Questão 1
O Brasil é um país de dimensões continentais, o que eleva a importância de uma articulada rede de transporte que integre de maneira eficaz e pouco onerosa todas as áreas habitadas e de uso do espaço geográfico no país. Nesse sentido, o sistema de transporte mais utilizado para deslocamento de cargas e serviços é o:
a) rodoviário
b) ferroviário
c) hidroviário
d) aeroviário
e) marítimo
Questão 2
As ferrovias no Brasil estão geograficamente concentradas:
a) na região Nordeste, como resultado das políticas coloniais de transportes das commodities aqui cultivadas pela metrópole.
b) na região Sudeste, em razão das estruturas instaladas no auge da economia cafeeira.
c) no Centro-Oeste, como uma obra de promoção da política da Marcha para o Oeste.
d) no Sul, para atender os interesses das oligarquias gaúchas.
e) em todo o litoral, como herança da concentração populacional nessa faixa do país.
Questão 3
(UFMG) Considerando-se as redes que compõem as diferentes modalidades de transporte no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) as ferrovias são, em sua grande extensão, utilizadas sobretudo para o escoamento da produção mineral e subutilizadas no transporte interurbano e inter-regional de passageiros.
b) as hidrovias tornariam o preço do produto agrícola brasileiro mais competitivo no mercado internacional, mas têm sua implementação dificultada pelo custo e pelos impactos ambientais decorrentes de seus projetos.
c) as rodovias, principal modalidade de transporte do país, assumem, com alto custo, elevada tonelagem no deslocamento de mercadorias diversas e maior percentual de tráfego de passageiros.
d) o transporte aéreo registra um uso mais intenso nas regiões do país onde há grandes distâncias entre os principais centros urbanos e fraca densidade das redes rodoviária e ferroviária.
Questão 4
(UERJ) Em um esforço que superou as previsões mais ousadas da iniciativa privada, o governo federal anunciou ontem o que chamou de o maior plano de investimentos em transportes da história, envolvendo a concessão de ferrovias e rodovias à iniciativa privada. O setor de ferrovias é o que deve receber o maior volume de investimentos. Serão R$ 91 bilhões em 10 mil quilômetros de novas linhas para criar uma malha que ligue as principais regiões produtoras do país aos maiores portos.
Mapa do investimento no transporte ferroviário no Brasil
A reportagem aborda o plano de investimentos anunciado em 2012 pelo governo federal. Aponte duas justificativas econômicas para a prioridade dada pelo governo ao setor ferroviário.
Resposta Questão 1
No Brasil, o sistema rodoviário é o mais empregado no país, atendendo a maior parte dos serviços e cerca de 62% dos deslocamentos de cargas.
Alternativa correta: letra A
Resposta Questão 2
A maior parte das ferrovias brasileiras encontra-se na região Sudeste. Essas estruturas foram construídas, em sua maioria, durante o período da produção de café nessa região, o principal cerne da economia nacional ao final do século XIX e início do século XX. Posteriormente, a estrutura econômica do país manteve-se concentrada nessa região, o que favoreceu também a concentração dessa e de outros tipos de estruturas.
Alternativa correta: letra B
Resposta Questão 3
a) Correto – o principal uso das ferrovias é para o transporte de matérias-primas, principalmente no setor de extrativismo mineral.
b) Correto – as hidrovias no Brasil apresentam um custo menor do que os demais modais, porém a construção delas geraria impactos nos rios de planalto, que são mais comuns nas áreas economicamente mais ativas do país.
c) Correto – as rodovias apresentam a pior relação custo-benefício em relação aos demais sistemas de transporte. No Brasil, elas apresentam uma acentuada tonelagem e a maior parte do transporte de passageiros.
d) Incorreto – o transporte aéreo apresenta maior uso em cidades consideradas próximas. Destaque para o trecho com maior fluxo: Rio-São Paulo. Isso ocorre em razão da elevada concentração populacional e econômica do país.
Resposta Questão 4
O sistema de transporte brasileiro, atualmente, encontra-se concentrado nas rodovias, o que é por muitos considerado um erro, visto que esse modal é mais caro e menos eficiente do que as ferrovias, que se mantêm estáveis por um longo período.
Dentre as razões que podem justificar a ação do governo federal em investir em ferrovias, podemos citar:
- custos menores de frete em longas distâncias;
- menores gastos para mercadorias de baixo preço em relação ao seu volume, sobretudo as matérias-primas;
- consequente redução dos produtos para o mercado interno e externo;
- melhor conexão entre pontos distantes, o que é notório no caso do Brasil, que é um país continental.