Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Física
  3. Exercícios sobre as leis de Newton

Exercícios sobre as leis de Newton

Esta lista de exercícios testará seus conhecimentos sobre as leis de Newton, leis propostas no século XVII que são a base da Mecânica clássica.

Questão 1

(Unicastelo-SP) 


(Bill Watterson. Calvin e Haroldo.)

 

Assinale a alternativa que contém um exemplo de aplicação da Primeira Lei de Newton.

a) Um livro apoiado sobre uma mesa horizontal é empurrado horizontalmente para a direita com uma força de mesma intensidade da força de atrito que atua sobre ele, mantendo-o em movimento retilíneo e uniforme.

b) Quando um tenista acerta uma bola com sua raquete, exerce nela uma força de mesma direção e intensidade da que a bola exerce na raquete, mas de sentido oposto.

c) Em uma colisão entre duas bolas de bilhar, a quantidade de movimento do sistema formado por elas imediatamente depois da colisão é igual à quantidade de movimento do sistema imediatamente antes da colisão.

d) Em um sistema de corpos onde forças não conservativas não realizam trabalho, só pode ocorrer transformação de energia potencial em cinética ou de energia cinética em potencial.

e) Se a força resultante que atua sobre um carrinho de supermercado enquanto ele se move tiver sua intensidade dobrada, a aceleração imposta a ele também terá sua intensidade dobrada.

 

ver resposta


Questão 2

(Cefet-MG) Um veículo segue em uma estrada horizontal e retilínea e o seu velocímetro registra um valor constante. Referindo-se a essa situação, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as falsas.

( ) A aceleração do veículo é nula.

( ) A resultante das forças que atuam sobre o veículo é nula.

( ) A força resultante que atua sobre o veículo tem o mesmo sentido do vetor velocidade.

 

A sequência correta encontrada é

a) V F F.

b) F V F.

c) V V F.

d) V F V.

ver resposta


Questão 3

(UFTM) Após a cobrança de uma falta, num jogo de futebol, a bola chutada acerta violentamente o rosto de um zagueiro. A foto mostra o instante em que a bola encontra-se muito deformada devido às forças trocadas entre ela e o rosto do jogador.

 A respeito dessa situação, são feitas as seguintes afirmações:

I. A força aplicada pela bola no rosto e a força aplicada pelo rosto na bola têm direções iguais, sentidos opostos e intensidades iguais, porém, não se anulam.

II. A força aplicada pelo rosto na bola é mais intensa do que a aplicada pela bola no rosto, uma vez que a bola está mais deformada do que o rosto.

III. A força aplicada pelo rosto na bola atua durante mais tempo do que a aplicada pela bola no rosto, o que explica a inversão do sentido do movimento da bola.

IV. A força de reação aplicada pela bola no rosto é a força aplicada pela cabeça no pescoço do jogador, que surge como consequência do impacto.


É correto o contido apenas em

a) I.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e IV.

e) II, III e IV.

ver resposta


Questão 4

O peso de um objeto na lua é de 48 N. Determine o peso desse objeto na Terra.

Dados: Gravidade da Terra = 10 m/s2; Gravidade da lua = 1,6 m/s2.

a) 350 N

b) 300 N

c) 200 N

d) 150 N

e) 50 N

ver resposta


Questão 5

Marque a alternativa correta a respeito da Terceira lei de Newton.

a) A força normal é a reação da força peso.

b) Ação e reação são pares de forças com sentidos iguais e direções opostas.

c) A força de ação é sempre maior que a reação.

d) Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade e sentido.

e) Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade, mas sentido oposto.

ver resposta


Questão 6

Questão 6) Na Terra, onde a aceleração da gravidade é igual a 9,8 m/s², um corpo pesa 196 N. Na Lua, onde a gravidade é de aproximadamente 1,6 m/s², o peso desse corpo será de:

a) 360 N.

b) 320 N.

c) 720 N.

d) 32 N.

ver resposta


Questão 7

Questão 7) Um veículo de massa de 800 kg entra em uma curva de raio igual a 200 m, com uma velocidade de 72 km/h. Determine o módulo da força centrípeta produzida pelo contato dos pneus do veículo com o solo.

a) 24000 N

b) 3200 N

c) 1600 N

d) 1200 N

e) 800 N

ver resposta


Questão 8

Duas forças perpendiculares, de 6 N e 8N, são aplicadas a um corpo de massa igual a 20 kg. Determine o módulo da aceleração sofrida por esse corpo considerando que não haja quaisquer outras forças atuando sobre ele.

a) 10 N

b) 6 N

c) 20 N

d) 36 N

ver resposta


Questão 9

Um corpo de 2 kg desliza ao longo de um plano inclinado em um ângulo de 60º com relação à superfície horizontal, sob a influência da gravidade. Sabendo que o corpo desliza com velocidade constante, o módulo da força resultante sobre esse corpo é igual a:

a) 200 N.

b) 0 N.

c) 50 N.

d) 100 N.

