Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre a Mata Atlântica

Exercícios sobre a Mata Atlântica

Esta lista de exercícios avaliará os seus conhecimentos sobre as características geográficas da Mata Atlântica, um dos mais importantes e biodiversos biomas brasileiros.

Questão 1

A Mata Atlântica está localizada ao longo de toda a costa do Brasil, assim como em áreas interioranas do país. São estados que possuem vegetação de Mata Atlântica no seu território, exceto:

A) Maranhão.

B) Espírito Santo.

C) Minas Gerais.

D) Paraíba.

E) Rondônia.

ver resposta


Questão 2

Qual das afirmativas abaixo indica um aspecto geográfico que interfere diretamente na constituição da Mata Atlântica?

A) Continentalidade do interior da América do Sul.

B) Umidade proveniente do Oceano Atlântico.

C) Presença de áreas de planalto na costa brasileira.

D) Influência das frentes frias da América Central.

E) Localização próxima da Linha do Equador.

ver resposta


Questão 3

A Mata Atlântica possui um tipo climático característico, baseado na presença da elevada umidade, assim como na influência de aspectos como o relevo e a rede hidrográfica. Um tipo climático encontrado na Mata Atlântica é o:

A) tropical de altitude.

B) desértico.

C) frio de montanha.

D) tropical semiárido.

E) mediterrâneo.

ver resposta


Questão 4

A vegetação da Mata Atlântica é composta por diferentes formações vegetais, predominantemente do tipo floresta tropical, que apresentam diferentes fisionomias conforme fatores como o clima e o relevo. Qual afirmativa abaixo apresenta uma característica da vegetação da Mata Atlântica?

A) Presença de árvores retorcidas com galhos tortuosos.

B) Uniformidade vegetal das formações de floresta.

C) Ocorrência de vegetação formada por gramíneas.

D) Índice muito elevado de biodiversidade por hectare.

E) Pequena quantidade de matéria orgânica nos solos.

ver resposta


Questão 5

A Mata Atlântica é composta por diferentes tipos de vegetação, que são tradicionalmente agrupados conforme as suas características vegetais. Quais dos tipos abaixo NÃO é uma subdivisão vegetacional da Mata Atlântica?

A) Floresta ombrófila mista.

B) Campos de altitude.

C) Floresta ombrófila densa.

D) Mata de Igapó.

E) Floresta Estacional.

ver resposta


Questão 6

A ocupação da Mata Atlântica foi iniciada a partir da colonização do Brasil por Portugal. Nesse período histórico, o principal motivo do desmatamento da Mata Atlântica estava atrelado à:

A) exploração de látex.

B) cultivo de especiarias.

C) extração de pau-brasil.

D) criação de animais.

E) mineração de ouro.

ver resposta


Questão 7

A história do desmatamento da Mata Atlântica está ligada aos ciclos econômicos brasileiros. A partir dos seus conhecimentos, assinale dois cultivos agrícolas que foram responsáveis pelo desmatamento da Mata Atlântica ao longo do tempo.

A) Laranja e manga.

B) Pinhão e hortaliças.

C) Milho e sorgo.

D) Cana-de-açúcar e café.

E) Soja e algodão.

ver resposta


Questão 8

Na atualidade, a Mata Atlântica ainda registra altas taxas de desmatamento. Um motivo para esse cenário está corretamente apontado em:

A) instalação de grandes usinas hidrelétricas.

B) plantação de monoculturas de soja.

C) expansão desordenada das cidades.

D) criação extensiva de rebanhos bovinos.

E) implantação de plataformas de petróleo.

ver resposta


Questão 9

(Enem 2017) A conclusão tardia e perversa para o meio ambiente é o verdadeiro desastre ecológico e econômico ocasionado pelo plantio de café em terrenos declivosos. E o mais grave é que tal lavoura continua a ser praticada em moldes não muito diferentes daqueles que arrasaram florestas, solos e águas no século XIX.

SOFIATTI, A. Destruição e proteção da Mata Atlântica no Rio de Janeiro: ensaio bibliográfico acerca da eco-história. História, Ciências, Saúde, n. 2, jul.-out. 1997.

A atividade agrícola mencionada no texto provocou impactos ambientais ao longo do século XIX porque:

A) reforçava a ocupação extensiva.

B) utilizava o solo do tipo terra roxa.

C) necessitava de recursos hídricos.

D) estimulava investimentos estrangeiros.

E) empregava mão de obra desqualificada.

ver resposta


Questão 10

(Enem 2011) A exploração de recursos naturais e a ocupação do território brasileiro têm uma longa história de degradação de áreas naturais. É resultado, entre outros fatores, da ausência de uma cultura de ocupação que respeitasse as características de seus biomas.

Disponível em: http://www.comciencia.br. Acesso em: 19 abr. 2010 (fragmento).

Ao longo da história, a apropriação da natureza e de seus recursos pelas sociedades humanas alterou os biomas do planeta. Em relação aos biomas brasileiros, em qual deles esse tipo de processo se fez sentir de forma mais profunda e irreversível?

A) Na Floresta Amazônica, especialmente a partir da década de 1980, devastada pela construção de rodovias e expansão urbana.

B) No Cerrado, que abriga muitas espécies de árvores sob risco de extinção, atingido pela mineração e agricultura.

C) No Pantanal, que abrange parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, degradado pela mineração e pecuária.

D) Na Mata Atlântica, que hoje abriga 7% da área original, devastada pela exploração da madeira e pelo crescimento urbano.

