Questão 1
Um técnico recebe um controle remoto com uma ordem de serviço de reparo. Atento, ele checa o compartimento de pilhas e rapidamente percebe o erro: as pilhas estão colocadas nas posições erradas. O motivo de o controle remoto não funcionar
A) é por conta da tensão de uma pilha anular a tensão da outra, devido à posição errada.
B) é pelas pilhas estarem em uma associação em paralelo, quando colocadas na posição errada.
C) é por causa do curto-circuito causado pela posição errada das pilhas.
D) é pelas pilhas não estarem em série, como são projetadas originalmente.
Questão 2
Uma estudante, interessada em produzir uma bateria com materiais encontrados em casa, pesquisa na internet sobre uma maneira de montar o experimento. Para isso, ela precisa usar alguns limões espetados com um prego coberto de zinco e uma moeda comum de cobre. Ao conectar os pontos, ela consegue medir uma tensão elétrica, pois
A) o limão, sendo uma fruta sem acidez, não ajuda o transporte de íons nas reações químicas.
B) o cobre e o zinco são elementos isolantes, permitindo ao limão manter constante sua carga elétrica.
C) o cobre da moeda e o zinco do prego, em conjunto com a acidez da fruta, favorecem as reações de oxirredução.
D) o limão é uma fruta que, por conta da sua acidez, tem excesso de cargas elétricas livres.
Questão 3
Um motorista de aplicativo, antes de sair para trabalhar, checa as luzes do carro e nota que no painel existe um alerta na bateria. Girando a chave, ele nota que as luzes e a injeção elétrica do carro não funcionam, confirmando que a bateria de seu carro está “arriada”, ou seja, ela
A) não consegue produzir corrente elétrica.
B) está superaquecida.
C) está desconectada do carro.
D) está em curto-circuito.
Questão 4
Uma ferramenta, alimentada por baterias, precisa produzir uma corrente elétrica de 0,1 A. Usando um aparelho de medição, o usuário descobre que as resistências do circuito são 30 Ω. Quantas pilhas de 1,5 V, em série, são necessárias para alimentar essa ferramenta?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
Questão 5
Uma professora de Física, para descrever a importância de se entender a tensão elétrica, pede a um de seus alunos um carregador de celular de marca paralela ao fabricante original. Sabendo que um celular convencional tem uma tensão de 3,8 V, a professora mede a tensão do carregador e encontra 5,0 V. Essa diferença
A) é benéfica, pois acelera o tempo de recarga, sem risco.
B) possibilita a economia de energia elétrica, pois demandaria menos carga.
C) faz a recarga ser mais rápida, mas oferece risco de aquecimento devido à sobrecarga de corrente elétrica.
D) não produz nenhuma interferência, pois a corrente elétrica seria a mesma.
Questão 6
Um casal recebe de presente de seus amigos um aparelho de ar-condicionado. Ansiosos para usar, eles o instalam na abertura da parede e o ligam na tomada elétrica; porém notam que o compressor do ar-condicionado não funciona de forma esperada. Consultando o manual, eles descobrem que o aparelho foi feito para uma saída de 220 V, e a sua tomada é de 110 V; logo, eles concluem, corretamente, que
A) a tensão de 110 V não produziu a corrente elétrica necessária para ligar o compressor.
B) o aparelho que ganharam deve ter algum defeito, pois todo aparelho de 220 V funciona também em 110 V.
C) o aparelho funcionará corretamente, sendo necessário apenas mais tempo para que o ar-condicionado receba energia elétrica.
D) a diferença de tensão pode sobrecarregar a corrente elétrica em seu quadro de luz.
Questão 7
Para iluminar seu quintal durante a noite, uma pessoa decide de forma caseira produzir um varal de lâmpadas, ligando-as em série. O filho, acompanhando a montagem, comenta que o melhor seria usar uma ligação em paralelo, pois, de acordo com o que aprendeu em suas aulas de Física, a
A) ligação em paralelo produz uma resistência equivalente maior, gerando menos riscos.
B) ligação em série produz mais brilho nas lâmpadas, mas consome muito mais energia elétrica.
C) ligação em paralelo garante que todas as lâmpadas terão o mesmo brilho, funcionando de forma independente.
