Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre a República Velha

Faça estes exercícios que tratam da República Velha, período da história brasileira que se estendeu de 1889 a 1930, se encerrando com a Revolução de 1930.

Questão 1

(MPE-GO – adaptada) Durante a Primeira República (1889-1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes.

Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:

a) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.

b) Revolta Federalista e Guerra do Contestado.

c) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.

d) Revolta da Chibata e Revolta Federalista.

e) Revolta Federalista e Revolta da Armada

Questão 2

(MPE-GO – adaptada) Sobre a Primeira República, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I – O esquema político-eleitoral por meio do qual as oligarquias exerceram sua dominação durante a

Primeira República funcionava da seguinte maneira: os chefes políticos locais, chamados na época de coronéis, coagiam os eleitores a votarem nos candidatos indicados por eles ou conseguiam o voto por meio da “troca de favores”. Esse voto imposto e controlado pelo coronel é chamado voto de cabresto.

II – Em virtude da política dos governadores, Campos Sales não aumentou o controle do presidente sobre a Comissão de Verificação de Poderes, órgão responsável pela diplomação dos candidatos eleitos.

III – As oligarquias estaduais mantinham-se no poder por meio de alianças e favores que uniam municípios, estados e governo federal. O coronelismo era a coluna mestra desse edifício baseado na fraude eleitoral e na corrupção.

a) Apenas o item I está correto.

b) Apenas os itens I e II estão corretos.

c) Apenas os itens I e III estão corretos.

d) Apenas os itens II e III estão corretos.

e) Todas os itens estão incorretos.

Questão 3

(IBFC – adaptada) O período conhecido como Primeira República no Brasil foi marcado por movimentos sociais que podem ser divididos em três grandes grupos. Assinale a alternativa que apresenta os três grandes grupos em questão:

a) 1º: os que combinaram conteúdo religioso com carência social; 2º: os que combinaram conteúdo religioso com reivindicação social; 3º: os que expressavam reivindicações sociais sem conteúdo religioso.

b) 1º: os grupos considerados de extrema direita, ligados ao fascismo europeus; 2º: os liberais smithianos; 3º: os puritanos que reivindicavam espaço entre os jesuítas.

c) 1º: os jesuítas; 2º: os franciscanos; 3º: os carmelitas.

d) 1º: os grupos comunistas que eram contra a ordem liberal estabelecida; 2º: os neocolonialistas, que buscavam o reestabelecimento da colônia; 3º: os que combinavam conteúdo religioso com reivindicação social.

e) Nenhuma das alternativas acima.

Questão 4

(Avança SP) Rebelião ocorrida entre 1893 e 1894 — anos iniciais da Primeira República no país — organizada por integrantes da marinha do Brasil. Um dos objetivos dessa revolta era a reivindicação de equidade salarial entre marinha e exército. Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa rebelião:

a) Revolta da Armada.

b) Revolta da Vacina.

c) Revolta da Chibata.

d) Revolta dos Sapateiros.

e) Revolta dos Perdidos

Questão 5

A política do café com leite é um conceito-chave quando estudamos Primeira República. Esse conceito refere-se a uma aliança que existia entre quais oligarquias brasileiras?

a) Rio Grande do Sul e São Paulo

b) Rio de Janeiro e Bahia

c) Pernambuco e Bahia

d) Minas Gerais e Rio de Janeiro

e) São Paulo e Minas Gerais

Questão 6

Em 1917, uma grande greve de trabalhadores estourou em qual cidade brasileira?

a) Belo Horizonte

b) Rio de Janeiro

c) Salvador

d) São Paulo

e) Porto Alegre

Questão 7

Evento que serviu de estopim para o início do levante armado que caracterizou a Revolução de 1930:

a) Derrota de Vargas na eleição presidencial.

b) Assassinato de João Pessoa.

c) Morte de Washington Luís.

d) Fim do Convênio de Taubaté.

e) Queima das sacas de café por ordem de Júlio Prestes.

