Questão 1
“Arenização – (…) corresponde ao retrabalhamento de depósitos areníticos pouco consolidados ou arenosos não consolidados, e conduz a dificuldades de fixação e manutenção da vegetação devido à mobilidade da areia.
Desertificação – processo de degradação ambiental do solo ou da terra, resultante tanto de variações climáticas quanto de atividades antrópicas, que ocorre em regiões de clima árido, semiárido e subúmido seco”.
IBGE. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, Glossário. Brasil, 2004 (adaptado).
Os dois problemas de ordem ambiental acima apresentados atingem, respectivamente, os seguintes domínios naturais brasileiros:
a) das Araucárias e do Cerrado
b) da Mata Atlântica e da Caatinga
c) do Cerrado e da Amazônia
d) dos Pampas e da Caatinga
e) da Amazônia e dos Pampas
Questão 2
Em um cartaz, sem título, estavam as seguintes características de uma rede hidrográfica brasileira:
- Elevada disponibilidade de água;
- Predominância de rios para navegação;
- Grande usina hidrelétrica atualmente em construção;
- Menor taxa de ocupação humana;
- Concentração de depressões e planícies
Com base nessas características, é possível concluir que o cartaz faz referência à bacia:
a) Tocantins-Araguaia
b) Amazônica
c) Paraguai-Uruguai
d) do São Francisco
e) Platina
Questão 3
Para melhor compreender a diversidade natural do território brasileiro, o geógrafo Aziz Ab'Saber regionalizou o país a partir da introdução do conceito de domínio morfoclimático. A criação desse importante termo objetivou:
a) analisar os biomas e os tipos de florestas do país.
b) mediar a relação entre natureza e sociedade.
c) associar as características físicas, climáticas e fitogeográficas.
d) desenvolver a correlação entre relevo e vegetação.
e) cartografar a distribuição das áreas de urgente preservação.
Questão 4
(Unimontes – adaptada)
Para a atual proposta de identificação das macrounidades do relevo brasileiro, elaborada por Ross (1989), foram fundamentais os trabalhos de Ab’Saber e os relatórios e mapas produzidos pelo Projeto Radambrasil. Ross passou a considerar para o relevo brasileiro, conforme as suas origens, as unidades de planaltos, depressões e planícies.
Adaptação: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005.
Quais as unidades do relevo brasileiro que, de acordo com a gênese, segundo Ross, são resultantes de deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial?
a) Planícies.
b) Depressões.
c) Planaltos cristalinos.
d) Planaltos orogenéticos.
e) Cordilheiras
Resposta Questão 1
A arenização é o processo de formação de areais em ambientes de clima úmido e com solos arenosos, o que ocorre na região sul do Brasil, mais especificamente na região dos Pampas gaúchos. Já a desertificação é mais comum em regiões áridas, como é o caso do Nordeste brasileiro.
Alternativa correta: letra D
Resposta Questão 2
A bacia hidrográfica brasileira com a maior disponibilidade de água, rios para navegação em função do relevo marcado pelas planícies e depressões e pouca taxa de ocupação é a Bacia Amazônica, na região Norte do país.
Alternativa correta: letra B
Resposta Questão 3
O conceito de domínios morfoclimáticos, aplicado sobre a Geografia Física do Brasil, procurou elencar as paisagens fitogeográficas do país em suas características físicas (relevo e hidrografia) e também climáticas.
Alternativa correta: letra C
Resposta Questão 4
Segundo Jurandyr Ross, as unidades do relevo brasileiro que se caracterizam pelo predomínio da deposição sedimentar, esta realizada pelo escoamento fluvial, lacustre ou marinho, são as planícies, que possuem formação geológica mais antiga.
Alternativa correta: letra A