Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre agricultura familiar

Esta lista de exercícios sobre agricultura familiar avaliará seus conhecimentos sobre as principais características desse modelo agrícola e seus impactos no espaço geográfico.

Questão 1

A agricultura familiar é uma prática agrícola muito empregada no Brasil. A sua principal característica é a(o)

A) produção de áreas monocultoras.

B) cultivação de grandes latifúndios.

C) exportação de produtos agrícolas.

D) intenso emprego de agroquímicos.

E) utilização de mão de obra familiar.

Questão 2

Indique, entre as alternativas abaixo, uma que NÃO apresenta aspectos referentes à agricultura familiar:

A) a produção em pequena escala.

B) o baixo impacto ambiental.

C) a venda do excedente produzido.

D) a diversidade dos alimentos.

E) o intenso uso de equipamentos.

Questão 3

Assinale a alternativa verdadeira sobre o contexto brasileiro da agricultura familiar:

A) A agricultura familiar é a principal produtora de alimentos no Brasil.

B) A adoção de agroquímicos é característica das fazendas familiares.

C) A prática familiar da agricultura provoca muitos impactos ambientais.

D) A exportação de grãos no Brasil é oriunda da agricultura familiar.

E) A produção agrícola familiar é realizada em grandes unidades de terra.

Questão 4

A agricultura familiar, conforme as tipologias de produção agrícola, é comumente classificada como

A) agricultura moderna.

B) agricultura de jardinagem.

C) agricultura extensiva.

D) agricultura de exportação.

E) agricultura comercial.

Questão 5

Dentre as práticas sustentáveis, comumente associadas à agricultura familiar, destacam-se as formas agrícolas abaixo, com exceção de

A) agroecologia.

B) agricultura biológica.

C) agrofloresta.

D) agricultura orgânica.

E) agronegócio.

Questão 6

Uma das medidas de fomento à agricultura familiar que podem ser adotadas no contexto brasileiro é a

A) incentivação ao uso de agrotóxicos.

B) diminuição de linhas de crédito.

C) retração da produção de orgânicos.

D) formação de cooperativas locais.

E) expansão da remoção vegetacional.

Questão 7

Uma das características da agricultura intensiva, que a diferencia da agricultura familiar, é a

A) elevada mecanização da produção.

B) produção voltada para a subsistência.

C) utilização de técnicas tradicionais.

D) cultivação em pequenas propriedades.

E) produção de alimentos orgânicos.

Questão 8

A agricultura familiar é frequentemente associada às práticas sustentáveis de produção agrícola em razão do

A) desmatamento florestal exacerbado.

B) uso de técnicas agrárias modernas.

C) emprego de máquinas agrícolas.

D) aumento da compactação do solo.

E) impacto diminuto no meio natural.

Questão 9

(Fimca)

A agricultura representa o maior setor da economia mundial, e ela foi (e é) essencial para o desenvolvimento da sociedade. Há diversas modalidades na agricultura, mas a que mais se destaca é a familiar. Esse tipo de agricultura vem ganhando destaque pela maneira sustentável que relaciona o agronegócio ao meio ambiente.

Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/agriculturafamiliar-a-chave-da-sustentabilidade.

Sobre a agricultura familiar e suas relações como o agronegócio, especificamente no Brasil, é correto afirmar que:

A) Apesar da força que possui a agricultura familiar, as políticas públicas continuam voltadas apenas para os grandes proprietários de terra, protagonistas do agronegócio.

B) Para ser considerada agricultura familiar, o terreno utilizado para o plantio tem que ter entre cinco e cem hectares e pertencer oficialmente a uma mesma família.

C) Embora com grande representatividade nacional, setores como o pecuário (produção de suínos, aves, bovinos) não podem ser considerados como integrantes na agricultura familiar.

D) A agricultura é considerada caracteristicamente familiar quando a mão de obra da família é predominante e a maior parte da renda deste núcleo é obtida através da agropecuária.

E) A agricultura familiar no Brasil já foi, por muitas décadas, a verdadeira produtora de alimentos no país. No entanto, atualmente, cerca de 70% da produção na agropecuária provém do agronegócio estatal.

Questão 10

(UEG) Com relação à organização do espaço agrário brasileiro a partir da década de 1970, tem-se o seguinte:

A) O financiamento da produção é realizado a partir do capital de giro autônomo.

B) A política fundiária assegura a produção em larga escala da agricultura familiar.

C) Os fatores ambientais impediram o desenvolvimento da agricultura na região sul.

D) A pequena propriedade ocupa a maior parte de mão de obra empregada na agricultura.

E) A agricultura se desenvolveu com mais vigor nas regiões com grande fertilidade dos solos.

Questão 11

(PUC)

“Tem-se definido a agricultura como ‘a arte de perturbar o equilíbrio da natureza de modo mais seguro para nosso benefício’. Embora a frase possa definir as boas práticas agrícolas, a função primordial da agricultura é a manipulação de ecossistemas naturais a fim de elevar ao máximo a produção de gêneros alimentícios.”

David Drew. Processos interativos Homem-Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1989. p. 145.

Tendo em vista a agricultura brasileira, é correto afirmar que

A) a manipulação dos ecossistemas no Brasil implica grandes e desnecessárias perturbações, em função da dominância, nesse setor, de produção de tecnologias precárias

B) boas práticas agrícolas são exclusivas dos segmentos mais capitalizados da agricultura brasileira, que são os que possuem as tecnologias mais modernas.

