Questão 1
Quais são os três estados que formam a região Sul do Brasil?
A) Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Norte.
B) Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
C) São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
D) Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
E) São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Questão 2
Qual o tipo climático típico da região Sul do Brasil?
A) Equatorial
B) Tropical
C) Semiárido
D) Subtropical
E) Subpolar
Questão 3
Assinale a alternativa que apresenta duas formações vegetais típicas da região Sul:
A) caatinga e cocais
B) araucárias e cocais
C) araucárias e pampas
D) cerrado e araucárias
E) pantanal e pampas
Questão 4
Quais são as três principais regiões hidrográficas da porção Sul brasileira?
A) Paraná, Paraguai e Uruguai.
B) Paraíba do Sul, Paraná e Tietê.
C) Paraná, Paraguai e Tietê.
D) São Francisco, Paraná e Prata.
E) Paraná, Paraguai e Araguaia.
Questão 5
A região Sul possui um grande potencial de aproveitamento hidrelétrico. Um exemplo de usina hidrelétrica localizada nessa região é:
A) Ilha Solteira
B) Itaipu
C) Xingu
D) Furnas
E) Paulo Afonso
Questão 6
Qual a cidade mais populosa da região Sul do Brasil?
A) Porto Alegre
B) Curitiba
C) Blumenau
D) Joinville
E) Florianópolis
Questão 7
Indique um bem primário de grande produção e importância econômica da região Sul brasileira:
A) carvão mineral
B) petróleo
C) gás natural
D) castanha
E) bagaço de cana
Questão 8
A região Sul possui, historica e culturalmente, forte influência de imigrantes de origem
A) africana.
B) europeia.
C) coreana.
D) japonesa.
E) americana.
Questão 9
(UPE) As mudanças nas condições meteorológicas, observadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, estão geralmente associadas à passagem, formação ou intensificação de frentes frias. É correto afirmar que esse tipo de sistema atmosférico resulta do/a
A) contato de ciclones extratropicais com o ar seco tropical.
B) penetração de massas de ar equatoriais sob massas de ar tropicais e tépidas.
C) confronto entre massas de ar polar com massas de ar tropical.
E) recuo do ar polar em face do avanço do ar tépido tropical.
E) avanço de vórtices ciclônicos de baixos níveis sob o ar polar de elevados níveis altimétricos.
Questão 10
(IFRR) Muitos são os fatores que definem os diferentes tipos de clima no planeta Terra. E o clima subtropical, encontrado em áreas de médias latitudes, está presente em diversas regiões, especificamente: no sul da América do Norte; em áreas do centro, norte e sul do continente africano; na Austrália; no sudeste da China; na península Arábica; e no norte da Índia. No Brasil, o clima subtropical está presente na região metropolitana de São Paulo, no Vale do Ribeira, em Campinas, no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. O que há em comum nessas regiões é devido a elas apresentarem as seguintes características climatológicas:
A) no inverno, que costuma ser curto, a temperatura média anual fica em torno de 10 °C, enquanto que, no verão, fica em torno de 15 °C. Há uma variação de temperaturas expressivas, ou seja, uma baixa amplitude térmica em boa parte do ano.
B) o índice pluviométrico mensal registrado fica entre 80 e 700 milímetros. É um índice considerado bastante elevado, principalmente na primavera, a estação mais quente.
C) com ocorrência de geadas durante a estação do outono, principalmente em áreas de planícies aluviais, apresentando um verão mais longo.
D) o verão costuma ser curto, porém com temperaturas elevadas. Já o inverno é bastante rigoroso, com baixas temperaturas e alta amplitude térmica anual.
E) a umidade relativa do ar anual fica entre 20% e 30%, com chuvas mal distribuídas no ano, o que acarreta em estações mal definidas, com uma primavera mais quente e o outono mais frio.
Questão 11
(UERR) Tipo de energia considerada renovável e limpa, muito utilizada no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, graças à extensa malha fluvial. Possui algumas restrições, principalmente devido à área inundada pela barragem. A energia a que o texto se refere é:
A) nuclear
B) geotérmica
C) solar
D) hidrelétrica
E) eólica
Questão 12
(Cásper Líbero)
“O desenvolvimento da primeira metade do século XX apresenta-se basicamente como um processo de articulação das distintas regiões do país [o Brasil] em um sistema com um mínimo de integração. O rápido crescimento da economia cafeeira – durante o meio século compreendido entre 1880 e 1930 – se, por um lado, criou fortes discrepâncias regionais de níveis de renda per capita, por outro, dotou o Brasil de um sólido núcleo em torno do qual as demais regiões tiveram necessariamente de articular-se. Esse processo de articulação começou, conforme já indicamos, com a região sul do país.”
Celso Furtado. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1986.
Considerando o texto acima e os desenvolvimentos posteriores do tema nele tratado, pode-se afirmar que o Brasil atual:
A) acentuou a preponderância econômica e cultural dos estados do Sul, em um arranjo federativo no qual estes gozam de vantagens em termos de representação política.
B) dista por completo daquele configurado até a década de 1930, graças às bem-sucedidas políticas de desenvolvimento socioeconômico dos estados do Norte iniciadas no governo Lula.
C) guarda ainda heranças da questão regional, tal qual definida até a década de 1930, com considerável preponderância econômica e demográfica dos estados do Sul.
D) inverteu praticamente os vetores da questão regional anteriormente existente, com preponderância política – mas ainda não econômica – dos polos emergentes situados no Norte.
E) não pode ser comparado com o descrito no texto, já que, àquele tempo, a república era controlada por oligarquias regionais do Sul, que impunham vantagens econômicas a seus estados.
Resposta Questão 1
Alternativa D
A região Sul do Brasil é formada por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Resposta Questão 2
Alternativa D
O tipo climático predominante na porção Sul do território brasileiro é o subtropical, caracterizado pela recorrência de chuvas e por temperaturas amenas.
Resposta Questão 3
Resposta Questão 4
Alternativa A
A região Sul possui três grandes regiões hidrográficas, com vasta importância econômica e ambiental em nível subcontinental. São elas: Paraná, Paraguai e Uruguai.
Resposta Questão 5
Alternativa B
A Usina de Itaipu, considerada a maior do Brasil e uma das maiores do mundo, está situada no estado do Paraná, mais precisamente no rio Paraná.
Resposta Questão 6
Alternativa B
A cidade de Curitiba, situada no estado do Paraná e que possui cerca de 1,9 milhão de habitantes, é o município com maior população absoluta da região Sul do Brasil.
Resposta Questão 7
Alternativa A
A região Sul possui forte tradição na exploração de carvão mineral, recurso energético que tem ampla importância econômica, especialmente para pequenos municípios dessa região brasileira.
Resposta Questão 8
Alternativa B
O Sul do Brasil foi colonizado especialmente por populações europeias, como alemães e italianos, que contribuíram ativamente para a construção histórica e econômica dessa região brasileira.
Resposta Questão 9
Alternativa C
As frentes frias, um fenômeno climático típico da porção Sul brasileira, são formadas pelo contato entre massas de ar de origem polar e as de origem tropical.
Resposta Questão 10
Resposta Questão 11
Alternativa D
A região Sul do Brasil possui grande potencial em termos de geração hidrelétrica, com a presença de rios de planalto, favoráveis para a produção desse tipo de energia.
Resposta Questão 12
Alternativa C
A formação regional do Brasil ainda guarda grande dependência da porção Sul do país, que possui vasta importância em termos econômicos e demográficos.