Questão 1
Qual dos estados abaixo NÃO faz parte da região Sudeste do Brasil?
a) São Paulo.
b) Santa Catarina.
c) Rio de Janeiro.
d) Espírito Santo.
e) Minas Gerais.
Questão 2
A geografia da região Sudeste é marcada pela ocorrência do clima tropical e suas variações, especialmente nas zonas mais elevadas dessa região, onde ocorre o clima
a) tropical de altitude.
b) subtropical.
c) tropical semiárido.
d) equatorial.
e) subtropical úmido.
Questão 3
Quais são as formações serranas mais importantes da região Sudeste do Brasil?
a) Serra do Acaraí e Serra da Mantiqueira.
b) Serra da Cantareira e Serra Geral.
c) Serra de Pacaraima e Serra do Mar.
d) Serra Geral e Serra do Espinhaço.
e) Serra do Mar e Serra da Mantiqueira.
Questão 4
Qual dos biomas ou formações vegetais, dentre os listados abaixo, NÃO é encontrado na região Sudeste do Brasil?
a) Cerrado.
b) Caatinga.
c) Mangue.
d) Cocais.
e) Restinga.
Questão 5
Historicamente, o povoamento inicial da região Sudeste, assim como o seu desenvolvimento econômico, foi fomentado pela exploração de
a) pau-brasil.
b) prata.
c) carvão mineral.
d) batata.
e) gás natural.
Questão 6
Qual a maior cidade em população absoluta da região Sudeste do Brasil?
a) São Paulo.
b) Vitória.
c) Rio de Janeiro.
d) Campinas.
e) Belo Horizonte.
Questão 7
A região Sudeste é a mais industrializada do Brasil. Uma característica dessa região é a
a) elevada diversidade do parque industrial.
b) pequena produção de combustíveis fósseis.
c) ocorrência de grandes conflitos paramilitares.
d) existência de diminuto mercado consumidor.
e) estreita rede de transportes e comunicações.
Questão 8
Qual estado da região Sudeste apresenta a maior concentração de indústrias do Brasil?
a) Espírito Santo.
b) São Paulo.
c) Rio de Janeiro.
d) Bahia.
e) Minas Gerais.
Questão 9
(Unicentro 2017) A região metropolitana de São Paulo reúne 39 municípios, totalizando cerca de 21 milhões de habitantes. O processo de ampliação dessa gigantesca aglomeração urbana desencadeou profundas transformações nas paisagens locais da região. Com relação à expansão das áreas metropolitanas da região sudeste, é correto afirmar que:
a) há predominância de pequenas e médias propriedades rurais, que abastecem a área metropolitana.
b) o fato de a região possuir grande potencial de baixo custo de mão de obra tem atraído grandes investidores.
c) a partir de 1950, essa região se tornou fronteira econômica, pois a demanda por novas áreas para o desenvolvimento industrial levou o governo a incentivar a ocupação dessa região.
d) uma das principais características do processo de urbanização dessa região foi o acelerado crescimento das áreas metropolitanas, o que causou grandes transformações em suas paisagens.
e) possui facilidade de acesso às demais regiões do país.
Questão 10
(Mackenzie 2015) Nos verões de 2014 e 2015, foram registrados índices pluviométricos abaixo das médias históricas para a região Sudeste. De acordo com os climatologistas, esse fenômeno foi provocado pela formação de um centro de alta pressão atmosférica na região. Sendo assim, a menor ocorrência de chuvas se deu em razão
a) da facilitação da entrada da massa equatorial continental (mEc), que, sendo seca, impediu índices pluviométricos mais elevados do que os que foram registrados historicamente.
b) da entrada mais intensa e frequente da massa polar atlântica (mPa), fria e seca, o que impediu a formação de nuvens de chuvas.
c) das dificuldades para a entrada das massas equatorial continental (mEc), quente e úmida, e polar atlântica (mPa), fria e úmida, que normalmente propiciam chuvas na região durante o verão.
d) da confirmação das mudanças climáticas decorrentes do processo de aquecimento global, pois o ano de 2014 apresentou baixos índices pluviométricos em São Paulo, durante as estações do outono e inverno, fenômeno incomum na região Sudeste.
e) do fenômeno conhecido como ilha de calor, caracterizado pela elevação das temperaturas nas áreas mais urbanizadas. A partir de São Paulo, a ilha de calor tem alcance regional e foi responsável pela diminuição de intensidade das correntes de convecção do ar.
