Questão 1
(FGV) Um carro trafega a 20 m/s em uma estrada reta. O carro se aproxima de uma pessoa, parada no acostamento, querendo atravessar a estrada. O motorista do carro, para alertá-la, toca a buzina, cujo som, por ele ouvido, tem 640 Hz. A frequência do som da buzina percebida pela pessoa parada é, aproximadamente,
Considere: a velocidade do som no ar é igual a 340 m/s e não há vento.
a) 760 Hz
b) 720 Hz
c) 640 Hz
d) 600 Hz
e) 680 Hz
Questão 2
(UEA - AM) Um observador ouve o apito de um trem se aproximando e depois se afastando, conforme figuras 1 e 2.
(http://ww2.unime.it)
Sabendo que o apito do trem soa com frequência natural contínua, a frequência do apito ouvida pelo observador
a) aumenta na aproximação e permanece constante no afastamento do trem.
b) aumenta tanto na aproximação quanto no afastamento do trem.
c) é constante tanto na aproximação quanto no afastamento do trem.
d) aumenta na aproximação e diminui no afastamento do trem.
e) diminui na aproximação e aumenta no afastamento do trem.
Questão 3
Ao cruzar um sinal vermelho, um motorista foi imediatamente parado por um policial. Ao justificar sua atitude errada, o motorista disse que por causa do efeito Doppler percebeu o sinal verde e não vermelho. Sabendo que as frequências das radiações monocromáticas vermelha e verde são, respectivamente, 4,5. 10 17 Hz e 6,0. 10 17 Hz, determine a velocidade que o motorista deveria estar para que sua justificativa pudesse ser verdadeira.
Adote a velocidade da luz como 3 . 108 m/s
a) 25. 10 7 km/h
b) 30. 10 7 km/h
c) 35. 10 7 km/h
d) 38. 10 7 km/h
e) 40. 10 7 km/h
Questão 4
A comprovação experimental do efeito Doppler ocorreu em 1845, com o cientista Buys Ballot (1817 – 1890). Ballot verificou a alteração na percepção da frequência do som emitido por trompetistas que estavam em um vagão de trem. Marque a alternativa correta a respeito desse experimento.
a) Na aproximação, Ballot verificou sons mais graves.
b) No afastamento, Ballot verificou sons mais altos.
c) A alteração nas frequências produzida pelo efeito Doppler também foi observada pelos trompetistas.
d) Na aproximação, o som percebido é mais alto.
e) No afastamento, a frequência será maior que a frequência real emitida pelos trompetistas.
Resposta Questão 1
Letra E
Partindo da equação geral do efeito Doppler, podemos eliminar a velocidade do observador, pois ele se encontra parado na estrada. Como ocorre aproximação da fonte com o observador, o sinal para a velocidade relativa do som e da fonte será negativo, uma vez que os dois vetores estão direcionados para o observador. Dessa forma, teremos:
Resposta Questão 2
Letra D
No efeito Doppler, a aproximação entre fonte e observador sempre fará com que este perceba ondas de maior frequência. No afastamento, o observador perceberá frequências menores que a frequência realmente emitida.
Resposta Questão 3
Letra C
A frequência da luz verde será a frequência observada pelo motorista, e a frequência da luz vermelha será a frequência real emitida pela fonte. Sabendo que a fonte está em repouso, sua velocidade será nula. O sinal entre a velocidade da luz e a velocidade do observador deverá ser positivo, uma vez que este se aproxima da fonte luminosa. Sendo assim, teremos:
Para que a justificativa do motorista fosse real, ele deveria estar a aproximadamente 356 milhões de quilômetros por hora.
Resposta Questão 4
Letra D
No efeito Doppler, a aproximação entre fonte e observador sempre fará com que este perceba ondas de maior frequência. No afastamento, o observador perceberá frequências menores que a frequência realmente emitida. A altura é uma característica do som relacionada à frequência, portanto, na aproximação, o som percebido terá maior frequência e, por isso, será um som mais alto.