Questão 1
Relacione as duas colunas a seguir, designando os agentes endógenos e exógenos de transformação do relevo.
Coluna 01
(1) Agentes Endógenos
(2) Agentes Exógenos
Coluna 02
a. ( ) Vulcanismo
b. ( ) Ventos
c. ( ) Tectonismo
d. ( ) Terremotos
e. ( ) Pluviosidade
f. ( ) Geleiras
Questão 2
“As formas de relevo sofrem intenso desgaste à medida que a água, o gelo, o vento e os seres vivos atuam sobre o terreno. Esses agentes causam erosão nas partes mais elevadas e transportam os detritos, acumulando-os nas porções mais baixas da crosta terrestre”.
(VESSENTINI, J. W. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.186).
Os processos acima mencionados no texto são conhecidos, respectivamente, por:
a) desgaste e deposição.
b) lixiviação e assoreamento.
c) diagênese e diaposição.
d) transposição e acumulação.
e) deslizamento e retenção.
Questão 3
Observe a placa a seguir.
Aviso de deslizamento de terra na pista
Na ilustração presente na mensagem acima, é possível notar a ação de um processo erosivo causado pela ação de um agente de transformação do relevo.
a) Identifique o agente em questão e dê a sua classificação.
b) Explique a possível influência da ação humana sobre a situação ilustrada na placa.
Questão 4
(FMTM – 2008)
Considere os itens a seguir para responder à questão.
I. Consiste no derramamento do magma na superfície do planeta, o que pode ocorrer através de fendas ou orifícios na crosta. Na superfície, o magma esfria-se e torna-se sólido, formando uma nova camada rochosa;
II. Ocorre em função do contato das rochas com as águas e a umidade, ocasionando reações de destruição da rocha original. Sua ação é mais intensa nas regiões tropicais úmidas e equatoriais;
III. Trata-se da retirada de material rochoso das áreas mais altas do relevo terrestre pela água, que é transportado como materiais em suspensão para as áreas mais baixas e nelas se depositam, formando camadas de sedimentos;
Sobre os agentes modificadores do relevo terrestre, descritos em I, II e III, pode-se afirmar que
a) todos são agentes externos, ou seja, atuam modificando somente a parte superficial do relevo terrestre.
b) I é um agente interno, formador do relevo, enquanto II e III são agentes externos esculpidores do relevo.
c) I e II são agentes internos, por se tratarem de processos de transformações químicas das rochas, enquanto III é um agente erosivo externo.
d) apenas o agente III é atual, enquanto I e II atuaram no passado, criando as grandes formas do relevo.
e) são todos agentes erosivos, ou seja, suas ações sobre a superfície destroem o relevo original.
Questão 5
(UFPR – adaptada)
Com relação aos agentes externos que atuam sobre o relevo da superfície terrestre, julgue com V ou F as afirmativas a seguir:
I. ( ) O intemperismo físico corresponde ao processo pelo qual as rochas sofrem alterações de tamanho e forma, sem alterarem sua estrutura química.
II. ( ) O intemperismo físico é mais intenso nas regiões de clima quente e úmido que nas regiões de clima quente e seco.
III. ( ) O intemperismo químico é bem menor nas regiões de clima quente e úmido que nas de clima quente e seco.
IV. ( ) A tendência geral dos rios é escavar o seu leito até que todo o seu curso atinja uma altitude muito próxima à de sua foz ou de seu nível de base.
Respostas
Resposta Questão 1
a. (1) – O vulcanismo é um agente interno, pois, apesar da ação da lava ser na superfície, sua origem é abaixo dos solos.
b. (2) – Os ventos ajudam a esculpir e a modelar os solos e as rochas, portanto, é um agente externo ou exógeno.
c. (1) – O tectonismo é o principal dentre os agentes endógenos de transformação do relevo, pois dá origem a tantos outros, a exemplo do vulcanismo.
d. (1) – Os terremotos, cujo hipocentro sempre se manifesta no subsolo, é um agente endógeno de transformação do relevo.
e. (2) – A pluviosidade é o regime de chuvas, algo que se manifesta externamente e ajuda a modelar os solos e as formas de relevo, portanto, trata-se de um agente externo.
f. (2) – As geleiras ajudam a modelar o relevo, posicionado-se em fissuras de rochas e provocando processos erosivos.
Resposta Questão 2
Os processos de erosão e transporte de sedimentos (detritos) são chamados de desgaste, e o acúmulo desses sedimentos transportados é chamado de deposição.
Alternativa correta: letra A.
Resposta Questão 3
a)
O agente de transformação do relevo presente na placa de trânsito em questão é a água das chuvas, ou água pluvial, classificada como agente externo ou exógeno do relevo.
b)
A placa ilustra o deslizamento de uma vertente, em função da saturação das rochas pela água das chuvas. Esse processo, quase sempre, está relacionado com a remoção da cobertura vegetal pela ação humana. As raízes das plantas ajudam a absorver a água presente no solo e a melhor fixar as massas de terra, evitando ou atenuando as ações erosivas da água.
Resposta Questão 4
Sobre as definições apresentadas no enunciado dos exercícios, é preciso fazer algumas considerações:
A afirmativa I narra o processo de formação de rochas magmáticas extrusivas em função da ação do vulcanismo, um agente interno de transformação do relevo.
A afirmativa II descreve o processo de intemperismo responsável pela decomposição ou destruição das rochas e dos solos, um agente externo de transformação do relevo.
A afirmativa II refere-se ao processo de erosão, que envolve a sedimentação das rochas e o transporte e deposição desses sedimentos, mais um agente externo ou exógeno.
Portanto, I refere-se a um agente interno, enquanto II e III referem-se a agentes externos.
Alternativa correta: letra B.
Resposta Questão 5
I. (F) No intemperismo física ocorre apenas a desagregação das rochas e não a sua decomposição, ou seja, não há alteração química.
II. (F) Nas regiões de clima quente e úmica, a ação da umidade provoca uma maior frequência de intemperismos químicos, e nas regiões de clima seco há uma maior ocorrência de intemperismos físicos.
III. (F) Idem.
IV. (V) Todo rio, devido à ação erosiva dos cursos d´'agua, tendem a provocar a formação de vales nas superfícies, cuja intensidade dependerá do nível de resistência dos solos e das rochas.