Questão 11
(Unesp 2014) A escassez de recursos hídricos pode ser vista como resultado de um conjunto de fatores naturais e humanos que variam em cada região. No caso da região Sudeste, em especial da região metropolitana de São Paulo, entre os fatores humanos que contribuem diretamente para a restrição da disponibilidade de água estão:
a) a transposição de bacias hidrográficas e o grande consumo agrícola de recursos hídricos.
b) a intensa poluição de rios e lençóis freáticos e o grande consumo urbano e industrial de recursos hídricos.
c) o grande consumo urbano e agrícola de recursos hídricos e a inexistência de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água.
d) a preservação de vastas extensões de floresta nativa e a transposição de bacias hidrográficas.
e) a inexistência de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água e a intensa poluição de rios e lençóis freáticos.
Questão 12
(Uefs 2009) Região metropolitana é o conjunto de municípios contíguos e interligados socioeconomicamente a uma metrópole com serviços públicos e de infraestrutura comuns. Considerando o conceito descrito e os conhecimentos sobre a urbanização brasileira, pode-se afirmar que as regiões metropolitanas do Sudeste caracterizam-se
a) pelo fenômeno da metropolização decorrente da crescente concentração industrial.
b) pelo processo de conurbação de seus municípios e consequente aumento dos movimentos pendulares.
c) pelo elevado IDH, o que reflete uma maior inclusão social.
d) pela rede urbana ampla e complexa, com a existência de todos os níveis hierárquicos.
e) pela especulação imobiliária que, gradativamente, elimina a segregação espacial.
Resposta Questão 1
Letra B
A região Sudeste do Brasil é formada por quatro estados, sendo eles: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O estado de Santa Catarina pertence à região Sul do Brasil.
Resposta Questão 2
Letra A
A variação do clima tropical que ocorre especialmente nas zonas mais elevadas da porção sudestina brasileira, como na região serrana, é denominado tropical de altitude.
Resposta Questão 3
Letra E
A Serra do Mar, localizada nas proximidades do litoral do oceano Atlântico, e a Serra da Mantiqueira, situada entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, são as duas principais formações serranas da região Sudeste.
Resposta Questão 4
Resposta Questão 5
Letra A
O pau-brasil, explorado no início do processo de colonização brasileira, foi o motor inicial para a ocupação do litoral sudestino do país e, posteriormente, para o desenvolvimento econômico local.
Resposta Questão 6
Letra A
A cidade de São Paulo, assim como o estado de São Paulo, são as duas unidades administrativas mais populosas, em termos de município e estado, tanto da região Sudeste quanto de todo o Brasil.
Resposta Questão 7
Letra A
A região Sudeste do Brasil possui um parque industrial bastante diversificado, que conta com empresas e indústrias de diversos ramos, que formam a maior concentração industrial do país.
Resposta Questão 8
Letra B
O estado de São Paulo possui o protagonismo em nível nacional na concentração de unidades industriais, detendo o maior parque industrial do Brasil.
Resposta Questão 9
Letra D
O processo de urbanização da região Sudeste do Brasil contou com um rápido crescimento das suas áreas metropolitanas, fomentado por fenômenos como o êxodo rural e a expansão industrial.
Resposta Questão 10
Letra C
O principal motor de ocorrência de chuvas na região Sudeste do Brasil é a atuação das massas equatorial e polar. Logo, quando há dificuldade de entrada dessas massas na atmosfera da região, há uma diminuição acentuada dos volumes de chuva localmente.
Resposta Questão 11
Letra B
O grande consumo de água e o elevado nível de poluição das fontes de água são pontos preocupantes em relação ao cenário hidrogeográfico da região Sudeste do Brasil.
Resposta Questão 12
Letra B
A formação de grandes áreas metropolitanas na região Sudeste do Brasil promoveu a acentuação do fenômeno de conurbação entre as cidades, que é marcado por deslocamentos populacionais, como o pendular.