E) Na Mata dos Cocais, localizada no Nordeste do país, desmatada pelo assoreamento e pelo cultivo da cana-de-açúcar.

ver resposta


Questão 11

(Unesp 2017) A Mata Atlântica desempenha uma extraordinária função social. Cobrindo parcela significativa do território brasileiro, a biodiversidade da Mata Atlântica fornece serviços ecológicos essenciais para cerca de 145 milhões de pessoas (70% da população brasileira) e constitui a base de recursos para uma parcela considerável do produto interno bruto do país.

(José M. C. Silva et al. “Conservação da Mata Atlântica brasileira”. In: Diogo C. Cabral e Ana G. Bustamante (orgs). Metamorfoses florestais, 2016. Adaptado.)

Considerando a função social destacada no excerto, são exemplos de serviços ecológicos prestados pela Mata Atlântica preservada:

A) a produção de oxigênio e a purificação do ar.

B) a seleção de espécies com valor econômico e a polinização das culturas.

C) a proteção contra a erosão e a recuperação de áreas agricultáveis.

D) a decomposição de rejeitos urbanos e o fornecimento de madeira.

E) a regulação do clima e o tratamento da água.

ver resposta


Questão 12

(Univesp 2017) Há vários critérios para classificarmos as paisagens, dependendo dos elementos analisados pelos pesquisadores. No que diz respeito ao nosso país, o professor Doutor Aziz Ab’Saber propôs uma classificação das paisagens naturais brasileiras com base no conjunto do quadro natural, composto pelo relevo, clima, solo, vegetação e hidrografia. Essas paisagens naturais foram denominadas de Domínios Morfoclimáticos. Uma dessas paisagens naturais ocorre na porção próxima ao litoral oriental do país, indo do Nordeste até o Sul, adentrando para o interior na Região Sudeste. Ocupado em sua maioria pela Mata Atlântica, destaca-se como o segundo maior complexo de floresta com maior biodiversidade do país. O relevo é o grande elemento dessa paisagem, pois esse domínio é afetado por uma forte erosão causada pelas chuvas locais.

MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: HARBRA, 2017. Adaptado.

O Domínio Morfoclimático descrito no segundo parágrafo é o

A) do Cerrado.

B) da Caatinga.

C) das Pradarias.

D) das Araucárias.

E) de Mares de Morros.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa E. O estado de Rondônia, localizado na Região Norte do Brasil, está situado em uma região de Floresta Amazônica. Dessa forma, não são encontradas formações de Mata Atlântica no estado.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa B. A umidade proveniente do oceano é o principal mecanismo formador da vegetação de Mata Atlântica, uma vez que possibilita a formação de chuvas na região, assim como beneficia o desenvolvimento das espécies vegetais.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa A. O tipo tropical de altitude é encontrado nas regiões de Mata Atlântica, mais especificamente nas áreas de elevada altitude, como na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira. Esse tipo climático tem como característica o grande volume de umidade e chuva, porém com temperaturas menos elevadas em razão da altitude.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa D. A Mata Atlântica é considerada uma das formações vegetais mais biodiversas do país, em razão de concentrar em pequenas áreas um grande volume de espécies vegetais e animais.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa D. A Mata de Igapó é um tipo vegetacional típico da Floresta Amazônica. Esse tipo de vegetação é caracterizado pelo recorrente processo de inundação do seu solo, em razão da sua localização, em terrenos planos nas margens dos rios.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa C. O povoamento do Brasil impactou de maneira direta o processo de devastação da Mata Atlântica, principalmente em virtude da exploração do pau-brasil, espécie de árvore cuja madeira constituiu o primeiro produto de exportação brasileiro, sendo amplamente explorada por Portugal.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa D. A cana-de-açúcar e o café foram os ciclos econômicos brasileiros, após a exploração do pau-brasil, que mais impactaram no aumento do processo de desmatamento da Mata Atlântica. O cultivo de cana-de-açúcar, em especial no Nordeste do Brasil, e o de café, na Região Sudeste, foram responsáveis pela derrubada de grandes áreas de floresta.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa C. Na atualidade, o crescimento desordenado das cidades é o principal problema relacionado ao desmatamento da Mata Atlântica. A característica desigualdade do Brasil provoca a ocupação de áreas de mata e encosta, em especial nas grandes cidades do litoral brasileiro, resultando em graves problemas ambientais e sociais.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa A. A ocupação extensiva, em especial ao longo do século XIX, por meio de cultivos como o café, foi uma das atividades responsáveis pelo alto desmatamento da Mata Atlântica. A atividade extensiva emprega poucos meios tecnológicos e, no geral, desconsidera os aspectos naturais e ambientais da região.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa D. A Mata Atlântica é o bioma mais devastado do Brasil. Na atualidade, há menos de 10% da sua cobertura original. As razões para esse cenário estão relacionadas aos ciclos econômicos do país, como a exploração madeireira, assim como ao crescimento desordenado das cidades.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa A. A Mata Atlântica é um importante bioma brasileiro em razão da sua elevada biodiversidade, assim como pelos seus serviços ambientais. A purificação do ar e o fornecimento de oxigênio são elementos importantes que possuem ampla contribuição da Mata Atlântica.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa E. O domínio apresentado no enunciado é o de Mares de Morro. Ele compreende, além de outros ecossistemas menores, grande parte da extensão da formação vegetal de Mata Atlântica no país.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!