Questão 1
(UFF) Na preparação para a competição “O Homem mais Forte do Mundo”, um dedicado atleta improvisa seu treinamento, fazendo uso de cordas resistentes, de dois cavalos do mesmo porte e de uma árvore. As modalidades de treinamento são apresentadas nas figuras ao lado, onde são indicadas as tensões nas cordas que o atleta segura. Suponha que os cavalos exerçam forças idênticas em todas as situações, que todas as cordas estejam na horizontal, e considere desprezíveis a massa das cordas e o atrito entre o atleta e o chão.
Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que descreve as relações entre as tensões nas cordas quando os conjuntos estão em equilíbrio.
a) T A1 = TA 2 = TB1 = TB 2 = TC1 = TC2
b) (TA 1 = TA 2) < (TB 1 = TB 2) < (TC 1 = TC2)
c) (TA 2 = T B 1 = TB 2) < TC 2 < (TA 1 = TC 1)
d) (TA 1 = TA 2 = T B 1 = TB 2) < (TC 1 = TC 2)
e) (TA 1 = TC 1) < (TA 2 = TB 2 = T B 1) < TC 2
Questão 2
(PUC-MG) Se o somatório das forças externas sobre um sistema de partículas de massa constante é zero, é CORRETO afirmar ser constante a:
a) energia potencial do sistema.
b) energia mecânica do sistema.
c) temperatura do sistema.
d) quantidade de movimento do sistema.
e) entropia do sistema.
Questão 3
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A massa é a medida quantitativa da inércia.
( ) Se não existir atuação constante de uma força sobre um corpo, de modo algum poderá existir velocidade.
( ) A força está relacionada com a variação da velocidade, sendo diretamente proporcional à aceleração adquirida pelo corpo.
( ) Quanto maior for a velocidade constante que um corpo possui, maior será a força necessária para manter essa velocidade.
a) V V V V
b) V F V V
c) V F V F
d) F V F V
e) F F F F
Questão 4
Quando estamos dentro de um carro e o motorista vai fazer uma curva para a direita, nosso corpo imediatamente é prensado para o lado esquerdo do veículo, apontando para fora da trajetória circular feita no momento da curva. Das alternativas abaixo, indique a que explica corretamente a situação descrita.
a) Somos lançados para fora da curva por uma força denominada de força centrífuga.
b) Somos lançados para fora da curva em virtude da inércia.
c) Somos lançados para fora da curva em virtude de uma força denominada de força centrípeta.
d) A força gravitacional é responsável por nos empurrar para fora da trajetória.
e) Nosso corpo mantém sempre uma reação oposta à do veículo de acordo com a lei da ação e reação.
Resposta Questão 1
LETRA “D”
A primeira condição de equilíbrio diz que a soma das forças que atuam sobre o sistema deve ser nula. Como os cavalos exercem forças exatamente iguais, as trações nas cordas nas situações A e B são iguais e menores que as trações na situação C, onde há dois cavalos.
Resposta Questão 2
LETRA “D”
Se o somatório das forças externas atuantes sobre o sistema é nulo, a velocidade do sistema é constante. A quantidade de movimento é fruto da massa pela velocidade do sistema, portanto, se a velocidade permanecer constante, a quantidade de movimento também será constante.
Resposta Questão 3
LETRA “C”
A segunda e a quarta afirmação são falsas pelo mesmo motivo: No movimento com velocidade constante, a força resultante atuante sobre um corpo é nula. A força não está relacionada com a velocidade em si, mas, sim, com a sua variação.
Resposta Questão 4
LETRA “B”
No momento em que o veículo inicia a curva, a tendência de nosso corpo é manter a trajetória anterior. Tentando manter-se em seu estágio inicial, nosso corpo é levado para o lado oposto da curva. Essa é uma aplicação da inércia, a Primeira lei de Newton.