Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre urbanização

Exercícios sobre urbanização

Este conjunto de exercícios de geografia relacionados ao processo de urbanização permitirá a averiguação dos seus conhecimentos sobre as dinâmicas espaciais na sociedade.

Questão 1

A urbanização é um processo espacial que resulta no crescimento da área urbana ocupada pelas cidades e pela população. No Brasil, esse fenômeno aconteceu de maneira muito intensa na segunda metade do século XX, em razão do

A) êxodo rural.

B) aumento da mineração.

C) aumento da fronteira agrícola.

D) crescimento do agronegócio.

E) governo militar.

ver resposta


Questão 2

O processo de urbanização nos países desenvolvidos aconteceu de forma lenta e gradual, de maneira que houve uma estruturação das cidades e um investimento em políticas de emprego e renda para a população. Por sua vez, nos países subdesenvolvidos, a urbanização foi caracterizada pelo

A) emprego de mão de obra escrava na construção civil.

B) aumento da oferta de mão de obra qualificada na indústria.

C) fomento de políticas públicas para habitação social.

D) crescimento rápido e desordenado dos centros urbanos.

E) investimento na expansão de monoculturas de exportação.

ver resposta


Questão 3

A rápida urbanização dos países subdesenvolvidos gerou várias consequências ambientais para a cidade. Marque a alternativa que indica dois problemas ambientais gerados pela rápida ocupação do solo urbano.

A) Maior infiltração da água no solo e maior desmatamento.

B) Maior volume de precipitações e melhor conservação das águas.

C) Maior índice de deslizamentos de terra e maior ocorrência de enchentes.

D) Maior cobertura vegetal e menor captação de água dos rios.

E) Menor impermeabilização do solo e maior índice de chuvas.

ver resposta


Questão 4

Assinale a alternativa que apresenta uma sentença correta sobre a urbanização do Brasil:

A) A modernização das áreas rurais aumentou o deslocamento da população do campo para a cidade.

B) O crescimento das grandes cidades brasileiras foi substanciado pelo planejamento urbano das suas vias públicas.

C) As maiores cidades do Brasil estão concentradas no interior do país, em regiões como o Centro-Oeste.

D) As grandes cidades brasileiras sofrem com poucos impactos ambientais, como poluição do ar e da água.

E) A urbanização do Brasil não está atrelada ao processo de implementação de unidades fabris no país.

ver resposta


Questão 5

O Brasil, assim como a maioria dos países subdesenvolvidos, sofreu um processo de urbanização muito acelerado. Um problema social derivado do crescimento das cidades foi o

A) incremento de bairros planejados.

B) acesso ao saneamento básico.

C) crescimento da oferta de empregos.

D) planejamento urbano das cidades.

E) aumento da violência urbana.

ver resposta


Questão 6

Como é chamado o processo de integração de duas ou mais manchas urbanas de cidades distintas, promovido pelo crescimento da área urbana?

A) Centrificação.

B) Verticalização.

C) Integração.

D) Favelização.

E) Conurbação.

ver resposta


Questão 7

O Brasil possui diferentes níveis de urbanização das suas unidades da federação. As regiões mais urbanizadas correspondem aos estados mais desenvolvidos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Já os dois estados com a menor taxa de urbanização do país são

A) Paraná e Bahia.

B) Espírito Santo e Distrito Federal.

C) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

D) Maranhão e Piauí.

E) Alagoas e Sergipe.

ver resposta


Questão 8

A hierarquia urbana consiste na estruturação das áreas de influências das cidades brasileiras. No Brasil, qual a única cidade que pode ser classificada como a grande metrópole nacional?

A) Manaus.

B) São Paulo.

C) Curitiba.

D) Macapá.

E) Salvador.

ver resposta


Questão 9

(UNESP 2021) O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento no número absoluto de cidades, teve como uma de suas consequências

A) a terciarização da economia, que levou à absorção da população economicamente ativa dos setores primário e secundário.

B) a terceirização da gestão pública, que contribuiu para otimizar recursos ao restringir os cargos e os locais de atuação de profissionais.

C) o fim do setor secundário, que valorizou setores mais modernos da economia urbana.

D) a valorização do terceiro setor, que ampliou o papel do comércio para suprir as necessidades de consumo das populações.

E) o desenvolvimento de cidades globais, que contribuiu para a padronização de leis de uso e ocupação do solo, a fim de ampliar a circulação de pessoas.

ver resposta


Questão 10

(UEG 2019) Um bom exemplo de como a indústria estimulou a urbanização pode ser verificado na própria Inglaterra do século XIX. Em 1800, apenas 25% da população desse país era urbana. Um século depois, com o crescimento da industrialização, 75% dos ingleses já moravam nas cidades. Esse processo se reproduziu mundialmente; em alguns países de forma imediata, e em outros tardiamente.

ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos, volume I, 3. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013, p. 256.

Sobre essa relação entre industrialização e urbanização, tem se que:

A) após a Segunda Guerra Mundial acentuou-se o processo de desconcentração industrial, quando as indústrias abandonaram áreas tradicionais nas grandes cidades e deslocaram-se para outras localidades.

