Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre agentes transformadores do relevo

Exercícios sobre agentes transformadores do relevo

Esta lista de exercícios medirá o seu conhecimento sobre os principais agentes internos e externos do relevo que provocam transformações na estrutura da superfície terrestre.

Questão 1

Os agentes endógenos do relevo são aqueles ligados aos fenômenos originados no interior do planeta. São exemplos desses agentes a ocorrência de

A) terremotos e enchentes.

B) vulcões e terremotos.

C) tsunamis e furacões.

D) precipitações e enchentes.

E) furacões e tufões.

ver resposta


Questão 2

Os movimentos tectônicos estão atrelados à movimentação interna do planeta, mais precisamente do manto terrestre, por meio da ação do magma. O tectonismo transforma a paisagem terrestre na medida em que

A) aumenta a atuação de frentes frias que provocam grande volume de precipitações.

B) forma extensas planícies fluviais por meio da deposição de sedimentos dos rios.

C) influencia no intemperismo biológico das rochas por meio da pressão do solo.

D) resulta nas formações de planaltos derivados do intenso processo de erosão eólica.

E) contribui para a formação de cadeias montanhosas em áreas tectonicamente instáveis.

ver resposta


Questão 3

Os agentes externos de transformação do relevo estão ligados à atuação de diversos elementos da natureza que atuam na modificação de rochas e solos por meio de processos exógenos. Qual elemento da natureza é o principal contribuinte para os agentes externos de transformação do relevo?

A) Água

B) Solo

C) Umidade

D) Radiação

E) Vegetação

ver resposta


Questão 4

A atuação de elementos físicos, químicos e biológicos na transformação externa do relevo, como na fragmentação e na decomposição das rochas, é chamada de

A) vulcanismo.

B) intemperismo.

C) tectonismo.

D) arenização.

E) salinização.

ver resposta


Questão 5

Os rios são uma importante força de modificação do relevo terrestre. A água dos rios esculpe o relevo, desgastando as rochas e o solo, contribuindo para a transformação da paisagem.

O trecho acima se refere à

A) erosão biológica.

B) erosão laminar.

C) erosão eólica.

D) erosão fluvial.

E) erosão pluvial.

ver resposta


Questão 6

Nas grandes cidades brasileiras, marcadas pelo intenso processo de urbanização, os agentes transformadores do relevo, como a erosão, apresentam elementos antrópicos. Nesses centros urbanos, um fator contribuinte para a erosão é a

A) remoção da vegetação nativa e ocupação desordenada das vertentes.

B) criação de curvas de nível e construção de terraceamento dos morros.

C) canalização dos leitos dos rios e coleta seletiva do lixo doméstico.

D) impermeabilização do solo e reflorestamento das áreas de encostas.

E) compactação do solo e criação de áreas de preservação ambiental.

ver resposta


Questão 7

As planícies de inundação são uma feição geomorfológica caracterizada pelo(a)

A) tectonismo das zonas de encontro entre duas ou mais placas tectônicas.

B) acúmulo de sedimentos fluviais nas margens dos cursos de água.

C) processo de intemperismo físico resultante da água dos rios.

D) falhamento geológico provocado pela intensa atividade geológica subterrânea.

E) mudança climática gerada pelo aquecimento da superfície terrestre.

ver resposta


Questão 8

Como é denominada a formação do relevo pela erosão marinha que caracteriza as grandes estruturas de rocha que estão em contato direto com a água do mar?

A) Ilhas

B) Falésias

C) Planícies

D) Restingas

E) Baías

ver resposta


Questão 9

(Enem 2017) A destruição, o transporte e a deposição de pequenos fragmentos rochosos dependem da direção e intensidade com que este agente atua na superfície terrestre, sobretudo em regiões áridas e semiáridas, com pouca presença de vegetação. É nesse ambiente que se verifica o constante trabalho de formação, destruição e reconstrução de elevações de areia que recebem o nome de dunas.

LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia geral. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1995 (adaptado).

A modelagem do relevo apresentado relaciona-se ao processo de erosão decorrente da ação

A) glacial.

B) fluvial.

C) eólica.

D) pluvial.

E) marinha.

ver resposta


Questão 10

(Enem 2017) As rochas são desagregadas e decompostas e os materiais resultantes de sua ação, tais como seixos, cascalhos, areias, siltes e argilas, são carregados e depois depositados, e, também, substâncias dissolvidas na água podem precipitar. Em virtude de sua atuação, quaisquer rochas, independentemente de suas características, podem ficar destacadas no relevo.

BELLOMO, H. R. et al. (Org.). Rio Grande do Sul: aspectos da geografia. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997 (adaptado).

O texto refere-se à modelagem do relevo pelos processos naturais de

A) magmatismo e fusão.

B) vulcanismo e erupção.

C) intemperismo e erosão.

D) tectonismo e subducção.