D) ligação em paralelo faz com que as lâmpadas aqueçam menos, consumindo menos energia.
Questão 8
Um técnico, realizando um reparo elétrico no chuveiro de 220 V, esquece de desligar a chave elétrica geral. Por conta disso, ele leva um choque ao tocar simultaneamente os dois fios, mesmo que por poucos segundos. O choque é por causa da
A) tensão elétrica presente no corpo do técnico.
B) corrente elétrica que corre pelo corpo do técnico.
C) corrente elétrica presente no chão.
D) tensão elétrica presente na água.
Questão 9
(Faculdade Albert Einstein) Um circuito elétrico simples é formado por um gerador e um amperímetro ideais e um fio de cobre de resistência R. Nesse circuito, a indicação no amperímetro é i1, conforme a figura 1. Os demais fios de ligação têm resistência desprezível.
Para montar um segundo circuito, esse mesmo fio é cortado em três pedaços de mesmo comprimento e esses pedaços são ligados ao mesmo gerador, conforme a figura 2. Nessa situação, a indicação no amperímetro é i2.
Comparando os valores de i1 e de i2, tem-se que:
A) \(i_2 = i_1 \)
B) \(i_2 = 3 i_1 \)
C) \(i_2 = \frac{i_1}{3} \)
D) \(i_2 =9i_1\)
E) \(i_2 =\frac{i_1}{9}\)
Questão 10
(Uerj) Uma turma de estudantes do ensino médio recebeu a tarefa de verificar a corrente elétrica que se estabelece em quatro aparelhos distintos: uma geladeira, um ferro elétrico, um ar-condicionado e um chuveiro elétrico. Para solucionar a tarefa, foram informados os valores da potência elétrica e da tensão de cada equipamento, conforme consta na tabela abaixo.
APARELHO |
POTÊNCIA (W) |
TENSÃO (V) |
Geladeira |
360 |
120 |
Ferro elétrico |
2520 |
120 |
Ar-condicionado |
3300 |
220 |
Chuveiro elétrico |
4400 |
220 |
A partir das informações disponíveis, a turma concluiu que a maior corrente elétrica se estabelece no seguinte aparelho:
A) geladeira
B) ferro elétrico
C) ar-condicionado
D) chuveiro elétrico
Questão 11
(Fatec) Leia os quadrinhos.
Podemos afirmar corretamente que,
A) no primeiro quadrinho, a cobra é eletrocutada porque o seu “serpentear” age como uma resistência elétrica, impossibilitando a passagem de corrente elétrica por seu corpo.
B) no segundo quadrinho, o passarinho não é eletrocutado por não estar tocando o fio de baixo, no qual a corrente elétrica passa.
C) no terceiro quadrinho, o passarinho não é eletrocutado, pois a cobra impede a passagem de corrente elétrica.
D) no quarto quadrinho, a cobra é eletrocutada, pois há passagem de corrente elétrica ao se conectar a dois potenciais elétricos diferentes.
E) nos quadrinhos, a cobra e o passarinho são eletrocutados por passarem de um fio a outro.
Questão 12
(Espcex) O circuito de um certo dispositivo elétrico é formado por duas pilhas ideais, possuindo cada uma tensão "V", quatro lâmpadas incandescentes, que possuem resistências elétricas constantes e de mesmo valor, L1, L2, L3 e L4, e fios condutores de resistências desprezíveis, conforme o desenho abaixo.
Considerando que as lâmpadas não se queimam, pode-se afirmar que
A) a lâmpada L1 brilha mais que a L2.
B) todas as lâmpadas têm o mesmo brilho.
C) as lâmpadas L1, L2 e L3 têm o mesmo brilho.
D) a lâmpada L3 brilha mais que L2.
E) nenhuma das lâmpadas tem brilho igual.
Resposta Questão 1
Alternativa D.
Na maioria dos circuitos elétricos, é necessário que as pilhas estejam em uma associação em série, produzindo uma tensão elétrica maior.
Resposta Questão 2
Alternativa C.
Toda pilha, ou bateria, funciona com base no princípio básico da oxirredução. O zinco e o cobre, nos seus processos de movimento de íons, criam uma diferença de potencial entre os dois pontos.
Resposta Questão 3
Alternativa A.