B) a produção em larga escala resultante do processo de industrialização permitiu a expansão das atividades agrícolas e uma maior distribuição da população urbana para o espaço rural.

C) os primeiros núcleos urbanos surgiram em virtude da instalação de pequenas indústrias, denominadas manufaturas, que necessitavam de grande quantidade de mão de obra para a produção.

D) o período relativo à industrialização dos países desenvolvidos que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, chamado Industrialização tardia ou retardatária, não impactou na urbanização desses países.

E) durante a Segunda Revolução Industrial, várias cidades industriais surgiram próximas às regiões carboníferas na Inglaterra, Alemanha, Rússia, França e Polônia.

ver resposta


Questão 11

(UFRGS 2019) Leia o trecho abaixo.

(...) empreendimentos que elegem certos espaços da cidade, considerados centralidades, e que os transformam em áreas de investimentos públicos e privados (...) culminam na valorização imobiliária, implicando a instalação de comércios com mercadorias acessíveis às classes sociais mais altas e a impossibilidade de permanência de moradores com menores recursos financeiros, que assim são substituídos por moradores com maior poder aquisitivo, o que resulta na elitização do local.

Adaptado de: BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine. Introdução. De volta à cidade. São Paulo: Annablume, 2006.

p.21-58.

O segmento trata do conceito de

A) conturbação.

B) gentrificação.

C) metropolização.

D) urbanização.

E) espoliação.

ver resposta


Questão 12

(UNESP 2019) O processo de desmetropolização, observado no Brasil desde o final do século XX, é caracterizado

A) pela retração do setor terciário diante dos movimentos urbanos de compartilhamento de bens e serviços.

B) pelo conflito jurídico na regulação do solo urbano, como resultado da conurbação entre as cidades.

C) pelo registro de maior crescimento populacional em cidades médias, quando comparado ao das metrópoles.

D) pela redução das manchas metropolitanas como resultado de uma saturação populacional.

E) pela fragmentação de metrópoles em sub-regiões, para otimizar recursos financeiros e administrativos.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa A. O êxodo rural é o movimento de saída de uma pessoa da zona rural para a zona urbana. Por meio do processo de mecanização do campo e da industrialização das cidades, muitas pessoas emigraram do campo para a cidade em busca de melhores condições de emprego e renda.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa D. O processo de urbanização nos países subdesenvolvidos é caracterizado pelo crescimento rápido e desordenado das cidades. Esse crescimento resultou em inúmeros problemas ambientais e humanos, como as enchentes urbanas e a violência.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa C. O crescimento desordenado das cidades provoca uma grande mudança na paisagem e intensifica os processos naturais. Desse modo, há um crescimento da ocorrência e da intensidade de fenômenos como os deslizamentos de terra e as enchentes, problemas ambientais típicos das grandes cidades.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa A. O emprego da mecanização do campo foi um dos fatores principais de expulsão da população do campo para a cidade. Em razão da intensidade desse processo, a movimentação populacional entre campo e cidade ocorreu de maneira muito intensa, o que resultou no crescimento desordenado das cidades.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa E. O crescimento desordenado das grandes cidades dificultou o acesso aos serviços públicos por parte da população, assim como fomentou o desemprego e a desigualdade social. Desse modo, a violência se tornou um problema crônico das grandes cidades.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa E. A conurbação é um processo urbano de integração física entre duas ou mais cidades, em razão do crescimento exacerbado da mancha urbana para além dos limites políticos dos municípios.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa D. Os estados menos urbanizados do Brasil estão localizados prioritariamente na região Nordeste, onde a população rural ainda representa uma importante parcela da população total. Os estados menos urbanizados do Brasil são Maranhão e Piauí, que possuem uma taxa de urbanização aproximada de 60%.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa B. A grande metrópole nacional do Brasil, conforme hierarquia estipulada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a cidade de São Paulo. Ela exerce uma influência sobre todas as demais cidades brasileiras, além de ser a principal cidade global do país.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa A. O processo de urbanização resultou em um aumento da população ocupada no setor terciário da economia. Desse modo, houve uma diminuição da mão de obra empregada nos setores primário e secundário. Esse movimento é resultante do aumento das cidades e da necessidade de disponibilidade de diferentes serviços para a população urbana.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa A. O enunciado da questão traduz a relação entre urbanização e industrialização, uma vez que a oferta de emprego nas indústrias atraiu a mão de obra do campo. Esse processo aconteceu, primeiramente, nas grandes cidades, mas depois também foi observado no interior, fomentando o crescimento das cidades médias, por exemplo.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa B. A gentrificação é um processo de revalorização de um espaço urbano que antes se encontrava deteriorado, em uma área urbana renovada. Esse processo é comum nos grandes centros e remete ao poder dos atores imobiliários na revalorização do lugar e na criação de espaços urbanos elitizados e segregados.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa C. Nas últimas décadas, o processo de urbanização tem sido ressignificado e marcado, sobretudo, pelo crescimento das cidades médias. Esses centros urbanos apresentam melhores condições de vida e também uma boa disponibilidade de serviços.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!