E) metamorfismo e recristalização.

ver resposta


Questão 11

(Enem 2019) As águas das precipitações atmosféricas sobre os continentes nas regiões não geladas podem tomar três caminhos: evaporação imediata, infiltração ou escoamento. A relação entre essas três possibilidades, assim como das suas respectivas intensidades quando ocorrem em conjunto, o que é mais frequente, depende de vários fatores, tais como clima, morfologia do terreno, cobertura vegetal e constituição litológica.

LEINZ, V. Geologia geral. São Paulo: Editora Nacional, 1989 (adaptado).

A preservação da cobertura vegetal interfere no processo mencionado contribuindo para a

A) decomposição do relevo.

B) redução da evapotranspiração.

C) contenção do processo de erosão.

D) desaceleração do intemperismo químico.

E) deposição de sedimentos no solo.

ver resposta


Questão 12

(UFRGS 2019) Assinale a afirmação correta sobre o relevo da superfície terrestre e sua constante transformação.

A) O relevo terrestre é o resultado da ação de tectonismo, chuva, vento, cursos d'água, mares, geleira, sem envolver a ação antrópica.

B) A ação do agente de erosão fluvial é considerada predominante em ambientes de climas com elevado regime de precipitação e gera formas de relevo chamadas fiordes.

C) A ação do vento em ambientes desérticos e costeiros promove um processo deposicional contínuo e a ausência de processos erosivos.

D) O intemperismo químico das rochas é responsável pelo processo progressivo de dissolução e pela ação da chuva e dos cursos d'água.

E) As planícies envolvem elevações superiores a 200 metros e são diferenciadas das depressões, as quais estão relacionadas a prolongados processos de erosão em sua gênese.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa B. Os vulcões e os terremotos estão atrelados à presença de atividade sísmica terrestre. Dessa maneira, são fenômenos naturais que ocorrem em regiões de contato entre placas tectônicas, que se movimentam por meio das correntes de magma provenientes do manto.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa E. O tectonismo é responsável pela formação de cadeias montanhosas, uma vez que o contato entre placas tectônicas pode gerar, entre outras consequências, a formação geomorfológica de relevo de altas atitudes.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa A. A água é o elemento da natureza que possui o maior destaque na formação e transformação do relevo. Ela é um dos mecanismos responsáveis pela modificação do relevo por meio da atuação de agentes externos, notadamente a erosão e o intemperismo.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa B. O intemperismo consiste na modificação das formas de relevo por meio da fragmentação e da decomposição da estrutura geológica da superfície terrestre. O intemperismo é classificado em biológico, químico e físico, conforme os agentes que atuam na sua ocorrência.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa D. A erosão fluvial é o processo erosivo originado por meio da atuação das águas dos rios. A água fluvial contribui para a formação de diversas alterações no relevo terrestre, notadamente no relevo dos rios, por meio de processos como a erosão e a deposição.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa A. O crescimento desordenado das cidades por meio da ocupação de áreas de encostas, notadamente caracterizadas pela presença de vegetação nativa, representa um cenário desencadeador de processos erosivos. A remoção da vegetação dificulta o processo de infiltração da água no solo, fator que contribui para o aumento do escoamento superficial e, por consequência, da ocorrência de desbarrancamentos.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa B. As planícies de inundação são feições geomorfológicas constituídas por meio do acúmulo de sedimentos nas margens dos rios. Esse processo acontece por vários fatores, principalmente por erosão, transporte e deposição de materiais particulados do solo por meio da atuação da água.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa B. As falésias são formações de relevo típicas de áreas litorâneas. Elas são caracterizadas pela intensa atuação da erosão marinha, que as modela por meio de processos de desgaste e transporte de sedimentos.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa C. Em regiões áridas e semiáridas, é comum a atuação da erosão eólica. Esse tipo de erosão é produzido pelo vento e se torna ainda mais intenso em zonas que não possuem barreiras naturais, como as dunas. O vento gera o transporte e a deposição de pequenos fragmentos de sedimentos, ocasionando mudanças constantes das feições geomorfológicas locais.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa C. O intemperismo é caracterizado pela fragmentação e decomposição das rochas. Já a erosão atua por meio da transformação, do transporte e da deposição de sedimentos. Dessa maneira, são processos naturais externos que atuam diretamente na constituição das formas de relevo terrestre.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa C. A preservação da cobertura vegetal contribui para a contenção do processo de erosão. A vegetação auxilia na capacidade de infiltração da água no solo, dificultando a ocorrência de processos erosivos, com destaque para os desbarrancamentos.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa D. O intemperismo químico indica a atuação de elementos externos da superfície terrestre na transformação da composição química das rochas, logo, a água é um importante ator desse tipo de intemperismo, uma vez que atua na mudança da estrutura e da composição das camadas litológicas.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Elipse

    Resolva nossos exercícios sobre elipse para fixar seus conhecimentos!
  • Uso dos porquês

    Que tal exercitar seus conhecimentos sobre os porquês? Responda!
  • Verbos

    O quanto você conhece sobre verbos? Nossas questões te colocam à prova!