Questão 1
Qual o principal elemento químico utilizado na energia nuclear?
A) Oxigênio.
B) Prata.
C) Urânio.
D) Ouro.
E) Carbono.
Questão 2
Conforme a classificação das fontes de energia, a fonte energética nuclear é enquadrada como
A) fóssil.
B) renovável.
C) não renovável.
D) poluente.
E) quente.
Questão 3
Qual o nome do principal processo envolvido na geração de calor nas usinas nucleares?
A) Reator nuclear.
B) Eletrólise.
C) Bomba atômica.
D) Evaporação.
E) Fissão nuclear.
Questão 4
Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta uma vantagem da energia nuclear?
A) Diminuto custo de operação das usinas.
B) Pequena área territorial de instalação.
C) Elevado nível de produtividade.
D) Emissão de grandes níveis de poluição.
E) Produção de pequeno volume de rejeitos.
Questão 5
Qual das alternativas abaixo apresenta uma desvantagem das usinas nucleares?
A) Operação contínua das centrais locais.
B) Geração de baixo volume de rejeitos.
C) Elevado risco de acidente radioativo.
D) Baixa utilização de água nas unidades.
E) Produção de rejeitos limpos de energia.
Questão 6
Qual país é o maior produtor de energia nuclear do mundo?
A) Países Baixos.
B) Rússia.
C) Alemanha.
D) México.
E) Estados Unidos.
Questão 7
Em qual estado brasileiro localizam-se as únicas centrais nucleares do Brasil?
A) Espírito Santo.
B) São Paulo.
C) Rio de Janeiro.
D) Pernambuco.
E) Mato Grosso.
Questão 8
A geração de energia nuclear tem grande potencial de causar acidentes. O maior acidente em usina nuclear já registrado ocorreu no território atual da
A) Alemanha.
B) Ucrânia.
C) Hungria.
D) Itália.
E) Bélgica.
Questão 9
(Unicentro) A possibilidade de esgotamento das reservas mundiais de petróleo tornou-se uma preocupação mundial, e a busca por novas fontes de energia é um desafio para os cientistas. Sem elas, o mundo moderno não terá como manter seu arsenal tecnológico. Em relação a esse problema, pode-se considerar:
A) A biomassa é uma alternativa sustentável de produção de energia por não ter relação com os recursos naturais utilizados na alimentação.
B) A energia nuclear tornou-se uma alternativa viável para o problema do aquecimento global, apesar de produzir lixo radioativo.
C) A produção de energia eólica não implica custos operacionais por ser obtida por meio do calor de combustão produzido pelo vento.
D) O custo da produção pela termoelétrica é compensado pela produção de energia limpa por não utilizar combustíveis fósseis.
E) A hidrelétrica não provoca impacto ambiental por não interferir no meio ambiente durante sua instalação.
Questão 10
(UFPR) No dia 26 de abril de 1986, à 1h23min58s, uma série de explosões destruiu o reator e o prédio do quarto bloco da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil, na fronteira de Belarus. A catástrofe de Tchernóbil se converteu no mais grave acidente tecnológico do século XX. Para a pequena Belarus, o acidente representou uma desgraça nacional, levando-se em conta que ali não havia nenhuma central atômica.
Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil, p. 9-10.
O evento ocorrido em Tchernóbil atesta e reforça incertezas, problemas e incongruências acerca do uso da energia nuclear. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A) Dado seu uso recente no Brasil, não há registro de acidentes com substâncias radioativas no país, seja no âmbito da produção de energia, seja no uso em equipamentos radiológicos.
B) O domínio tecnológico para a geração de energia nuclear pode possibilitar a produção de armas nucleares, razão pela qual os Estados Unidos exercem uma forte pressão sobre o projeto nuclear do Irã.
C) A construção de novas usinas nucleares no Brasil encontra-se restrita, dada sua dependência tecnológica em relação ao enriquecimento do urânio.
D) A reduzida participação da energia nuclear na matriz energética japonesa é decorrente da preocupação quanto à capacidade de as usinas suportarem atividades sísmicas no país.