Questão 8

O ciclo da borracha contribuiu para o desenvolvimento de qual capital brasileira?

a) São Paulo

b) Rio de Janeiro

c) Manaus

d) São Luís

e) Recife

Questão 9

A campanha de vacinação realizada no Rio de Janeiro em 1904 e que resultou na Revolta da Vacina era contra qual doença?

a) Sarampo

b) Febre amarela

c) Varíola

d) Gripe aviária

e) Dengue

Questão 10

Em quais estados brasileiros aconteceu a Guerra do Contestado?

a) Rio Grande do Sul e Santa Catarina

b) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

c) Goiás e Tocantins

d) Paraná e Santa Catarina

e) Maranhão e Piauí

Questão 11

A política dos governadores foi estabelecida durante o governo de qual presidente?

a) Campos Sales

b) Prudente de Morais

c) Nilo Peçanha

d) Afonso Pena

e) Artur Bernardes

Questão 12

Escritor brasileiro que ganhou notoriedade por acompanhar in loco a Guerra de Canudos e por escrever um livro sobre esse evento, chamado Os Sertões:

a) Machado de Assis

b) Lima Barreto

c) Euclides da Cunha

d) Mário de Andrade

e) Jorge Amado

Respostas

Resposta Questão 1

Letra A

A Guerra de Canudos e a Revolta da Vacina são dois eventos da Primeira República entendidos como manifestações contra a pobreza, a desigualidade social, o coronelismo e a violência com que a população era tratada pelo Estado brasileiro, cada qual com suas particularidades.

Resposta Questão 2

Letra C

O controle pelos coronéis e o voto de cabresto eram algumas das práticas essenciais para o controle das oligarquias sobre a política e as populações do Brasil durante a Primeira República. Esse esquema possibilitava o funcionamento da Política dos Governadores, em que os governos Federal e estaduais se aliavam para manter-se no poder.

Resposta Questão 3

Letra A

A respeito das revoltas da Primeira República, podemos defini-las dentro do seguinte esquema:

1º: os que combinaram conteúdo religioso com carência social — Canudos

2º: os que combinaram conteúdo religioso com reivindicação social — Contestado

3º: os que expressavam reivindicações sociais sem conteúdo religioso — Revolta da Vacina

Resposta Questão 4

Letra A

A Revolta da Armada aconteceu em partes por insatisfação com a situação da marinha, mas também por conta do cenário político brasileiro. A marinha era contra o governo de Floriano Peixoto, decidindo se rebelar em 1893 na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O movimento foi controlado poucos meses depois.

Resposta Questão 5

Letra E

A política do café com leite foi um acordo político praticado pelas oligarquias de São Paulo e Minas Gerais a respeito da sucessão presidencial. Nesse acordo, as duas oligarquias realizavam um revezamento sobre as indicações de candidatos à presidência. Esse acordo não esteve em vigor durante toda a Primeira República.

Resposta Questão 6

Letra D

A Greve Geral de 1917 foi um movimento de trabalhadores que aconteceu em São Paulo no mês de julho. Foi organizada por trabalhadores anarquistas que reivindicavam melhores condições laborais, além de aumentos salariais. Estima-se que 70 mil pessoas tenham aderido à greve, e os trabalhadores tiveram suas exigências atendidas.

Resposta Questão 7

Letra B

O assassinato de João Pessoa, vice de Getúlio Vargas, em uma confeitaria, em Recife, foi o estopim para o início da Revolução de 1930. Esse acontecimento não teve relação com a eleição presidencial daquele ano, mas foi explorado politicamente para realizar um levante armado contra o governo de Washington Luís.

Resposta Questão 8

Letra C

O ciclo da borracha foi o ciclo econômico da exploração do látex e de sua utilização para produzir borracha para ser exportada. Concentrou-se na região Norte e contribuiu para que cidades como Manaus e Belém tivessem um desenvolvimento acelerado no começo do século XX.

Resposta Questão 9

Letra C

A campanha de vacinação que resultou no início da Revolta da Vacina em novembro de 1904 foi para combater a varíola, doença que matava milhares de pessoas todos os anos no Rio de Janeiro.

Resposta Questão 10

Letra D

A Guerra do Contestado foi um conflito que envolveu fervor religioso da população sertaneja, mas também havia uma luta contra a desigualdade social, uma vez que os envolvidos nesse conflito lutavam contra a influência dos coronéis e buscavam obter acesso à terra. Aconteceu em região contestada por Paraná e Santa Catarina.

Resposta Questão 11

Letra A

A política dos governadores foi um esquema de troca de favores entre o Governo Federal e os governos estaduais que foi implantado durante o governo de Campos Sales. Foi parte essencial do funcionamento do sistema político brasileiro da Primeira República.

Resposta Questão 12

Letra C

Os Sertões, livro escrito por Euclides da Cunha, narra a visão desse jornalista acerca da Guerra de Canudos, conflito iniciado quando o governo brasileiro decidiu destruir um arraial de sertanejos que eram liderados por uma figura religiosa chamada Antônio Conselheiro.


Leia o artigo