Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre agentes polinizadores

Exercícios sobre agentes polinizadores

Exercícios sobre agentes polinizadores ajudam a testar seus conhecimentos sobre as formas pelas quais ocorre o processo de transferência de pólen.

Questão 1

Quando falamos em agentes polinizadores, é comum nos lembrarmos da polinização das flores por animais. No entanto, as plantas sem flores (gimnospermas) também sofrem polinização. Nesse grupo, o principal agente polinizador é (são):

a) água

b) insetos

c) chuva

d) vento

e) mamíferosa

ver resposta


Questão 2

As flores das angiospermas são, muitas vezes, polinizadas por animais e apresentam características que permitem relacioná-las com um determinado polinizador. Flores que se abrem a noite, que possuem coloração pouco vistosa e muito néctar, por exemplo, podem ser polinizadas por:

a) abelhas

b) mosquitos

c) aves

d) morcegos

e) lagartos

ver resposta


Questão 3

A polinização por insetos é, sem dúvidas, uma das formas mais importantes de polinização das angiospermas. Esse tipo de polinização é chamado de:

a) anemofilia

b) entomofilia

c) hidrofilia

d) ornitofilia

e) quiropterofilia

ver resposta


Questão 4

(PUC-RIO) Há muito tempo a ação dos polinizadores é conhecida e considerada como um elemento-chave na reprodução das angiospermas. A associação existente entre polinizadores e angiospermas é um caso de:

a) Mutualismo

b) Parasitismo

c) Comensalismo

d) Inquilinismo

e) Competição

ver resposta


Questão 5

(Enem) A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água. A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o (a)

a) diminuição do cálice.

b) alongamento do ovário.

c) disponibilização do néctar.

d) intensificação da cor das pétalas.

e) aumento do número de estames.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. O vento é um agente abiótico que também faz a polinização dos vegetais. Nas gimnospermas a principal forma de polinização é realizada por esse agente.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. Os morcegos apresentam hábitos noturnos, portanto, polinizam flores que se abrem à noite. Essas flores são pouco vistosas e, além disso, possuem grande quantidade de néctar, o que é essencial para fornecer energia a esses animais.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Anemofilia é a polinização pelo vento. Já a hidrofilia é a polinização pela água. A ornitofilia é a polinização por aves, enquanto a quiropterofilia é a polinização por morcegos.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”. A associação entre polinizadores e angiospermas é denominada  mutualismo, pois o polinizador é recompensado com néctar, enquanto a planta garante a sua reprodução.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “e”. O grão de pólen é produzido nas anteras, as quais estão presentes nos estames. O aumento do número de estames aumenta também a produção de pólen e, consequentemente, auxilia no processo de polinização pelo vento, que se destaca por ter muitas perdas.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!