Questão 1
(PUC-RS) Um corpo A, homogêneo, de massa 200 g, varia sua temperatura de 20 ºC para 50 ºC ao receber 1200 calorias de uma fonte térmica. Durante todo o aquecimento, o corpo A mantém-se na fase sólida. Um outro corpo B, homogêneo, constituído da mesma substância do corpo A, tem o dobro da sua massa. Qual é, em cal/gºC, o calor específico da substância de B?
a) 0,1
b) 0,2
c) 0,6
d) 0,8
e) 1,6
Questão 2
Ao visitar a praia durante um belo dia de sol, perceberemos que a areia estará bem quente, enquanto a água estará fria. Marque a alternativa que explica corretamente o motivo da diferença de temperatura entre as duas substâncias.
a) O calor específico da água é muito menor que o da areia, por isso ela não se esquenta facilmente.
b) O calor específico da areia é menor que o da água, por isso ela sofre variações de temperatura com maior facilidade.
c) A quantidade de água é infinitamente superior à quantidade de areia, por isso a água nunca se esquentará.
d) Por ser um líquido e apresentar maior proximidade das moléculas, a água sempre apresentará maior dificuldade para elevar sua temperatura.
e) Todas as explicações acima estão incorretas.
Questão 3
Marque a alternativa correta a respeito do calor específico.
a) Calor específico é a quantidade de energia fixa necessária para que 1g de uma determinada substância eleve sua temperatura em 1 °C.
b) Calor específico é a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma determinada substância sofra uma variação de 1,8 °F.
c) Quanto maior for o calor específico de uma substância, mais fácil ela sofrerá variações de temperatura.
d) Quanto menor for o calor específico de uma substância, mais difícil será para que ela sofra variações significativas de temperatura.
e) Calor específico é uma grandeza caraterística apenas de sólidos e gases, e representa a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma determinada substância sofra uma variação de 1 °C.
Questão 4
Ao colocar bebidas quentes em copos de alumínio, qualquer pessoa sentirá desconforto em segurar o copo e beber o líquido. Isso ocorre porque:
a) por mais que seja um isolante térmico, o alumínio possui baixo calor específico e facilmente sofre variações de temperatura.
b) o alumínio possui alto calor específico e facilmente sofre variações de temperatura.
c) o alumínio é um ótimo condutor térmico de baixo calor específico.
d) o alumínio possui baixo calor específico e, por isso, facilmente sofre variações de temperaturas.
e) o alumínio, tipo de material ferromagnético, possui baixo calor específico e, por isso, facilmente sofre variações de temperaturas.
Resposta Questão 1
Gabarito: Letra B
Utilizando a equação do calor sensível, pode-se determinar o calor específico do material A.
Q = m.c.Δθ
1200 = 200 . c . (50-20)
1200 = 200 .c.30
1200 = 6000 .c
c = 1200 ÷ 6000 = 0,2 cal/g°C
O calor específico do corpo B será o mesmo do corpo A, pois ambos são constituídos da mesma substância.
Resposta Questão 2
Gabarito: Letra B
O calor específico trata-se da quantidade de calor necessária para que 1 g de substância eleve sua temperatura em 1 °C. Quanto maior for o calor específico, mais difícil será o aquecimento e o resfriamento do material, sendo assim, podemos entender que a areia possui um calor específico menor que o da água, o que justifica sua maior facilidade para sofrer variações de temperatura.
Resposta Questão 3
Gabarito: Letra B
Calor específico é a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma determinada substância sofra uma variação de 1 °C. A variação de temperatura de 1 °C corresponde à variação de temperatura de 1,8 °F.
Resposta Questão 4
Gabarito: Letra D
O alumínio possui um calor específico muito baixo, por isso, facilmente sofre variações de temperatura. Ao colocar um líquido quente em um copo de alumínio, rapidamente o material do copo iguala sua temperatura com o líquido depositado.