Questão 1
(UPE) Leia a frase a seguir:
Mesmo um pequeno aumento na temperatura da superfície oceânica pode transformar mais perturbações tropicais em furacões, além de tornar uma tempestade já em andamento mais intensa e aumentar sua precipitação.
Sobre essa frase, analise as afirmativas a seguir.
I. Ela está incorretamente formulada, pois os furacões independem da temperatura da superfície marinha.
II. Ela está incorreta, pois uma perturbação tropical não pode evoluir para um furacão, exceto no hemisfério meridional.
III. Ela está correta, pois os ciclones ou furacões tropicais são fortemente influenciados pelas temperaturas da superfície oceânica.
IV. Ela está correta, porque o fato nela descrito aplica-se, plenamente, à faixa tropical atlântica do Hemisfério Norte.
V. Se realmente ocorrer o aquecimento global, poderá acontecer um agravamento da intensidade dos ciclones tropicais, logo a frase está correta.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) III e V.
c) III, IV e V.
d) II.
e) III.
Questão 2
(Centro Universitário da FEI- Adaptado)
No final de agosto de 2005, o furacão Katrina inundou grandes áreas da Louisiana, Mississipi e Alabama, causando a morte de cerca de duas mil pessoas e deixando centenas de milhares de desabrigados, sobretudo em Nova Orleans.
Em 2011, o furacão Irene atingiu a costa leste americana e chegou a ameaçar o sistema de barragens da parte baixa de Manhattan, onde se localiza o distrito financeiro de Wall Street.
Entre as características comuns aos furacões, assinale a alternativa correta:
a) formam-se geralmente nas regiões frias da terra e deslocam-se em direção ao Equador.
b) são fenômenos provocados por duas ou mais tempestades tropicais em zonas de alta pressão.
c)são anticiclones que se formam, geralmente, em áreas do oceano com águas quentes, onde predomina o clima tropical ou equatorial.
d) são fenômenos atmosféricos em que os ventos giram seguindo um padrão circular, tendo no centro uma área de alta pressão.
e) forma-se no hemisfério sul a partir de ventos que giram em sentido horário e no hemisfério norte, no sentido anti-horário.
Questão 3
Sobre os ciclones, assinale a alternativa incorreta.
a) Ciclone, para muitos meteorologistas, é uma forma genérica de denominar tempestades tropicais, como os furacões, tornados e tufões.
b) Tornado é um fenômeno meteorológico que forma-se em águas oceânicas, com o aspecto de um funil giratório, com pouco poder destrutivo.
c) Furacão é uma tempestade tropical com ventos que ultrapassam 119 km/h.
d) Quando uma tempestade tropical acontece na porção oeste do Oceano Pacífico, é chamada de tufão.
Questão 4
Faça a correspondência entre as colunas:
1. Ciclones tropicais
2. Ciclones extratropicais
3. Ciclones subtropicais
I.( ) São centros de baixa pressão formados entre os trópicos cujo centro apresenta temperatura mais elevada que a atmosfera ao seu redor. Sua formação está associada a uma frente fria.
II.( ) São centros de baixa pressão que se formam fora dos trópicos, associados a ação de uma frente fria com uma frente quente.
III.( ) São centros de baixa pressão que formam-se em torno dos trópicos e não está associado a uma frente fria.
Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta:
a) 3,1,2
b) 3,2,1
c) 2,1,3
d) 2,3,1
Resposta Questão 1
LETRA C
As alternativas I e II estão incorretas, visto que a frase apresenta informações válidas. A temperatura dos oceanos é imprescindível para a formação de um furacão. Quando uma massa de ar giratória desloca-se pelo oceano e encontra condições favoráveis para alimentá-la, essa perturbação pode sim evoluir para um ciclone, ou seja, um furacão.
Resposta Questão 2
LETRA E
Os furacões são formados em regiões cujas temperaturas oceânicas encontram-se acima de 26°C, portanto, regiões mais quentes. São caracterizados por corresponderem a zonas de baixa pressão. Não são chamados de anticiclones, visto que esses são formados em regiões de alta pressão. Portanto, são considerados ciclones.
Resposta Questão 3
LETRA B
Tornado é um fenômeno meteorológico tipicamente continental.