Questão 1
(Unesp) Um ímã em forma de barra, com seus polos Norte e Sul, é colocado sob uma superfície coberta com partículas de limalha de ferro, fazendo com que elas se alinhem segundo seu campo magnético. Se quatro pequenas bússolas, 1, 2, 3 e 4, forem colocadas em repouso nas posições indicadas na figura, no mesmo plano que contém a limalha, suas agulhas magnéticas orientam-se segundo as linhas do campo magnético criado pelo ímã.
Desconsiderando o campo magnético terrestre e considerando que a agulha magnética de cada bússola seja representada por uma seta que se orienta na mesma direção e no mesmo sentido do vetor campo magnético associado ao ponto em que ela foi colocada, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, as configurações das agulhas das bússolas 1, 2, 3 e 4 na situação descrita.
a)
b)
c)
d)
e)
Questão 2
(IFSP) Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas, faz três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração e/ou repulsão, registrando-o na tabela a seguir.
Após o experimento e admitindo que cada letra pode corresponder a um único polo magnético, seus alunos concluíram que:
a) somente a barra CD é ímã.
b) somente as barras CD e EF são ímãs.
c) somente as barras AB e EF são ímãs.
d) somente as barras AB e CD são ímãs.
e) AB, CD e EF são ímãs.
Questão 3
Leia as afirmações a seguir a respeito das propriedades dos ímãs.
I – As linhas de campo magnético dentro de um ímã de barra dirigem-se de sul para norte.
II – Não existe monopolo magnético.
III – Os materiais diamagnéticos são fracamente atraídos por ímãs.
IV – Ferro, cobalto e alumínio são exemplos de materiais ferromagnéticos, que são fortemente atraídos por ímãs.
É verdadeiro o que se afirma em:
a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e IV
e) I e III
Questão 4
A imagem a seguir mostra um ímã permanente que foi quebrado ao meio.
Sabendo que N e S representam, respectivamente, os polos norte e sul do ímã permanente, determine a polaridade dos pontos 1, 2, 3 e 4.
a) 1-sul, 2-norte, 3-sul e 4-sul.
b) 1-norte, 2-sul, 3-sul e 4-norte.
c) 1-norte, 2-sul, 3-norte e 4 -sul.
d) 1-sul, 2-sul, 3-norte e 4-norte.
e) 1-norte, 2-sul, 3-norte e 4-norte.
Resposta Questão 1
Letra C
As linhas de campo magnético saem do polo norte e entram no polo sul. Seguindo a orientação das linhas de norte para sul, é possível identificar o sentido do campo magnético em cada ponto indicado.
Resposta Questão 2
Letra B
Mesmo depois da inversão dos pontos C e D, a atração entre as barras persistiu; portanto, uma das barras não é um ímã. Na última imagem, vê-se que houve repulsão entre as barras CD e EF. Assim sendo, essas barras são ímãs e os polos representados por D e E são iguais.
Resposta Questão 3
Letra A
I – Verdadeiro.
II – Verdadeiro.
III – Falso. Os materiais diamagnéticos são repelidos por ímãs. A água é um exemplo de material diamagnético.
IV – Falso. O alumínio é um material paramagnético.
Resposta Questão 4
Letra C
O princípio da inseparabilidade mostra que é impossível separar os polos de um ímã. Assim, as duas partes nas quais o ímã permanente foi quebrado terão polo norte e sul. O ponto 1 mantém o polo norte, que é o polo superior do ímã permanente, e o ponto 2 é sul. Se as partes forem reposicionadas, haverá atração. Assim sendo, o ponto 3 só pode ser norte, já que o 2 é sul. Se 3 é norte, 4 é sul: 1-norte, 2-sul, 3-norte e 4 -sul.