E) O acidente de Tchernóbil influenciou a opinião pública acerca da aceitação da energia nuclear, repercutindo na queda de sua produção nos países industrializados.
Questão 11
(Unifesp) A adoção de usinas nucleares para gerar energia voltou ao debate no Brasil em função da anunciada crise energética. Entre as implicações mais graves que esse modelo de geração de energia cria, está
A) o aumento do poder militar do Brasil, que ganhará um posto no Conselho de Segurança da ONU.
B) o lixo atômico, cuja atividade prolonga-se por gerações.
C) a ameaça de explosão por ambientalistas radicais.
D) a obrigação do país de não produzir armas nucleares, o que mantém o status quo nuclear mundial.
E) o risco de acidentes fatais, dado o vazamento frequente de material radioativo.
Questão 12
(Fatec) Um ano depois do terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 11 de março de 2011, causando o comprometimento da usina de Fukushima, a energia nuclear voltou a ser debatida pelos cientistas, ecologistas e pela sociedade civil que vêm destacando vantagens e desvantagens desse tipo de energia. Sobre a energia nuclear, é correto afirmar que
A) requer grandes espaços e estoques para seu funcionamento, mas sua tecnologia é barata e acessível a todos os países.
B) provoca grandes impactos sobre a biosfera e necessita de grandes estoques de combustível para produzir energia.
C) é considerada energia limpa e renovável, mas depende da sazonalidade climática e dos efeitos de fenômenos tectônicos.
D) apresenta mínima interferência no efeito estufa, mas um de seus maiores problemas é o destino final do lixo nuclear.
E) consome o urânio, que é considerado abundante em todos os continentes, mas produz gases de enxofre e particulados.
Resposta Questão 1
Alternativa C
As usinas nucleares utilizam como matéria-prima, em geral, o urânio, importante elemento químico que é fundamental para o processo de produção energética do tipo nuclear.
Resposta Questão 2
Alternativa C
A fonte de energia nuclear é do tipo não renovável, uma vez que utiliza recursos, como o urânio, que são esgotáveis, ou seja, não são infinitos e renováveis.
Resposta Questão 3
Alternativa E
A fissão nuclear é um processo em que os átomos são trabalhados para gerar a maior capacidade de energia possível, contribuindo assim para geração de calor suficiente para a produção energética. No caso das usinas nucleares, é comumente utilizado o urânio como matéria-prima para a produção energética.
Resposta Questão 4
Alternativa D
As usinas nucleares não produzem grandes quantidades de poluentes, sendo inclusive classificadas como uma fonte limpa de energia.
Resposta Questão 5
Alternativa C
As usinas nucleares, em razão da matéria-prima utilizada e do processo de produção de energia envolvido, possuem grande risco de acidentes em larga escala, que têm elevado potencial de causar contaminações diversas.
Resposta Questão 6
Alternativa E
A distribuição da produção de energia nuclear ainda é muito concentrada entre os países. O maior produtor mundial desse tipo de energia é os Estados Unidos.
Resposta Questão 7
Alternativa C
As únicas centrais de produção de energia nuclear no Brasil estão localizadas no litoral do estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no município de Angra dos Reis (RJ).
Resposta Questão 8
Resposta Questão 9
Alternativa B
A usina nuclear, apesar da produção de resíduos radioativos, gera um tipo limpo e sustentável de energia, sendo inclusive apontada como uma alternativa para a diminuição do volume de emissões de gases que provocam o aquecimento global.
Resposta Questão 10
Alternativa B
O domínio da tecnologia nuclear envolve questões sensíveis, especialmente a possibilidade de produção de armas nucleares, que têm grande poder destrutivo.
Resposta Questão 11
Alternativa B
O lixo atômico, rejeito gerado pelas usinas nucleares, é o principal impacto ambiental ocasionado por esse tipo de produção de energia, principalmente pela dificuldade do seu tratamento e descarte adequado.
Resposta Questão 12
Alternativa D
O principal impacto ambiental gerado pela produção de energia nuclear é a produção do lixo radiativo. Esse tipo de energia não produz gases poluentes que provocam o efeito estufa.