C) a grande elevação da produção agrícola no Brasil tem-se dado, praticamente, por causa de maiores aportes tecnológicos, o que evita a incorporação de novas áreas.

D) não há consenso sobre quais são as boas práticas, pois as pessoas ligadas ao agronegócio e as ligadas à agricultura familiar divergem quanto à gravidade dos impactos ambientais, por exemplo.

E) é alcançável, como o exemplo brasileiro demonstra, chegar a boas práticas, aumentando exponencialmente a produção e preservando parte importante dos ambientes naturais.

Questão 12

(IFTM)

Hoje, a produção agropecuária tem ocupado cada vez mais terras agricultáveis no Planeta. Isso está diretamente relacionado ao aumento da demanda por alimentos e matérias-primas para todo tipo de indústria. No entanto, toda essa expansão é acompanhada de uma série de impactos socioambientais que podem comprometer a sobrevivência dos ecossistemas. “O direito ao alimento de qualidade, e que tenha sido produzido de forma justa para a natureza e para as pessoas que dele tiram o seu sustento, é uma conquista ainda nova. Não é mais simplesmente a fome o debate. É também todo o sistema em torno da indústria da alimentação. O sistema de produção que exaure a natureza, que coloca em risco a saúde e que explora o trabalhador por causa de um critério de produtividade e lucro também está sendo questionado. O consumidor na ponta, que come o alimento, também é parte desse sistema.”

Disponível em: http://www.sunnet.com.br/home/Noticias/Agricultura-Urbana-pode-ajudar-a-proteger-areas-verdes-da-cidade.html.

Em relação aos problemas decorrentes da produção agropecuária na produção de alimentos com qualidade e seus possíveis benefícios à natureza, julgue os itens a seguir e marque aquele que está incorreto.

A) A desertificação de áreas em ambientes fragilizados é provocada pelo uso intensivo do solo para a lavoura e a pecuária, associada ao desmatamento e ao uso de técnicas não apropriadas de irrigação e cultivo.

B) A degradação causada pelo uso desordenado do solo para cultivos e pastagens, pelo desmatamento e erosão, acelera o processo de desertificação, tornando as terras pouco produtivas.

C) O empobrecimento precoce dos solos, a partir de manejo inadequado e pelo uso de máquinas agrícolas, leva à intensificação dos processos erosivos e à perda dos solos.

D) As queimadas, para limpeza do terreno, acabam eliminando parte dos micro-organismos e os nutrientes que garantem a fertilidade do solo.

E) A prática da agricultura orgânica, que busca o equilíbrio entre atividade econômica e meio ambiente dentro de padrões mais equilibrados, além de introduzir formas familiares de organização da produção, não causa nenhum impacto aos ecossistemas.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa E

A principal característica da agricultura familiar é justamente a adoção de uma mão de obra restrita, basicamente formada por pessoas da própria família, diminuindo, assim, os custos de produção e contribuindo para a geração de renda familiar.

Resposta Questão 2

Alternativa E

O intenso uso de máquinas e equipamentos diversos é uma característica da agricultura intensiva, típica do agronegócio, voltada para a exportação e baseada na mecanização.

Resposta Questão 3

Alternativa A

A agricultura familiar, por meio da produção de frutas, legumes e hortaliças, é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno brasileiro de produtos agrícolas.

Resposta Questão 4

Alternativa C

A agricultura familiar é comumente apontada como uma forma de produção agrícola extensiva, considerando que são utilizados poucos insumos e equipamentos nessa forma produtiva.

Resposta Questão 5

Alternativa E

O agronegócio é uma forma de agricultura intensiva, ou seja, está em contraposição à lógica da agricultura familiar, devido ao uso de máquinas, equipamentos, agroquímicos, entre outros insumos, visando à elevada produtividade agrícola.

Resposta Questão 6

Alternativa D

A formação de cooperativas locais de produtores agrícolas é uma forma de incentivo à agricultura familiar por meio da formação de parcerias entre os produtores, com vistas à diminuição dos custos de produção.

Resposta Questão 7

Alternativa A

A utilização de máquinas e equipamentos diversos é uma característica de agricultura intensiva, como o agronegócio.

Resposta Questão 8

Alternativa E

A agricultura familiar gera menores impactos ao meio ambiente, portanto, é caracterizada pelo registro de diminutos impactos ambientais, especialmente quando comparada à chamada agricultura intensiva.

Resposta Questão 9

Alternativa D

A agricultura familiar está especialmente voltada para o núcleo da família de produtores responsáveis pela unidade produtiva, com o objetivo de geração de emprego e renda para o grupo familiar local.

Resposta Questão 10

Alternativa D

A agricultura familiar é caracterizada pelo uso da pequena propriedade, como sítios e chácaras, cultivados visando ao abastecimento interno.

Resposta Questão 11

Alternativa D

Há uma divergência entre as considerações sobre a gravidade dos impactos ambientais provocados pela agricultura, visto que os agricultores familiares, em razão das suas características produtivas, produzem menos impactos ao meio, especialmente quando comparados aos produtores do agronegócio.

Resposta Questão 12

Alternativa E

A agricultura orgânica, um dos modelos de produção agrícola semelhantes à agricultura familiar, apesar do diminuto impacto ambiental, também provoca transformações no meio natural.


Leia o artigo