Questão 1
Sabemos que o linkage é uma exceção à Segunda Lei de Mendel. Entretanto, algumas vezes, pode ocorrer a transmissão separada dos genes que inicialmente ocupavam um mesmo cromossomo. Isso ocorre em virtude:
a) da telófase.
b) do crossing-over.
c) da interfase.
e) do zigoteno.
e) das quiasmas.
Questão 2
Quando analisamos indivíduos duplo-heterozigotos, em um caso de dois pares de genes ligados, percebemos que os alelos podem estar organizados de duas formas. Analise as alternativas e marque o que significa dizer que existe um arranjo cis.
a) O arranjo cis é aquele em que todos os alelos estão no mesmo cromossomo e nenhum está presente no homólogo correspondente.
b) O arranjo cis é aquele em que os alelos dominantes estão em cromossomos diferentes, assim como os alelos recessivos.
c) O arranjo cis é aquele em que os alelos dominantes e recessivos estão presentes nos cromossomos homólogos.
d) O arranjo cis é aquele em que os alelos dominantes estão no mesmo cromossomo e os alelos recessivos estão no homólogo correspondente.
e) O arranjo cis é aquele em que os alelos dominantes estão no mesmo cromossomo e os alelos recessivos estão em um cromossomo não homólogo.
Questão 3
Analisando os gametas formados por indivíduos heterozigotos BbCc, um estudante percebeu a seguinte proporção: ½ BC e ½ bc. Diante desse dado, ele pode afirmar que:
a) trata-se de um caso de segregação independente.
b) trata-se de um caso de segregação independente com crossing-over.
c) trata-se de um caso de linkage com crossing-over.
d) trata-se de um caso de linkage sem crossing-over.
e) trata-se de um caso de mitose.
Questão 4
(MACK) Analisando-se dois pares de genes em ligamento fatorial (linkage) representados pelo híbrido BR/br, uma certa espécie apresentou a seguinte proporção de gametas:
BR = 48,5%
br = 48,5%
Br = 1,5%
bR = 1,5%
Pela análise dos resultados, pode-se concluir que a distância entre os genes B e R é de:
a) 48,5 morganídeos.
b) 97 morganídeos.
c) 1,5 morganídeos.
d) 3 morganídeos.
e) 50 morganídeos.
Resposta Questão 1
Alternativa “b”. O crossing-over nada mais é do que a troca de segmentos de cromossomos homólogos. Quando isso acontece, os genes que estavam em um cromossomo trocam de local com os de seu homólogo.
Resposta Questão 2
Alternativa “d”. No arranjo cis, encontramos, em um cromossomo, os alelos dominantes e, no homólogo, os alelos recessivos. Já no arranjo trans, em cada homólogo, há um alelo dominante e outro recessivo.
Resposta Questão 3
Alternativa “d”. Nesse caso, são formados apenas dois gametas na mesma proporção. Isso indica que os genes migraram juntos na formação dos gametas, não havendo, portanto, crossing-over.
Resposta Questão 4
Alternativa “d”. Os gametas recombinados são Br e bR, cada um com a proporção de 1,5%. A partir da soma da frequência dos recombinados, temos a taxa de recombinação, que, nesse caso, é 3%. Assim sendo, a distância entre B e R é de 3 morganídeos.