Questão 1
Os alelos letais são genes capazes de causar a morte dos organismos portadores. Esses alelos foram descobertos por Cuenot após a análise de cruzamentos realizados em camundongos amarelos e cinza. Sobre esse experimento, marque a alternativa incorreta.
a) O pesquisador obteve uma proporção diferente daquela esperada segundo as leis de Mendel.
b) No experimento, Cuenot obteve camundongos das duas pelagens.
c) Cuenot concluiu, com a proporção observada, que organismos homozigotos para a pelagem amarela morriam.
d) A proporção obtida por Cuenot foi de 3:1.
Questão 2
A doença de Huntington leva o portador à morte por meio da progressiva degeneração dos nervos. Essa doença é determinada pela presença de apenas um alelo letal, por isso, ele é considerado:
a) recessivo.
b) dominante.
c) semiletal.
d) subletal.
e) homozigoto.
Questão 3
Alguns alelos letais permitem que o portador sobreviva por muito tempo, indo além da sua idade reprodutiva. Esses alelos são conhecidos como:
a) recessivos.
b) dominantes.
c) semiletais.
d) completos.
e) homozigotos.
Questão 4
(UFG) No homem, a acondroplasia é uma anomalia genética, autossômica dominante, caracterizada por um tipo de nanismo em que a cabeça e o tronco são normais, mas os braços e as pernas são curtos. A letalidade dessa anomalia é causada por um gene dominante em dose dupla. Dessa forma, na descendência de um casal acondroplásico, a proporção fenotípica esperada em F1 é:
a) 100% anões.
b) 100% normais.
c) 33,3% anões e 66,7% normais.
d) 46,7% anões e 53,3% normais.
e) 66,7% anões e 33,3% normais.
Resposta Questão 1
Alternativa “d”. A proporção observada por Cuenot foi de 2:1: 2/3 amarelos e 1/3 cinza.
Resposta Questão 2
Alternativa “b”. Alelos letais dominantes são aqueles que apenas uma cópia é suficiente para causar a morte do organismo.
Resposta Questão 3
Alternativa “c”. Os alelos semiletais permitem a sobrevivência do indivíduo além de sua idade reprodutiva.
Resposta Questão 4
Alternativa “e”. Como os indivíduos da questão são heterozigotos Aa, temos como resultado do cruzamento: AA (¼) + Aa (2/4) + aa (¼). Organismos homozigotos para a acondroplasia morrem, sendo assim, AA não sobrevive. Haverá, portanto, 2/3 de anões e 1/3 de indivíduos normais.