Toda bateria tem uma vida útil, em que, no final de seu ciclo, seus terminais já não produzem mais uma diferença de potencial. Dessa forma, não é possível fazer que haja corrente elétrica capaz de alimentar os aparelhos eletrônicos do carro.
Resposta Questão 4
Alternativa B.
De acordo com a primeira lei de Ohm, a tensão elétrica necessária para alimentar o circuito é:
\(U=R\cdot i=0,1\cdot 30=3 V \)
Como cada pilha tem 1,5 V em série, são necessárias 2 pilhas que, somadas suas tensões, têm os 3 V necessários.
Resposta Questão 5
Alternativa C.
A tensão elétrica está diretamente ligada à corrente elétrica produzida no aparelho. Uma tensão elétrica maior produz uma corrente elétrica maior, podendo ser um fator de risco na saúde do aparelho no longo prazo.
Resposta Questão 6
Alternativa A.
Como o aparelho de ar-condicionado foi projetado para funcionar em 220 V, uma tensão elétrica de 110 V não é capaz de produzir a corrente elétrica necessária para alimentar seus componentes eletrônicos.
Resposta Questão 7
Alternativa C.
Em uma associação de resistores (lâmpadas) em paralelo, todos os elementos são ligados simultaneamente na diferença de potencial da tomada. Assim, todas as lâmpadas produzirão um brilho uniforme.
Resposta Questão 8
Alternativa B.
A corrente elétrica, responsável pelo choque elétrico, passa pelo corpo por conta da tensão elétrica dos fios do chuveiro, já que o técnico esqueceu de desligar o quadro elétrico de luz.
Resposta Questão 9
Alternativa D.
Utilizando-se da primeira lei de Ohm para o primeiro circuito (figura 1), tem-se a seguinte relação entre a diferença de potencial, corrente e resistência:
\(U=R\cdot i_1\) (1)
O segundo circuito (figura 2) é realizado dividindo-se o resistor R em três partes iguais. Sendo assim, aplicando-se a segunda lei de Ohm, como o comprimento do resistor foi dividido por três, a resistência dele também fica dividida por três. Como cada resistor está associado em paralelo e suas resistências são idênticas, o resistor equivalente do circuito em paralelo fica nove vezes menor que o resistor original.
\(R = \frac{\rho \cdot l}{A} \Rightarrow R_2 = \frac{\rho \cdot l/3}{A} \therefore R_2 = \frac{R}{3} \\ R_{\text{eq}} = \frac{R/3}{3} \therefore R_{\text{eq}} = \frac{R}{9} \)
Portanto, aplicando-se a primeira lei de Ohm ao circuito em paralelo da figura 2, tem-se:
\(U=R_{eq}\cdot i_2\\ U=\frac{R}{9}\cdot i_2\) (2)
Igualando-se as duas equações:
(1) = (2)
\(\boxed{R} \cdot i_1 = \boxed{\frac{R}{9}} \cdot i_2 \\
\therefore i_2 = 9 \cdot i_1
\)
Resposta Questão 10
Alternativa B.
Cálculo das correntes elétricas:
P = Ui
360 = 120igeladeira ⇒ igeladeira = 3 A
2520 = 120iferro ⇒ iferro = 21 A
3300 = 220iar-cond ⇒ iar-cond = 15 A
4400 = 220ichuveiro ⇒ ichuveiro = 20 A
Portanto, a maior corrente elétrica se estabelece no ferro elétrico.
Resposta Questão 11
Alternativa D.
Para surgir uma corrente elétrica, são necessários um meio condutor e uma diferença de potencial. Por isso, nos dois primeiros quadrinhos, a cobra não sofre qualquer efeito elétrico, pois não há diferença de potencial, o que ocorre no último quadrinho, em que a cobra é eletrocutada.
Resposta Questão 12
Alternativa D.
Sejam i1, i2, i3 e i4, respectivamente, as correntes que passam por L1, L2, L3 e L4, temos que:
i1 = i2 < i3 < i4
Pois L1 e L2 estão em série e sob a mesma tensão que L3, porém com maior resistência equivalente. E i4 = i1 + i3 (ou i4 = i2 + i3).
Portanto, a única alternativa correta é a que afirma que a lâmpada L3 brilha mais que L2.