Questão 1
Toda substância apresenta uma propriedade física que determina qual é a quantidade de calor necessária por unidade de massa desse corpo para que a sua temperatura varie em 1ºC ou 1K. Essa propriedade e sua unidade física, no Sistema Internacional de Unidades, são, respectivamente, iguais a:
a) calor específico e J/kg.K.
b) calor específico e cal/gº.C.
c) capacidade térmica e J/K.
d) calor latente e J/kg.
e) coeficiente de dilatação volumétrica e ºC-1.
Questão 2
Um corpo de 10 kg precisa receber 2500 J de calor sensível para ter sua temperatura variada em 10 K. Determine sua capacidade térmica.
a) 250 J/K
b) 25 J/K
c) 2500 J/K
d) 150 J/K
e) 50 J/K
Questão 3
Um corpo com 10,0 kg de massa tem capacidade térmica igual a 20,0 J/K. Determine o seu calor específico.
a) 200,0 J/kg.K
b) 0,2 J/kg.K
c) 10,0 J/kg.K
d) 2,0 J/kg.K
e) 20,0 J/kg.K
Questão 4
Um corpo de 500 g que se encontra a uma temperatura inicial de 25 ºC recebe de um aquecedor uma quantidade de calor sensível igual a 5000 cal, atingindo uma temperatura de 30 ºC ao final do processo de aquecimento. Determine o calor específico desse corpo.
a) 0,005 cal/gºC
b) 0,2 cal/gºC
c) 1,0 cal/gºC
d) 2,0 cal/gºC
e) 2,5 cal/gºC
Resposta Questão 1
Letra B
O calor específico de uma substância mede a quantidade de calor em Joules necessária para variar 1 g de sua massa em até 1ºC ou em 1 K, portanto, sua unidade, segundo o SI, é o J/kg.K.
Resposta Questão 2
Letra A
A capacidade térmica de um corpo pode ser determinada por meio da seguinte equação:
C – capacidade térmica
Q – quantidade de calor
m – massa do corpo
c – calor específico
Analisando os dados fornecidos pelo enunciado do exercício, percebe-se que só é possível utilizar a primeira equação, que relaciona a quantidade de calor recebido com a variação de temperatura do corpo.
O resultado encontrado indica que o corpo precisa absorver 2500 J para variar sua temperatura em 10 K. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Resposta Questão 3
Letra D
A capacidade térmica de um corpo pode ser calculada por meio do produto entre sua massa e seu calor específico.
De acordo com o cálculo realizado acima, o calor específico desse corpo é igual a 2,0 J/kg.K, correspondente à alternativa C.
Resposta Questão 4
Letra D
Para calcularmos o calor específico do corpo que foi descrito no enunciado do exercício, é necessário utilizar a equação fundamental da calorimetria, que calcula o módulo do calor sensível.
De acordo com os resultados obtidos, o corpo em questão necessita receber 2,0 cal a cada grama de massa para ter sua temperatura variada em 1 ºC, portanto, a alternativa correta é a letra D.