Questão 1
Sobre a urbanização brasileira e os problemas sociais dela decorrentes, avalie as proposições a seguir:
I) A urbanização brasileira – intensificada a partir da década de 1950 – possui íntima associação com a industrialização, que se iniciou no mesmo período. O expressivo êxodo rural ocorrido desde então contribui para o agravamento das questões sociais nos centros urbanos;
II) O inchaço das cidades e a falta de infraestrutura adequada para atender os moradores são problemas causados exclusivamente pelo fenômeno acelerado do êxodo rural;
III) Questões relacionadas com o desemprego, desigualdade social, violência e exclusão social estão entre os grandes problemas enfrentados nos centros urbanos brasileiros desde a intensificação da urbanização no país.
Estão corretas as alternativas:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa I.
Questão 2
A questão da moradia no Brasil, em especial nos grandes centros urbanos, é um problema social que ocorre em muitos municípios. Sobre essa questão, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:
a) Mesmo tendo diversas opções de moradia, áreas impróprias para a ocupação, como as margens de rios e encostas de morros, são escolhidas por alguns grupos populacionais, principalmente por razões culturais e afetivas.
b) As ocupações em áreas irregulares e a ampliação e surgimento de favelas são consequências de um processo de urbanização desordenado e sem planejamento.
c) Em muitas situações, as pessoas que não conseguem obter renda suficiente para custear sua habitação acabam utilizando as ruas da cidade como espaço de moradia.
d) A questão da moradia no Brasil não se restringe à falta de uma casa para as famílias. Ela é muito mais ampla e envolve problemas relacionados com a ausência de saneamento básico, asfaltamento das ruas, iluminação pública e redes de água tratada.
e) A ausência de moradias e/ou infraestrutura para os habitantes é um problema que atinge camadas específicas da população, em especial os menos favorecidos economicamente.
Questão 3
Sobre os problemas sociais nas cidades do Brasil, avalie as proposições a seguir:
I) A questão da violência nas cidades tem ampliado a sensação de insegurança e a descrença nos serviços de segurança pública. Noticiários relatam assassinatos, assaltos, sequestros, agressões e outros tipos de violência diariamente;
II) Problemas relacionados com a infraestrutura (iluminação pública, redes de água, esgoto e energia elétrica, asfaltamento, segurança e lazer) não são considerados relevantes para a análise dos problemas sociais urbanos, como as questões de moradia;
III) A deficiência no planejamento e execução de políticas públicas no espaço urbano são alguns dos principais responsáveis pela gênese e perpetuação dos problemas sociais nas cidades brasileiras;
IV) A desigualdade social provoca o agravamento dos problemas sociais. Uma distribuição de renda mais igualitária contribuiria para a diminuição dos problemas de saúde, moradia, educação e segurança nos espaços urbanos brasileiros.
Assinale a alternativa correta:
a) F, V, V, F
b) V, F, V, V
c) F, V, F, V
d) V, V, F, F
e) V, F, F, F
Questão 4
São considerados problemas sociais urbanos, exceto:
a) A erosão causada pela retirada da mata ciliar.
b) Os serviços de saúde oferecidos para a população das cidades muitas vezes são ineficientes e insuficientes.
c) A baixa qualidade do ensino público que atende a população de baixa renda.
d) A questão da violência e da ineficiência das políticas de segurança pública.
e) Falta de habitações e infraestrutura para toda a população.
Resposta Questão 1
Letra A
A alternativa II está incorreta porque os problemas sociais nas cidades brasileiras são decorrentes de diversos fatores, como a ausência de planejamento dos governantes, industrialização, segregação socioespacial, reflexo das desigualdades sociais historicamente encontradas no país, má gestão dos recursos públicos etc. O êxodo rural foi e é um fenômeno importante no processo de urbanização, entretanto, os problemas sociais urbanos são de ordem multifatorial.
Resposta Questão 2
Letra A
As ocupações de áreas de risco resultam de vários fatores, principalmente da segregação urbana, falta de opções de moradia em condições seguras e dignas, especulação imobiliária e deficiência nas políticas públicas de habitação.
Resposta Questão 3
Letra B
A questão da moradia – um sério problema social urbano – não se restringe à falta de habitações, pois envolve a ocupação de áreas de risco e as condições de infraestrutura nas áreas ocupadas.
Resposta Questão 4
Letra A
A erosão causada pela retirada da mata ciliar é um problema importante tanto no ambiente urbano quanto nos espaços rurais, entretanto, é um problema ambiental.