ver resposta


Questão 10

Uma força de magnitude F é aplicada a um corpo 1 de massa M1. Aplicando-se essa mesma força em um corpo de massa M1/4, é esperado que esse segundo corpo desenvolva uma aceleração:

a) quatro vezes maior que a aceleração desenvolvida pelo corpo 1.

b) oito vezes menor que a aceleração desenvolvida pelo corpo 1.

c) igual à aceleração desenvolvida pelo corpo 1.

d) quatro vezes menor que a aceleração desenvolvida pelo corpo 1.

ver resposta


Questão 11

Dois corpos, de massas m1 e m2, estão separados no vácuo por uma distância d e exercem mutuamente uma força de atração gravitacional F. Triplicando-se a distância entre esses corpos, a nova força de atração gravitacional entre esses corpos, em termos de F, deverá ser igual a:

a) 3F.

b) F/9.

c) F/3.

d) 9F.

ver resposta


Questão 12

Os automóveis modernos são equipados com sistemas de segurança mais eficientes, capazes de proteger melhor os passageiros em colisões e acidentes de trânsito. Um desses avanços diz respeito à utilização de para-choques construídos em materiais dobráveis, em vez de para-choques metálicos, como os utilizados antigamente. O uso dos novos materiais nos para-choques para tal fim se justifica pelo fato de:

a) diminuírem a aceleração produzida pelo veículo.

b) diminuírem a massa do veículo.

c) diminuírem a aceleração sofrida pelos passageiros durante uma colisão.

d) diminuírem o consumo de combustível.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra A. A soma das forças que atuam sobre o livro é nula, e a tendência do corpo é manter o movimento. A situação do livro é de equilíbrio dinâmico.

voltar a questão


Resposta Questão 2

 Letra C.

Verdadeira: A aceleração é nula porque não há variação na marcação da velocidade feita pelo velocímetro. Se não há variação de velocidade, não há aceleração.

Verdadeira: A força é resultado do produto da massa pela aceleração. Se a aceleração é nula, a resultante das forças que atuam sobre o veículo também é nula.

Falsa: Não há vetor força resultante, uma vez que a força é nula.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra A.

I) Correta;

II) Incorreta: as forças são iguais;

III) Incorreta: o tempo de atuação das forças é igual;

IV) Incorreta: a força aplicada pela bola no rosto é a ação.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra B.

A força peso é definida como o produto da massa pela gravidade. Sendo assim, podemos escrever que o peso do objeto na lua é:

P = m. gL

48 = m . 1,6

m = 30 kg

A massa independe da gravidade, assim, a massa do objeto na Terra também é de 30 kg. O peso do objeto na Terra é, portanto:

P = m . gT

P = 30 . 10

P = 300 N

voltar a questão


Resposta Questão 5

Letra E.

a) Incorreta: Força normal e força peso não são par de ação e reação;

b) Incorreta: Ação e reação são pares de forças com sentidos opostos e direções iguais;

c) Incorreta: Ação e reação possuem mesma intensidade;

d) Incorreta: Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade e sentido oposto;

e) Correta.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Para resolver o exercício, é necessário encontrar a massa desse corpo, para que, então, calculemos seu peso na Lua. Para tanto, faremos uso da fórmula da força peso.

Letra B.

voltar a questão


Resposta Questão 7

O exercício pede que calculemos o módulo da força centrípeta, entretanto, antes de fazermos o cálculo, é necessário converter a velocidade, que foi informada em quilômetros por hora, para a unidade utilizada no Sistema Internacional: o metro por segundo. Para tanto, dividimos a velocidade pelo fator 3,6, resultando em uma velocidade de 20 m/s. Em seguida, basta fazer o seguinte cálculo:

Com base no resultado obtido pelo cálculo feito, descobrimos que a força centrípeta que mantém o carro na curva é de 1600 N, portanto a alternativa correta é a letra C.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Uma vez que as duas forças são perpendiculares entre si, é necessário calcular o módulo da força resultante por meio do Teorema de Pitágoras. Depois disso, podemos aplicar o resultado obtido à 2ª lei de Newton.

Letra A.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Uma vez que o corpo desliza com velocidade constante, a aceleração sobre ele é nula, portanto a força resultante sobre esse corpo também é nula. A alternativa correta é a letra B.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Sendo a inércia do segundo corpo quatro vezes menor que a do primeiro corpo, podemos afirmar, com base na 2ª lei de Newton, que a aceleração obtida por esse corpo será quatro vezes maior que aquela desenvolvida pelo corpo 1. A alternativa correta é a letra A.

voltar a questão


Resposta Questão 11

De acordo com a lei da gravitação universal, a força de atração gravitacional entre dois corpos é sempre atrativa e também inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa. Sendo assim, ao triplicarmos a distância entre esses corpos, a força atrativa entre eles deverá diminuir em nove vezes. A alternativa correta é a letra B.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Por serem elásticos, os para-choques modernos prolongam o tempo das colisões, que, por sua vez, diminuem a aceleração sofrida pelos passageiros, já que tal grandeza é inversamente proporcional ao tempo em que uma colisão ocorre.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!