produtos importados, refletiu na abertura de muitas empresas nacionais e na elevação das taxas de emprego.

C) A privatização de grande parte das empresas estatais, onde o Estado passou, ao capital privado, o controle de apenas 10 % das ações das empresas que gerenciava.

D) O avanço do setor bancário que estimulou o aumento de contratação de pessoal, melhorou a vida dos funcionários com a informatização, e o surgimento dos caixas automáticos.

E) O avanço do desemprego estrutural responsável pelo aumento de postos de trabalho, favorecendo a inclusão social, onde a população garante sua permanência no mercado de trabalho.

Questão 11

(UCPEL) O capitalismo é um sistema econômico e social que se desenvolveu após o declínio do feudalismo e se expandiu no mundo ocidental a partir do século XVI. Graças ao seu dinamismo, ao longo da história, o capitalismo evoluiu e foi se transformando. É correto afirmar que

A) o capitalismo industrial corresponde ao que se chamou Revolução Industrial, sendo caracterizado pela utilização de máquinas movidas a eletricidade e pelo aumento da importância do comércio.

B) o capitalismo financeiro corresponde à fase da expansão marítima das potências da Europa Ocidental, como Portugal, Espanha, França e Inglaterra, que buscavam novas rotas de comércio, sobretudo para a Índia.

C) enquanto a chamada Primeira Revolução Industrial foi movida pelo petróleo e pela eletricidade, a Revolução Tecnocientífica é movida pelo conhecimento, fundamental na fase da globalização.

D) o acúmulo de capitais, resultante da troca de mercadorias, movimenta a economia do capitalismo financeiro, promovendo um intenso processo de concentração e centralização desses capitais.

E) o capitalismo, na era da Revolução Informacional, continua industrial, favorecido pelo fato de que as novas tecnologias empregadas no processo produtivo permitem grandes aumentos de produtividade e diversificação dos produtos.

Questão 12

(IFBA) O sistema-mundo, ou seja, a produção realizada em escala global, proporcionou a articulação da economia mundial, numa geografia onde as etapas produtivas encontram-se separadas fisicamente em diversos continentes e, ao mesmo tempo, integradas/articuladas mundialmente em rede. Isso proporciona a realização ampliada do lucro em escala planetária e, ao mesmo tempo, intensifica a acumulação do capital e do conhecimento em algumas poucas regiões do planeta, consideradas como os principais nós dessa rede global. Nesse sentido, destacam-se os tecnopólos. Sobre este fenômeno do espaço geográfico globalizado, é INCORRETO afirmar que

A) um tecnopólo é uma área adaptada às necessidades globais de inovação tecnológica, e sua existência depende da presença de mão de obra altamente qualificada.

B) numa região considerada como tecnopólo, deve existir uma grande concentração de importantes universidades e centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), além de indústrias de ponta.

C) no mundo globalizado, as grandes corporações colocaram a inovação tecnológica como estratégia principal de concorrência na disputa por mercados e na valorização de suas marcas.

D) o Vale do Silício, na Califórnia (Estados Unidos), é um exemplo clássico de tecnopólo, com grande concentração de indústrias do setor de informática.

E) os tecnopólos estão relacionados a uma nova fase do capitalismo onde qualquer tipo de mão de obra humana, devido à inovação tecnológica, tornou-se desnecessária.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa A

A globalização, o fenômeno de integração mundial, possui quatro fases. A primeira fase, assim como o próprio processo de integração mundial, foi iniciada no período das Grandes Navegações, que marcou a expansão das relações comerciais ao redor do globo.

Resposta Questão 2

Alternativa B

O telégrafo foi um aparelho inventado no contexto da Primeira Revolução Industrial, portanto, na primeira fase da globalização, contribuindo assim para o processo de integração em nível internacional.

Resposta Questão 3

Alternativa B

A Inglaterra foi o país pioneiro da Primeira Revolução Industrial, marco da primeira fase da globalização, que, posteriormente, foi avançando para outros países do globo, especialmente ao longo da sua segunda fase.

Resposta Questão 4

Alternativa D

O crescimento das cidades, especialmente devido ao fenômeno do êxodo rural, assim como os processos de urbanização e industrialização, foi um marco da segunda fase da globalização.

Resposta Questão 5

Alternativa E

A segunda fase da globalização teve como característica a atuação imperialista das potências mundiais, especialmente em razão da busca por matérias-primas e mercados consumidores, principalmente em territórios dos continentes África e Ásia.

Resposta Questão 6

Alternativa B

A exploração de territórios foi característica das duas primeiras fases da globalização. Na terceira fase, esses territórios já estavam mais integrados à lógica produtiva global, inclusive como centros fornecedores de matéria-prima e mão de obra.

Resposta Questão 7

Alternativa D

A queda do Muro de Berlim, assim como o fim do bloco socialista, marcou o término da disputa bipolar global e, por consequência, a ascensão da lógica multipolar, típica da quarta fase da globalização.

Resposta Questão 8

Alternativa E

A quarta fase da globalização, o momento atual da sociedade humana, é caracterizada pela presença do capitalismo informacional, induzido pela ampla presença de tecnologias nos processos produtivos.

Resposta Questão 9

Alternativa C

A globalização impactou de forma direta o espaço natural do planeta, portanto, resultou em graves impactos ambientais, como a poluição do ar.

Resposta Questão 10

Alternativa A

A atual fase da globalização e do capitalismo é marcada pela disputa intensa de capitais, cenário considerado complexo para as exportações brasileiras, considerando que o país é pouco competitivo nos principais mercados globais.

Resposta Questão 11

Alternativa E

O capitalismo industrial, mesmo sendo típico dos primórdios da globalização, continua presente na atual fase da globalização, devido à atuação das indústrias no processo produtivo global e ao avanço de novas tecnologias de produção industrial.

Resposta Questão 12

Alternativa E

A atual fase da globalização, marcada pelo capitalismo informacional, necessita especialmente do emprego de mão de obra qualificada, para atuar nos diferentes processos da economia global.


Leia o artigo