Questão 1
“A população brasileira atingiu 202,7 milhões de pessoas em primeiro de julho deste ano, segundo estimativa do IBGE divulgada na manhã desta quinta-feira (28). O volume de pessoas que vivem no país cresceu 0,86% em relação ao verificado em igual período do ano anterior”.
Folha de São Paulo, 28 ago. 2014. População brasileira atinge 202,7 milhões de habitantes, calcula IBGE. Disponível em: <http://folha.com/no1507099>. Acesso em: 02 fev. 2015.
O crescimento da população brasileira ao longo do tempo permitiu que, finalmente, o número de habitantes fosse superior aos 200 milhões. Com base nesse dado, nas informações fornecidas pela notícia acima e em seus conhecimentos sobre a população do país, assinale a alternativa correta:
a) O crescimento da população brasileira, atualmente, é baixo em comparação com períodos anteriores.
b) O Brasil vive, atualmente, um problema relacionado com a explosão demográfica.
c) O marco de 202 milhões de habitantes revela o quadro socioeconômico do país, em que a taxa da natalidade nas áreas pobres e médias continua elevada.
d) Os dados revelados pela reportagem permitem-nos concluir que o Brasil vive um quadro de elevada densidade demográfica.
Questão 2
A partir da década de 1980, o Brasil ingressou naquilo que se qualifica como “transição demográfica”. Isso passou a ocorrer em função de alguns fatores, a saber:
I. Elevação das taxas de densidade demográfica;
II. Diminuição intensiva dos índices de natalidade;
III. Aumento da expectativa de vida;
IV. Manutenção das taxas de fecundidade;
V. Inversão gradativa da pirâmide etária.
Estão corretas as alternativas:
a) I e III
b) II, IV e V
c) I, III e IV
d) II, III e V
e) I, II e IV
Questão 3
Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO se relaciona com as mudanças nas taxas de natalidade do Brasil nos últimos anos:
a) inserção da mulher no mercado de trabalho
b) incentivo governamental à fecundidade
c) difusão do planejamento familiar
d) crescimento da urbanização
Questão 4
(MACK)
O Brasil em 2020
Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.
David Cohen, Revista Época, 25/05/2009
Dados da fecundidade brasileira
Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.
( ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.
( ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.
Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo é
a) VVV
b) FVV
c) VVF
d) FVF
e) VFV
Resposta Questão 1
De acordo com a reportagem, o crescimento da população brasileira em relação ao ano anterior foi de 0,86%, o que é considerado um número muito baixo em comparação com algumas décadas do século XX, que apresentaram taxas de crescimento superiores a 2%.
Alternativa correta: letra A
Resposta Questão 2
A transição demográfica caracteriza-se pela redução das taxas de natalidade em face da manutenção ou redução dos índices de mortalidade, caracterizando uma inversão na pirâmide etária, causada, sobretudo, pelo aumento na expectativa de vida. O Brasil, antes considerado um “país jovem”, agora é tido como um “país adulto”, com vistas a tornar-se um “país idoso”, tal qual ocorre na Europa.
Estão corretas, portanto, as afirmativas II, III e V.
Alternativa correta: letra D
Resposta Questão 3
O Brasil passou a apresentar taxas de natalidade cada vez menores nos últimos anos. As razões para isso são várias, tais como a maior participação da mulher no mercado de trabalho, a urbanização, a mudança de valores culturais, a melhoria nos índices educacionais, entre outros. O governo, inclusive, incentivou a queda nas taxas de fecundidade com medidas diversas, como a distribuição de métodos contraceptivos e outros.
Alternativa correta: letra B
Resposta Questão 4
(F) – No Brasil não houve uma crescente demanda por mão de obra no campo ao longo do século XX. Ao contrário, houve o seu decréscimo. E, se houvesse esse aumento, haveria também um crescimento da natalidade, que costuma ser maior nas áreas rurais.
(V) – Inserção da mulher no mercado de trabalho, planejamento familiar e difusão de contraceptivos são fatores que contribuíram para a redução das taxas de fecundidade no Brasil.
(F) – O envelhecimento populacional, ao contrário, eleva os custos do Estado com gastos sociais e previdenciários, em face de um menor número de contribuintes na População Economicamente Ativa (PEA).
Alternativa correta: letra D