Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre a região Norte

Exercícios sobre a região Norte

Esta lista de exercícios avaliará os seus conhecimentos sobre a região Norte do Brasil, em especial, os seus principais aspectos físicos, econômicos e sociais.

Questão 1

O Norte do Brasil é a maior divisão regional do país, sendo composta por sete unidades federativas que possuem características físicas e humanas em comum. No que toca à vegetação, a maior parte da região Norte é coberta por qual tipo florestal?

A) Mata Atlântica

B) Mata de Araucárias

C) Mata de Cocais

D) Floresta Amazônica

E) Floresta de Coníferas

ver resposta


Questão 2

A maior parte da região Norte do Brasil possui um clima Tropical Equatorial, marcado pelas altas temperaturas e pelo grande volume de chuvas. Contudo, nos meses de inverno, a massa de ar Polar Atlântica (mPa) atua na região. A atuação dessa massa gera o fenômeno da

A) geada.

B) friagem.

C) ilha de calor.

D) amplitude térmica.

E) inversão térmica.

ver resposta


Questão 3

A vegetação da Floresta Amazônica sofre muitas influências do relevo, do solo e da hidrografia da região. Sendo assim, ela pode ser dividida em três tipos distintos, conforme as suas características físicas. Qual alternativa indica corretamente os três tipos de matas presentes na vegetação amazônica?

A) Matas de igapó, várzea e terra firme.

B) Matas de galeria, ciliar e submersa.

C) Matas de altitude, de planalto e de planície.

D) Campos altos, campos de altitude e cerradão.

E) Campos rupestres, campos baixos e vales.

ver resposta


Questão 4

A hidrografia da região Norte do Brasil é marcada por rios caudalosos que formam a maior bacia hidrográfica do planeta. Qual o principal rio dessa bacia?

A) Rio Araguaia

B) Rio Tucuruí

C) Rio Madeira

D) Rio Branco

E) Rio Amazonas

ver resposta


Questão 5

O estado do ____________ é o segundo maior produtor de minerais do Brasil. O seu subsolo é rico em minerais como ferro, bauxita e cobre. Em 2020, o estado ficou em primeiro lugar no Brasil entre os estados que mais exportaram minérios para o mundo.

Qual estado nortista completa corretamente o trecho acima?

A) Amazonas

B) Acre

C) Pará

D) Rondônia

E) Roraima

ver resposta


Questão 6

A população da região Norte do Brasil está distribuída de maneira desigual no território em razão de aspectos físicos e políticos. Quais são as duas maiores aglomerações urbanas da região Norte brasileira?

A) Belém e Macapá

B) Belém e Manaus

C) Manaus e Palmas

D) Palmas e Rio Branco

E) Rio Branco e Macapá

ver resposta


Questão 7

A região Norte do Brasil apresenta um elevado índice de desmatamento. Esse cenário é preocupante, uma vez que o bioma amazônico é um dos maiores centros de biodiversidade do mundo, além de contribuir para a dinâmica climática global. São duas atividades produtivas que estão diretamente relacionadas ao desmatamento da Amazônia:

A) a plantação de café e a exploração de mármore.

B) a produção de soja e a criação de bovinos.

C) a extração de petróleo e a pesca ilegal.

D) a retirada de areia e a criação avícola.

E) a exploração de sal e a biopirataria.

ver resposta


Questão 8

Localizada na bacia hidrográfica do rio Xingu, no estado do Pará, foi inaugurada em 2016. É a maior hidrelétrica totalmente brasileira, sendo a quarta entre as maiores hidrelétricas de capacidade instaladas do mundo. A sua construção gerou muitas críticas de ambientalistas em razão do seu alto custo ambiental.

O trecho acima remete à hidrelétrica de

A) Balbina.

B) Belo Monte.

C) Furnas.

D) Itaipu.

E) Tucuruí.

ver resposta


Questão 9

(Ifal 2019) Sobre as características econômicas do território brasileiro, marque a alternativa correta sobre as características pertinentes à região Norte do Brasil.

A) Nos últimos anos, a economia dessa região vem apresentando crescimento. Com a guerra fiscal (concessão de benefícios fiscais), uma série de indústrias se instalou nos estados dessa região para fugir da carga tributária no Sul e no Sudeste.

B) Além do intenso extrativismo vegetal, de produtos como látex e madeira, a região é rica em minérios, e é nessa região que está localizada a serra dos Carajás, a mais importante área de mineração do país. Essa região conta também com um polo industrial, com segmentos: eletroeletrônicos, informática, motos, entre outros.

C) O crescimento econômico dessa região deve-se sobretudo ao bom desempenho do setor agropecuário. Na agricultura, os produtos mais importantes são o algodão, o milho e, principalmente a soja. O rebanho de gado bovino dessa região responde por um terço do total do país.

D) Essa região responde por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Nessa região, estão instaladas as maiores montadoras siderúrgicas do país, e ela conta com uma significativa produção industrial de ponta.

E) A agropecuária é uma atividade de grande relevância nessa região, onde a principal atividade econômica é a criação de bovinos. O setor industrial também tem grande importância, com destaque para os setores automobilístico e têxtil. Essa região conta também com um grande potencial hidrelétrico.

ver resposta


Questão 10

(Unicentro 2019) Embora represente a metade do território brasileiro, a região Norte pode ser considerada uma área de exploração limitada. Apesar disso, a fronteira agrícola avança sobre essa região, podendo comprometer todo o seu ecossistema.

