Questão 1
Quais dos países, entre os listados abaixo, não fazem parte da América Latina?
A) Canadá e Estados Unidos
B) Canadá e Argentina
C) Brasil e México
D) Argentina e Paraguai
E) Estados Unidos e México
Questão 2
A localização da América Latina resulta do fato de que essa região é cortada pelas seguintes linhas imaginárias:
A) Linha do Equador, Trópico de Câncer e Círculo Polar Ártico.
B) Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Linha do Equador.
C) Meridiano de Greenwich, Linha do Equador e Círculo Polar Ártico.
D) Círculo Polar Antártico, Círculo Polar Ártico e Linha do Equador.
E) Linha do Equador, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Ártico.
Questão 3
Quais os oceanos que banham, respectivamente, as costas leste e oeste da América Latina:
A) Índico e Pacífico
B) Pacífico e Caribe
C) Mediterrâneo e Atlântico
D) Atlântico e Pacífico
E) Índico e Atlântico
Questão 4
Qual o país que apresenta a maior população absoluta da América Latina?
A) Brasil
B) México
C) Colômbia
D) Uruguai
E) Peru
Questão 5
Aponte um aspecto característico da sociedade da América Latina:
A) alta renda por indivíduo.
B) ampla igualdade de gênero.
C) baixa taxa de natalidade.
D) baixa taxa de emigração.
E) elevada desigualdade social.
Questão 6
Indique uma característica econômica presente nos países da América Latina:
A) produção agropecuária.
B) importação de alimentos diversos.
C) exportação de máquinas e equipamentos.
D) desenvolvimento de artigos bélicos.
E) fabricação de bens de alta tecnologia.
Questão 7
Os países latino-americanos classificados como emergentes, ou seja, em vias de desenvolvimento, são:
A) Argentina, Brasil e México.
B) Brasil, Estados Unidos e Chile.
C) Brasil, Argentina e Guiana.
D) Haiti, Estados Unidos e Canadá.
E) Colômbia, Chile e México.
Questão 8
Entre os países latino-americanos listados abaixo, indique aquele em que predomina uma forma autoritária de poder:
A) Brasil
B) Uruguai
C) Cuba
D) Argentina
E) Chile
Questão 9
(UEPB) Desde o final da década de 90 (séc. XX), a América Latina vem mostrando uma tendência nacionalista e de esquerda, o que em parte se explica
A) pela política beligerante do governo Bush, que foi colecionando opositores em todo o mundo, a exemplo de Hugo Chávez na Venezuela e Mahmoud Ahmadinejad no Irã.
B) pela liderança que Hugo Chávez passou a ter em toda a América Latina, influenciando no resultado das eleições na Bolívia, no Equador, no Brasil, na Argentina, no Chile, no Uruguai e na Nicarágua.
C) pela ineficiência das políticas neoliberais em resolver os problemas econômicos e sociais dos países dessa região das Américas.
D) pela perda de influência dos Estados Unidos na região, que, ao se dedicar à “guerra contra o terror” no Oriente Médio, passou a dar pouca atenção à América Latina.
E) pelo caráter populista dos governos de esquerda, que, ao proporem um Estado mínimo, com as privatizações de empresas públicas, priorizaram setores básicos como saúde e educação, conquistando os votos das camadas mais pobres.
Questão 10
(Udesc) Assinale a alternativa que apresenta os dois países da América Latina que não têm fronteira com o mar.
A) Paraguai e Colômbia
B) Equador e Peru
C) Venezuela e Uruguai
D) Bolívia e Paraguai
E) Uruguai e Equador
Questão 11
(USP)
Há dois lados na divisão internacional do trabalho [DIT]; um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal. Continua existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo-os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os.
Eduardo Galeano. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Adaptado.
Sobre a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), no que diz respeito à mineração na América Latina, é correto afirmar:
A) O México é o país com maior produção de carvão, cuja exportação é controlada por capital canadense. Para tal situação, o padrão de dominação Norte/Sul na DIT, mencionado pelo autor, é praticado no mesmo continente.
B) A Colômbia ocupa o primeiro lugar na produção mundial de manganês, por meio de empresas privatizadas nos dois últimos governos bolivarianos, o que realça sua posição no cenário econômico internacional, rompendo a dominação Norte/Sul.
C) O Chile destaca se pela extração de cobre, principalmente na sua porção centro-norte, que é, em parte, explorado por empresas transnacionais, o que reitera o padrão da DIT mencionado pelo autor.
D) A Bolívia destaca-se como um dos maiores produtores de ferro da América Latina, e, recentemente, o controle de sua produção passou a ser feito por Conselhos Indígenas. Essa autonomia do País permitiu o rompimento da dominação estadunidense.
E) O Uruguai é o principal produtor mundial de prata, e o controle de sua extração é feito por empresas transnacionais. Nesse caso, mantém-se o padrão da inserção do país na DIT mencionada pelo autor.
Questão 12
(IFTO) O mais importante bloco econômico da América Latina, integrando a economia de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela como participantes efetivos, é denominado:
A) Mercosul
B) União Europeia
C) Nafta
D) Unasul
E) OCDE
Resposta Questão 1
Alternativa A
O Canadá e os Estados Unidos são os únicos países da América que não são integrantes da América Latina, mas sim da América Anglo-Saxônica.
Resposta Questão 2
Alternativa B
A localização da América Latina, em uma zona latitudinal mais central do espaço mundial, resulta do fato de que essa região é cortada pelas seguintes linhas imaginárias: Trópicos de Câncer e de Capricórnio e Linha do Equador.
Resposta Questão 3
Alternativa D
O oceano Atlântico banha toda a costa leste e o oceano Pacífico ocupa todo o litoral da costa oeste de América Latina.
Resposta Questão 4
Alternativa A
O Brasil, com uma população superior a 200 milhões de habitantes, é o país mais populoso entre as nações latino-americanas.
Resposta Questão 5
Alternativa E
Socialmente, a América Latina é caracterizada pelo elevado nível de desigualdade social presente nos países que a compõem.
Resposta Questão 6
Alternativa A
A produção de bens primários, como os agropecuários, é uma das principais características da realidade econômica da América Latina.
Resposta Questão 7
Alternativa A
A Argentina, o Brasil e o México, em razão especialmente do parque industrial mais desenvolvido e da economia mais internacionalizada, são considerados os países emergentes da América Latina.
Resposta Questão 8
Alternativa C
O país latino-americano Cuba é um exemplo de nação com forma autoritária de poder, ou seja, não é classificado como uma democracia.
Resposta Questão 9
Alternativa C
As políticas neoliberais implantadas em diversos países da América Latina não foram capazes de promover o desenvolvimento dessa região e diminuir a desigualdade social local.
Resposta Questão 10
Resposta Questão 11
Alternativa C
O Chile é exemplo de país latino-americano que tem sua economia direcionada para o setor primário por meio da extração de cobre, praticamente exportado em sua totalidade para nações mais industrializadas.