Sobre esse avanço da agricultura, é correto afirmar:

A) A região apresenta a maior produção de celulose do país.

B) O maior rebanho bovino do país encontra-se nessa região.

C) O cultivo da soja é o que mais tem incorporado áreas da Amazônia.

D) As culturas irrigadas de fruticultura têm registrado uma forte expansão.

E) A atual expansão da cultura de cana-de-açúcar é um fator preocupante, no que se refere à manutenção da floresta.

ver resposta


Questão 11

(Unifesp 2017) Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais preveem aumento da temperatura na região Norte e deslocamento de chuvas para o Centro-Oeste, em função do aquecimento global, que acarretariam, respectivamente,

A) dessedentação animal e diminuição do cultivo do trigo.

B) perda de biodiversidade e prejuízos ao cultivo de soja.

C) desertificação e alagamentos em metrópoles nacionais.

D) elevação dos caudais por degelo e subsidência.

E) ilhas de calor e inversão térmica.

ver resposta


Questão 12

(Farmerp 2014) A construção de grandes obras pode ser compreendida como um marco em um dado território, fundamentado pelas transformações sociais, econômicas e políticas que dele derivam. Considerando as construções das hidrelétricas de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio, na região Norte do país, pode-se afirmar corretamente que constitui uma herança ao local

A) o crescimento populacional acelerado, resultando no aumento do número de desempregados, maior criminalidade e construção de habitações precárias.

B) a mudança no perfil econômico, promovendo altos salários para a construção civil, desvalorização do setor de serviços e recolocação profissional forçada.

C) o desequilíbrio na pirâmide etária, ocasionando a expulsão das pessoas fora da idade economicamente ativa, redução nas taxas de natalidade e desequilíbrio de gênero.

D) a implantação de infraestruturas básicas, levando à plena superação de casos de doenças infectocontagiosas, dificuldades de locomoção e falta de energia elétrica.

E) a consolidação de uma nova centralidade, acarretando a instalação de novas indústrias, empresas multinacionais intensivas em tecnologia e sedes de grupos financeiros.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa D. A vegetação predominante na região Norte do Brasil é a Floresta Amazônica. Trata-se de um tipo florestal formado por árvores de grande porte, grande biodiversidade e que ocorre nas faixas tropicais do globo, sendo caracterizado climaticamente pelas altas temperaturas e pelo grande volume de chuvas.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa B. O fenômeno da friagem ocorre quando a massa de ar Polar Atlântica (mPa) consegue atingir os estados nortistas do Brasil. A atuação dessa massa provoca uma queda brusca das temperaturas na região amazônica, sendo assim chamada de friagem.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa A. A vegetação da Floresta Amazônica é classificada conforme o regime de inundações da região. Desse maneira, a mata de igapó é aquela que permanece totalmente alagada ao longo do ano, a mata de várzea sofre inundações no período chuvoso, e a mata de terra firme não sofre influência das inundações típicas da região.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa E. O rio Amazonas é o principal rio da bacia hidrográfica Amazônica. É o maior rio do mundo em extensão e quantidade de água. Ele nasce no Peru e deságua no oceano Atlântico.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa C. O estado do Pará é o segundo maior produtor de minerais do Brasil. Destaca-se a produção estadual de ferro, ouro, bauxita e cobre. É também um grande exportador de minérios. As principais regiões produtoras de minério do estado estão localizadas na serra dos Carajás e no vale do Trombetas.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa B. As duas maiores cidades em população do Norte do Brasil são Manaus e Belém. A população de Manaus é superior a dois milhões de habitantes, enquanto Belém possui mais de 1,5 milhão de habitantes. Essas são as duas principais cidades do Norte brasileiro.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa B. A produção de soja e a criação de bovinos são as duas principais atividades produtivas que têm resultado no aumento do desmatamento da região amazônica. Essas atividades são praticadas, em especial, no chamado Arco do Desmatamento, região centro-sul do bioma amazônico que tem sofrido com a devastação ambiental em razão da expansão da fronteira agrícola brasileira.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa B. A Usina de Belo Monte é a maior hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta maior usina hidrelétrica do mundo. Está localizada na região Norte do Brasil, no estado do Pará, mais precisamente no rio Xingu, um dos mais importantes do país.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa B. A região Norte do Brasil tem sua economia voltada para as atividades primárias, como a extração vegetal e mineral. Na região existe um polo industrial, a zona franca de Manaus (AM), responsável pela produção de bens manufaturados.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa B. A região Norte apresenta um grande volume de rebanho bovino. A pecuária bovina nessa região é predominantemente extensiva e faz uso das vastas terras disponíveis a baixo custo. Contudo, essa atividade econômica gera alto impacto ambiental, como o desmatamento da Floresta Amazônica.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa B. As mudanças climáticas provocadas pelo aumento das temperaturas globais têm como principal impacto a transformação dos meios naturais. No entanto, a mudança no regime de temperaturas e de chuvas, por exemplo, impacta também nas atividades humanas, como o cultivo de diversos alimentos.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa A. A atração populacional e o crescimento exacerbado das cidades onde estão localizadas grandes obras de infraestrutura, como as usinas hidrelétricas, geram diversos impactos ambientais e sociais. O aumento da violência, do desemprego e da vulnerabilidade das famílias é exemplo dos impactos sociais dessas obras.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!